Análise: Powerbank BlitzWolf BW-P2 3350mAh

Aqui está a análise do powerbank mais pequeno que testei até ao momento. Pode-se pensar que não dá muito jeito por só ter 3350mAh, no entanto pelo tamanho pequeno é bem prático para levarmos para qualquer lado e dar uma carga extra a quase qualquer smartphone, ou qualquer outro aparelho que carregue com 5V.

Unboxing


Temos então o powerbank que é pouco maior que um isqueiro, vamos ter na parte da frente um microUSB para carregar o powerbank e um USB 1A para carregar o vosso dispositivo. Na parte da frente temos indicação da marca, botão para ligar o powerbank e 4 leds indicadores da bateria (25-50-75-100%).
Na parte de baixo vamos ter as especificações técnicas do powerbank.
Adicionalmente temos um cabo USB - microUSB para carregar o aparelho e um pequeno manual de instruções



Testes realizados



Para os testes utilizei um raspberry pi 2 com um dongle wifi, e um pequeno script para registar de minuto a minuto no cartão. Dessa forma sabendo o primeiro e último momento do log, pode-se saber quanto tempo o powerbank conseguiu manter o raspberry pi ligado.
Assim o powerbank manteve o raspberry pi ligado durante 6,07 horas. Como a utilização do raspberry rondou os 1,5W vamos ter 9,11 Watts hora, se dividirmos pela voltagem nominal (3,7V) vamos obter 2462 mAh, significa que se consegue utilizar 73% da carga anunciada.
Quanto ao carregamento do powerbank em si, precisamos de cerca de 2 horas para voltamos a ter a 100%.
Em termos de utilização, para carregar algum aparelho é preciso ativar carregando no botão de power.

Conclusão


Como indiquei em cima este powerbank parece-me mesmo indicado para pequenos projetos DIY relacionados com domótica, arduino, raspberry pi, etc. Já que por 10€ arranjamos uma solução para manter um aparelho do género do raspberry pi durante umas 6 horas.
Além de que é mais que suficiente para andar em qualquer lado para quando é preciso dar uma carga extra ao telemóvel.

Onde comprar: Banggood (custa cerca de 10€)

2 comentários:

  1. Ando de olho neste, o que achas?
    http://m.banggood.com/PINENG-PN-963-10000mAh-DC5V-2_1A-Dual-Output-Power-Bank-for-Samsung-Xiaomi-p-1017459.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Bruno, parece ser uma solução interessante. Gostei de ter visor LCD, em vez de mostrar por percentagens certas como neste analisado (25-50-75-100%), deve mostrar mesmo a carga que ainda tem.
      Num de Powerbank de 10A, podes contar que dê pelo menos para 4 cargas completas de smarphone que tenha bateria entre 2500-3000 mAh.

      Eliminar