Análise: Box Android MX4 (RK3229, 1GB RAM, 8GB ROM, Ethernet) por Danilo Costa

Aqui estamos com mais uma análise do Danilo Costa, desta vez virada para uma box Android de gama baixa.


Apresentação


Esta box conta com um processador RK3229 quad-core, 1GB de memória RAM, 8GB de ROM, wifi 2.4GHz com antena interna, Bluetooth 2.1 e corre android 4.4.4. Apesar de ser uma box de gama baixa, conta com suporte para 4K x 2K, 3D, Kodi, entre outros.




Unboxing


A caixa é toda preta tendo apenas na parte superior a indicação “SMART MEDIA HUB” e 4K Ultra HD, 3D e Kodi, e na parte inferior um autocolante com o número de série e data de fabrico.



Dentro desta podemos encontrar a box propriamente dita, um transformador de 5V 2A, um cabo HDMI, o comando IR e um pequeno manual.



Primeiras Impressões


A box em si é bastante pequena (117 x 117 x 27 mm), tendo na parte superior gravada a indicação “MX4” e na parte inferior grelhas de ventilação e quatro apoios de borracha. Na parte frontal situa-se o recetor IR e o led indicador (Azul: ON; Vermelho: OFF), na lateral direita encontra-se o leitor de cartões de memória, um orifício de ventilação e três portas USB, na traseira uma porta USB, os conectores SPDIF e AV (com botão reset no interior, acessível através de um palito), a porta HDMI, a porta ethernet e a ficha de ligação ao transformador, enquanto na lateral esquerda não se encontra nada.



O comando é bastante básico e permite alguma interação com a box, mas sendo um rato sempre necessário uma vez que, por exemplo, o YouTube não suporta o comando.



Interior

Abrindo a box (4 parafusos por trás dos pés de borracha), podemos encontrar a placa a ocupar a maior parte do interior (cerca de 75%), pelo que retirando-a reparamos que existe uma grande placa metálica aparafusada à superfície da box para ajudar na dissipação do calor gerado. Na própria placa podemos ver que a antena WiFi é soldada, e que por cima do processador encontra-se um pequeno dissipador.




Utilização


A box vem com Android 4.4.4 tendo cerca de 5,65GB livres (dos 8GB de ROM). Sendo esta uma box de entrada de gama e com apenas 1GB de RAM, posso dizer que se demonstrou bastante fluida em utilização normal (ShowBox, Stremio, Chrome, Spotify, YouTube) tendo ficado o Kodi (v16.1 - Jarvis) de parte deste teste pois ainda não tive tempo de o configurar e experimentar. De referir que a versão 17 do Kodi não é suportada devido ao android 4.4. De referir apenas alguns crashes de longe a longe depois de muitas aplicações abertas.





Embora a experiência se tenha revelado agradável, a box conta com alguns problemas, como o facto de dando a ordem de encerramento da box pelo sistema, esta não desligar (luz manter-se azul) e ficar a emitir sinal (ruido) para a televisão, pelo que depois disto só desligando a corrente é que ela volta ao normal. Problema de software fácil de resolver caso a marca lançasse uma atualização.
A box vem com 3 launchers integrados, sendo um deles convencional (tipo tablet) e os outros dois mais TV friendly.

A nível de aplicações foram testadas o Stremio (beta), PopCorn Time, ShowBox (pré-instalado), NOS TV, YouTube, Spotify, entre outras apps de streaming, sem qualquer problema tirando o facto de apenas conseguir visualizar vídeos em HD (720p), possivelmente por estas aplicações não suportarem este processador em FullHD ou 4K.



Benchmarks


Foram corridos os seguintes testes: A1 SD, Antutu Benchmark, Speedtest.net (Ethernet e Wifi a 2m do router), Geekbench, 3D Mark (Ice Storm Extreme) e Vellamo.










Especificações


Motherboard: rk30sdk
CPU: ARM Rockchip rk3229 quad-core @ 1.46 GHz
GPU: Mali-400 MP
Resolução nativa: 1280x720 (160dpi)
RAM: 1 GB
ROM (Total/disponível): 8GB/5.65GB

Pontos positivos


- Bastante pequena e de construção sólida para o preço;
- Utilização relativamente fluída;
- Boa para ver uns filmes/ouvir música;
- Preço.

Pontos negativos


- Android 4.4.4;
- Falta de actualizações;
- Apenas 1GB de RAM e 8GB de ROM;
- Facto de não desligar por ordem do sistema.

Conclusão/Veredicto


Tirando os problemas relatados, esta box oferece o que promete. Resumindo, por um preço bastante baixo ficamos com um equipamento multimédia capaz de fazer streaming, bem como reproduzir ficheiros de uma pen/cartão de memória.

Onde comprar


Esta box foi adquirida na Gearbest por cerca de 26€.


Por: Danilo Costa

3 comentários:

  1. Firmware Oficial (do fabricante) a ultima versao é:
    rk3229_4.4.4_mx4_rtl8723bs_cob_V07_20160323_OTA.zip
    ou uma anterior:
    ENY rk3229_4.4.4_mx4_rtl8723bs_cob_V05_20160309_OTA-2016.3.17.zip

    mas existe um firmware "compativel" que dizem sem bastante bom (mas não sei se wifi funciona) que é: MX4_RK3229_5.1_RTL8723AS_03082016_AndroidPC_es.zip

    ResponderEliminar