Análise: Repetidor Devolo Wifi AC

Hoje vou apresentar uma solução interessante para quem tem locais da casa onde o wifi não chega com a mesma força, e colocando um repetidor destes a meio caminho pode resolver esse tipo de problema.
Situação muito comum com boxes android que não tem uma antena muito potente (como exemplo a algo que testo regularmente aqui pela AMCD).
É um equipamento bastante simples, basta ligar, seguir os passos de configuração e está pronto a ser utilizado.

Unboxing


Em relação ao aparelho é bastante pequeno e temos na parte da frente o botão WPS assim como um indicador de 5 leds para nos mostrar a potencia do sinal que chega ao repetidor.
Por baixo tem uma ethernet gigabit.
Como sempre, vem acompanhado com manual de instruções.



Testes


Os testes foram feitos numa casa em que na mesma divisão do router consegue-se cerca de 58Mb/s de download e 8Mb/s de Upload.


Em termos de configuração o router está na sala de estar, a casa tem o piso térreo, primeiro andar e segundo andar. No piso térreo onde está o router não há grandes problemas de wifi, no primeiro andar o wifi é bastante fraco, e no segundo piso nem chega wifi.
Mesmo sabendo que para este tipo de problema a melhor solução é sempre powerline, por ser entre pisos diferentes, resolvi testar a capacidade deste repeater.
Dessa forma o repetidor foi colocado no quarto logo a cima do router onde se obtinha o sinal mais forte, no local onde conseguia apanhar um sinal forte em média com 26Mb/s de download e 8Mb/s.


No quarto adjacente sem repetidor:

Ligando o repetidor:

Noutro quarto não chegava wifi sem repetidor, resultado ligando-o:

Passando para o segundo piso, sem repetidor o wifi também não chegava, ligando-o:
Nesta situação já não é tão bom, no entanto estamos a passar o wifi para uma divisão acima onde nem wifi chegava, mesmo não sendo ideal o router por si consegue fazer mais do que esperado.

Como se pode ver dos testes, o repetidor não tem grande perda tendo em conta a qualidade de sinal, e consegue transmitir quase velocidades idênticas. O que é bastante positivo para os testes.

Video Adicional





Conclusão


Acaba por ser uma solução simples e fácil de configurar e utilizar e alarga a cobertura wifi na casa.
Resulta para alargar o sinal no mesmo piso, apesar de poder dar para outros pisos, no entanto para enviar o sinal verticalmente (do primeiro para o segundo piso), soluções de powerline serão muito mais eficazes.
Fiquei bastante satisfeito com os resultados numa casa que quase não tinha wifi no piso superior, é um aparelho a ter em conta para melhorar o wifi.

Mais informação: Devolo (Em revendedores oficiais em média o custo deste aparelho é de cerca de 60€)

2 comentários:

  1. Eu tinha o mesmo problema e adquiri um TP-Link (WA854RE). Aquilo custou-me cerca de 25€ e limita-se a fazer mesmo isso: repetir o sinal de wifi que chega do router. No meu caso o problema era o mesmo: casa com vários andares, o sinal tem muita dificuldade em atravessar paredes e tetos. E ficou mais do que resolvido, com uma pequena excepção: uso um raspberry pi no andar de cima, com KODI, e o mesmo não se conseguia ligar automaticamente ao repetidor. Solução: instalei no repetidor o dd-wrt (passei a ter muitas outras opções que o firmware original não fornecia) e deixei de ter problemas. Nunca testei a velocidade pré dd-wrt mas no pós dd-wrt é exactamente igual ligando por cabo ao router ou via repetidor (tudo bem, estou a usar uma ligação ADSL com cerca de 16Mb de download... mal seria se o material não me conseguisse ao menos fornecer isso).
    Devolo: é caro e faz exatamente o mesmo.
    Outra nota: não encontrei suporte dd-wrt (ou open-wrt) para os DEVOLO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para este modelo penso que não exista, apenas para o modelo wifi anterior da devolo.

      Eliminar