Análise: Xiaomi Yi 2 4K (GoPro Killer?)

Depois de já ter analisado a primeira Xiaomi Yi, estou aqui para analisar o upgrade bem merecido a esta câmara de acção.


Durante as férias foi utilizada e abusada, para ver então as capacidades da mesma.




Unboxing


Dentro da caixa vamos então encontrar a Câmara Xiaomi, cabo USB, bateria de 1400 mAh e manual de instruções.
Quanto à câmara em si na parte da frente vamos ter um led de funcionamento e a lente. Por cima podemos ver o botão de energia, coluna e 2 microfones, de um dos lados temos a entrada microUSB por baixo o local para meter a bateria e cartão microSD e nas costas temos então o ecrã tátil.




Comparação com a Xiaomi Yi


Por comparação com a primeira Xiaomi, podemos ver que esta é ligeiramente mais larga e um pouco mais fina.
Perde o botão na frente e ganha o ecrã nas costas, que por consequência faz com que a bateria também passe a ser colocada por baixo. Perde é a ligação microHDMI.


Videos


De forma geral os resultados são sempre bastante satisfatórios.
De reparar que o estabilizador de imagem não funciona a 4K em termos de resoluções podemos contar com 4K / 30fps, 2.5K / 30fps, 1440P / 60fps, 1080P / 120fps, 960P / 120fps, 720P / 240fps e
WVGA / 240fps.



Fotografias


Nas fotografias temos modo de fotografia normal, temporizador, sequencias ou timelapse. O comportamento é bastante bom para este tipo de câmaras, no entanto por vezes pode-se observar que o foco não será o melhor.



Aplicação


A mesma aplicação da Xiaomi Yi está disponível para esta câmara, o que se pode revelar útil quando utilizamos a caixa estanque, já que permite controlar remotamente a câmara, visualizar e descarregar as fotografias e gravações feitas, editar as fotografias e partilha-las com os restantes utilizadores da app, funcionando como uma espécie de rede social.
Para iniciar o controlo remoto é apenas necessário activar o Wi-Fi na câmara, escolher o modelo que possuímos na app e carregar em conectar. A aplicação irá estabelecer ligação automaticamente e de seguida iniciar o controlo remoto. 

Bateria


As especificações da Xiaomi indicam que consegue 120 minutos a 4K. Claro que depois depende sempre da utilização do ecrã, do wifi e do tipo de utilização que dão (fotografias, video, resolução).
Mesmo assim pelos meus testes pode-se concluir que as indicações estão perto da realidade e em média consegui utilizar cerca de 90 minutos de vídeo entre cargas.
Nada que não se resolva com algumas baterias extra para garantir que enche primeiro o cartão do que acaba a bateria.

Características


- Sensor Sony Exmor IMX377 CMOS de 12 MP;
- Ecrã retina de 2,19 polegadas, com 330ppp;
- Bateria com capacidade de 1400 mAh e autonomia para 2 horas em gravação 4k/30fps;
- Formato de vídeo 4k a 30fps, 1080p a 120fps e 720p a 240fps;
- Conectividade Wi-Fi de 2,4 GHz e 5 GHz, Bluetooth 4.0;
- Lente grande angular de 155º.

Pontos Positivos


- Autonomia;
- Ecrã tátil;
- Estabilizador de imagem;
- 240 fps a 720p;
- Microfone.

Pontos Negativos


- Utilização em caixa estanque (não é possível controlar diretamente todas as opções, como em várias câmaras do género);
- Falta de acessórios (pode-se sempre por optar acessórios da concorrência, que são compatíveis).


Conclusão


Parece-me que esta realmente será uma candidata a ficar só atrás das GoPro que custam o dobro não tendo concorrência das restantes marcas existentes no mercado.
De qualquer forma pelo investimento será algo que devem comprar se estiverem a pensar utilizar de forma intensiva, caso contrário a primeira Xiaomi ainda poderá ser opção, já que custa cerca de 73€ (podem confirmar neste link).
Gostei bastante da utilização geral da mesma e da qualidade em especial dos vídeos.

O meu agradecimento à Gearbest pelo envio desta excelente câmara para análise.

Onde Comprar


De momento encontra-se em pré-venda na Gearbest por cerca de 227€ no seguinte link.
Ela deve começar a ser enviada a 17 de Outubro, e como sempre caso optem por comprar lá utilizem o método "Priority Line" - "Spain Express" para evitar grandes problemas com a alfandega.

0 comentários: