Análise: Pen USB Transcend Jetflash 340

Aqui estou com mais uma análise, e desta vez de uma Pen USB da Transcend. Com a particularidade de ter ligação USB e microUSB para facilmente transferir-se ficheiros entre PC e tablet/telemóvel.



Apresentação





Temos assim uma pen pequena, com local para colocar uma fita e levar a mesma presa em qualquer lado.
De um lado temos entrada USB normal, e do outro, retirando a tampa podemos aceder ao microUSB para ligar ao telemóvel. A pen tem indicação da marca assim como capacidade.

Benchmarks


Foi utilizado o CrystalDiskMark 5.1.0 para os testes, com 2 testes seguidos a gravar um ficheiro de 500MB.

Resultados ligado a USB 3.0:



Os testes foram feitos em USB 3.0, mas neste caso acaba por ser "indiferente" já que a pen USB é apenas USB 2.0. No entanto pelo resultados pode-se ver que em termos de leitura os valores andam perto dos 30MB/s e na escrita passam os 16MB/s. Por comparação com as classes de cartões microsd, podemos ver que é superior aos de classe 10.

Utilização


Basta ligar a um telemóvel com OTG e podem passar logo os ficheiros para a pen ou retirar da pen, no PC é possível utilizar de forma normal.
Adicionalmente pode-se utilizar a app "Trancend Elite" para android, para facilmente gerirem as transferencias do telemóvel para a pen.

Especificações


Tamanho: 51.6 x 17.4 x 8.2 mm
Peso: 5g
Interface: USB 2.0 (Standard A / Micro B)

Conclusão


Para uma solução relativamente barata (a versão de 32GB vende-se à volta de 15€) e prática para passar ficheiros entre o PC e o smartphone, parece-me algo bastante interessante a ter em conta.
As velocidades são aceitáveis e não se vai perder muito tempo a passar alguns arquivos.

O meu obrigado à Transcend pelo envio desta pen para testes.

Mais informação: Transcend

Onde Comprar: chip7

0 comentários: