Análise: Powerbank Dodocool 12000 mAh

Há pouco tempo falei de um powerbank pequeno, hoje vou falar de um powerbank com um tamanho maior e também com muita mais potência. É um powerbank que já serve para dar 4-5 cargas a um smartphone.


Unboxing


O powerbank vem numa caixa de cartão reciclado, dentro da caixa vamos encontrar o powerbank, um cabo microUSB -> USB e uma folha com as especificações.

O powerbank é relativamente discreto, por comparação é um pouco maior que um disco de 2.5'', vamos ter em cima 4 leds indicando o estado da bateria (25-50-75-100%), e do lado vamos ter o botão para o ligar (não se liga sozinho ao ligar algum aparelho para carregar, mas desliga-se se não estiver a carregar nada), na parte da frente vamos ter duas portas USB, uma de 2.1A e outra de 1A, e vamos ter a porta microUSB de 1A para o carregarmos.
Na parte de baixo vamos ter todas as informações deste powerbank.





Testes Realizados


Para os testes (como sempre) utilizei um raspberry pi 2 com um dongle wifi, e um pequeno script para registar de minuto a minuto no cartão. Assim o powerbank manteve o raspberry pi ligado durante 24,13 horas. Como a utilização do raspberry rondou os 1,5W vamos ter 36,20 Watts hora, se dividirmos pela voltagem nominal (3,7V) vamos obter 9784 mAh, significa que se consegue utilizar 82% da carga anunciada.
Quanto ao carregamento do powerbank em si, precisamos de cerca de 18 horas para voltamos a ter a 100%, será aqui o maior aspecto negativo, um powerbank com tantos mAh precisava de se carregar mais rapidamente. De qualquer forma colocando a carregar ao fim do dia, no dia seguinte estará pronto para ser utilizado na totalidade.
Em termos de utilização, para carregar algum aparelho é preciso ativar carregando no botão de power.


Especificações



Conclusão


Com uma eficiência a cima de 80% é um dado bastante positivo, já que se consegue quase retirar 10000 mAh dos 12000 anunciados. Como seria de esperar nunca se consegue ter os valores anunciados em nenhum powerbank.
O único aspecto negativo será o tempo que demora a carregar de novo, mas tendo isso em conta, já se sabe que se deve carregar com tempo quando o precisamos de levar para algum lado e assim carregarmos os nossos dispositivos sem problema e como temos duas entradas USB, podemos carregar dois aparelhos ao mesmo tempo. Dos powerbanks testados até ao momento é o segundo mais potente.


Onde Comprar: Tomtop (cerca de 15€) - Escolhi armazém Espanhol e chegou muito rápido não existindo assim problemas de alfandega.

0 Comments: