TBee: a box que quer reinventar a utilização da televisão

A Quidbox, uma startup tecnológica portuguesa, acaba de lançar uma box que promete reinventar a utilização da televisão nas casas de todo o mundo.



Acaba de chegar ao mercado da tecnologia a TBee, uma Tv box made in Portugal que promete revolucionar o modelo atual de utilização e interação com a televisão. Este equipamento ligado a uma tv dá-lhe a inteligência de um computador, passando a sua televisão a ter um conjunto de funcionalidades extra.

Como vem com sistema android, é possível instalar todas ou quase todas as aplicações presentes para tablets e telemóveis android.



Esta box vem já equipada com uma câmara e um comando air mouse com teclado QWERTY. No entanto, se levantar a sua mão para a box pode facilmente navegar nela por gestos. Experimente ainda falar para o comando pedindo, por exemplo, para “ver rtp1”, e vai ver a sua pesquisa rapidamente concluída.

Pode ainda emparelhar todos os seus gadgets por Bluetooh: rato, teclado, colunas e etc. A box vem ainda equipada com wi-fi e emissor infravermelhos.

Esta não pretende ser uma concorrente das boxes das operadoras, mas antes um complemento, tendo incorporada uma entrada HDMI para poder ligar a box da sua operadora. Obtém-se assim na TBee todas as funcionalidades que a box da operadora disponibiliza.

Especificações:
- RAM: 2GB DDR
- ROM: 8GB eMMc
- Camera: HD Ready
- Tamanho: 28,5 cm x 8,5 cm
- Peso: 860 g
- Conectividade: Wireless 802.11 b/g/n 2.4 GHz e Ethernet 10/100M
- Comando remoto com adaptador nano USB wireless, Air Mouse, Micro, teclado QWERTY e bateria recarregável
- Interfaces: Duas portas USB 2.0, HDMI IN, HDMI Out, IR, SD Card

Video:
- Video H.264 até 1080p, 60 fps
- Video H.265 até 4Kx2K 30 fps

Esta box foi premiada com uma menção honrosa na categoria de “Innovations Design and Engineering Awards”, na CES. A Tbee vai estar à venda online e em pontos de revenda por 174.90€.

Como sabem por cá, já muito se fala de boxes android "standard", esta parece ter algumas características interessantes que podem diferenciar em alguns pontos e realmente trazer algumas coisas interessantes.
A questão de poder ser controlada por gestos ou voz, camera integrada, assim como o "HDMI in" são características que não são tão comuns em boxes android, além de que o próprio interface gráfico deve estar optimizado para se aproveitar as funcionalidades extra da TBee.

Ainda não existem muitos mais detalhes, já que a TBee foi lançada hoje na IFA. Mas aqui na AMCD vamos tentar trazer assim que possível mais detalhes, já que projetos Portugueses devem ser divulgados e deve-se dar os parabéns por tentarem destacar-se neste mercado que já se sabe que tem muita concorrência.

O que acham deste tipo de solução?

Mais detalhes: www.tbee.com (o site ainda deve andar em remodelações, mas já se pode encontrar muita informação sobre a TBee).

8 comentários:

  1. Acho que tens de arranjar duas boxes... Uma para ti... e outra para mim!
    Fiquei curioso!

    ResponderEliminar
  2. 2 de RAM e 8 de ROM... novidade??? Que traz melhor?? SO modificado mais nada e querem tanto dinheiro... Desculpem mas axo uma tristeza...

    ResponderEliminar
  3. Que Cpu/Gpu têm?? Existem no mercado tvboxs neste preço, que têm boas benchs (Cpus/firmwares estáveis)apenas têm a mais LAN 1000.Esta têm incorporada a APP do Wii, e as Apps de comando de voz. CPU/GPU/LAN/WiFi se forem superiores, já valerá a pena.
    A ver vamos.

    ResponderEliminar
  4. Que Cpu/Gpu têm?? Existem no mercado tvboxs neste preço, que têm boas benchs (Cpus/firmwares estáveis)apenas têm a mais LAN 1000.Esta têm incorporada a APP do Wii, e as Apps de comando de voz. CPU/GPU/LAN/WiFi se forem superiores, já valerá a pena.
    A ver vamos.

    ResponderEliminar
  5. Que Cpu/Gpu têm?? Existem no mercado tvboxs neste preço, que têm boas benchs (Cpus/firmwares estáveis)apenas têm a mais LAN 1000.Esta têm incorporada a APP do Wii, e as Apps de comando de voz. CPU/GPU/LAN/WiFi se forem superiores, já valerá a pena.
    A ver vamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Sim Cátia, é algo que nunca vi numa box android, é algo que gostava de experimentar para ver como se comporta, pode ser que dê no futuro para ver diretamente como se comporta este projeto português :)

      Eliminar