Garmin reforça que a segurança na estrada deve ser a maior prioridade



Os equipamentos GPS da série Drive™ podem ajudar os condutores e as viaturas através das múltiplas funcionalidades que vão garantir que os utilizadores chegam ao seu destino da forma mais relaxada e segura possível. A Garmin oferece uma série de conselhos centrados na segurança e nas novas opções e funcionalidades que integram os distintos modelos da família de equipamentos Drive.

Faça uma revisão à viatura antes de uma viagem


A verificação do estado do motor, dos pneus e dos travões é extremamente importante para garantir um nível de segurança extra numa viagem. Assegurar que os pneus têm a pressão correta ou controlar o desgaste das pastilhas de travões são elementos fundamentais que não devem ser descurados antes de uma viagem no verão. É por isto que as revisões são muito importantes antes de uma grande deslocação.

Faça paragens regulares 

É muito comum no verão fazermos centenas de quilómetros seguidos sem uma única paragem, especialmente se o destino for longe do local onde vivemos. Apesar de todos sabermos a importância do descanso para quem está a conduzir, a verdade é que muitas vezes nos esquecemos de parar. Os novos modelos Drive têm um indicador de fadiga que inclusive sugere possíveis horários e áreas de descanso para que possa tomar um café, comer alguma coisa ou apenas esticar as pernas depois de algumas horas de condução.

Controle sempre a distância de segurança 

Uma das regras principais na condução diz que devemos manter sempre uma distância de segurança do carro da frente, para garantirmos uma travagem eficaz e adequada em caso de necessidade. Esta é uma regra muito falada no inverno, sobretudo devido ao piso molhado, mas a verdade é que deve estar sempre presente todo o ano. Graças ao sistema de alerta de colisão frontal integrado nos dispositivos DriveAssist™, o condutor recebe um aviso visual e sonoro sempre que se aproxima demasiado do veículo da frente, sempre que a viatura está a sair da faixa, quando existe um desvio ou mesmo quando o carro da frente arranca.

Evite distrações 

Para se manter devidamente concentrado na condução e na estrada, o condutor deve evitar qualquer tipo de manipulação de objetos e dispositivos. Isto é algo que os modelos com cartografia da Europa, integrados nesta família de produtos, ajudam a cumprir, pelo facto de estarem dotados de um sistema de reconhecimento de voz muito avançado que permite controlar não só o equipamento de uma forma segura, como também reconhecer comandos de voz exclusivos do utilizador sem que tenha de retirar as mãos do volante. Por sua vez, o telemóvel é atualmente uma das principais distrações na estrada. Ouvir uma mensagem de voz do Whatsapp, atender uma chamada, escrever ou ler um SMS são comportamentos de risco. Para evitar estas situações, os modelos DriveSmart™, DriveAssist™ e DriveLuxe™ são compatíveis com a aplicação SmartphoneLink e têm a capacidade de receber notificações inteligentes no seu ecrã. Desta forma, o condutor poderá ver quem o está a contactar ou que mensagem foi enviada sem nunca tirar os olhos da estrada.

Antecipe o desconhecido 

Porque nem sempre conhecemos as estradas ou mesmo as cidades por onde circulamos, é importante estarmos informados acerca de uma série de tópicos. Um GPS ajuda-nos a poupar tempo, a circular pelas estradas corretas, a evitar desvios e locais menos aconselháveis, entre outros aspetos. Todos os modelos Drive™ incluem alertas de segurança que são ativados perante múltiplos elementos que podem desencadear uma situação imprevista: curvas perigosas, passagens de nível, alterações de velocidade, retenções de circulação, circulação de animais, aproximação de zonas escolares, etc. Além disto, se sem saber o condutor circular numa zona em sentido contrário, ou numa estrada de sentido único, o equipamento irá emitir um alerta que corrige a direção.

As vantagens de uma informação sempre atualizada 

Conhecer o estado do trânsito ou o estado do tempo numa cidade dá-nos informações valiosas que nos permitem adotar comportamentos mais seguros na estrada. Para ter acesso a estes dados, nomeadamente de radares ou alertas de operações stop com uma precisão de 20 metros, ou mesmo de rotas alternativas, os equipamentos GPS da linha Drive™ são compatíveis com a aplicação Smartphone Link (via Bluetooth). Desta forma, e graças a esta informação, o utilizador pode passar a informação diretamente do smartphone para GPS.

Testemunha em caso de acidente 

Apesar de pormos em prática todas as precauções, na estrada não circulamos sozinhos. Basta um descuido por parte de outros condutores para haver um acidente. Nestas situações, toda a ajuda é bem-vinda. Os modelos DriveAssist™ integram uma câmara que funciona como “testemunha ocular”. O equipamento grava permanentemente todo o trajeto e, em caso de colisão, grava automaticamente os ficheiros com a informação do impacto. O GPS regista o local e o momento do acontecimento. O condutor pode ajustar o ângulo da câmara para garantir uma gravação de todo o ambiente, uma vez que o Garmin DriveAssist™ pode ser facilmente colocado no para-brisas ou no painel dianteiro. Este equipamento permite ainda a captura de fotos, podendo ser retirado de dento da viatura para fotografar os pormenores do acidente no exterior. A câmara possui um cartão microSD™ de 4 GB para armazenar todo o material.

Mapas sempre atualizados 

Por último, mas não menos importante, é essencial manter sempre os seus mapas atualizados, e o mais detalhados possível. Os modelos Garmin Drive™ oferecem cartografia da Europa do Sul, Europa Ocidental ou Europa e atualizações vitalícias dos mapas e tráfego (de acordo com a versão e modelo).

Prepare a sua viagem com cuidado e garanta uma condução confortável e cuidada. A Garmin vai de viagem consigo e usa a sua experiência e toda a inovação integrada nos seus produtos de navegação para ajudá-lo a ter as melhores férias da sua vida.

0 comentários: