As principais novidades reveladas na abertura da Google I/O 2016



Assistente Google


Trata-se do assistente Google. Este assistente é de conversação já que permite um diálogo contínuo entre o utilizador e o Google; a partir do qual compreende o mundo dos utilizadores e os ajuda a realizarem tarefas. Torna mais fácil a compra de bilhetes de cinema enquanto o utilizador se desloca, encontra facilmente o restaurante perfeito para a sua família comer uma refeição rápida antes do filme começar e ajuda o utilizador a dirigir-se à sala de cinema.
O assistente funciona em todo o tipo de dispositivos e contextos para que o utilizador possa usufruir desta experiência independentemente do local ou contexto onde se encontra. O assistente Google foi construído tendo por base de anos a interpretar e a entender as perguntas de utilizadores Google.








Google Home


Trata-se de um equipamento activado por voz que leva o assistente Google para qualquer divisão da casa. Permite ao utilizador desfrutar do entretenimento, gerir as tarefas diárias e obter respostas do Google - tudo através de conversação com o aparelho. Com um simples comando de voz, o utilizador pode pedir ao Google Home que ponha uma música, para programar o forno para uma determinada hora, verificar o status do voo ou mesmo até pedir para ligar as luzes. O Google Home foi desenvolvido para se enquadrar na casa do utilizador e tem bases personalizáveis e com cores e materiais diferentes. O Google Home será lançado nos próximos meses


Allo e Duo


Allo é uma nova aplicação que vem completar o assistente Google, para que o utilizador possa interagir com o equipamento directamente a partir do chat, seja individualmente ou com amigos. Pelo facto do assistente perceber o mundo do utilizador, o mesmo pode pedir a agenda das suas tarefas diárias ou as fotos da ultima viagem. Caso o utilizador esteja a planear um jantar com amigos, pode também pedir ao assistente que sugira alguns restaurantes das redondezas - tudo no mesmo chat. 


Allo inclui também a funcionalidade de Resposta Rápida (Smart Reply) que sugere respostas a mensagens, tendo em conta o contexto e inclui opções para tornar o chat mais expressivo com emojis, stickers e fotos criativas. Também existe um modo incógnito que permite a encriptação end-to-end, notificações discretas e mensagens que expiram.

Duo é uma aplicação para chamadas de vídeo. Com a Duo, o objectivo é tornar as chamadas de vídeo mais rápidas e fiáveis, mesmo em ligações mais lentas. Vem com uma funcionalidade a que se deu o nome de Knock Knock que permite ao utilizador ver quem está a ligar através de vídeo mesmo antes de atender a sua chamada.
O melhor de tudo é que ambas (Allo e Duo) estão baseadas no número de telefone do utilizador, para que possa comunicar com qualquer pessoa, independentemente do sistema operativo - iOS ou Android. Ambas as aplicações estarão disponíveis já este Verão. Saiba mais aqui.

Android N, Wear, VR, e Instant Apps

Com base no Android N, criou-se uma nova plataforma de realidade virtual para dispositivos móveis denominada por  Daydream. Juntamente com os fabricantes Android, estão a trabalhar na criação de novos telefones e a partilhar projectos para tornar a experiência de Realidade Virtual realmente mais imersiva, confortável e intuitiva de utilizar. As suas aplicações e jogos preferidos, bem como as aplicações da Google mais populares estarão também disponíveis na Daydream, incluindo o YouTube, StreetView, Play Movies, Google Photos e Google Play Store. Mais informação no próximo Outono. 


Também melhoraram o Android Wear 2.0 ao incluir uma experiência de utilização renovada e aplicações independentes que funcionam no relógio independentemente da localização do telefone do utilizador ou até mesmo se o telefone está ou não desligado.
Finalmente, apresentaram Android Instant Apps - que permite ao utilizador usar, instantaneamente, as aplicações Android sem necessidade de as instalar.

0 Comments: