Análise: Orange Pi Plus 2


Hoje vou falar um pouco do Orange Pi Plus 2, que está na onda das placas de desenvolvimento como o banana pi, roseapple pi, raspberry pi, etc.
Não terá suporte tão bom como o raspberry pi, no entanto é sempre interessante ver algo diferente.


Unboxing


Um layout um pouco parecido com o do raspberry pi, e de forma teórica dará para fazer um pouco de tudo que se pode fazer num Pi.

Todos detalhes no vídeo de unboxing:


Fotos do Unboxing:




Utilização


Por defeito no eMMC vem instalado android 4.4.2, no entanto posteriormente é possível instalar outros SO's. Dos 16GB temos cerca de 11GB livres.
Nota-se que a utilização por vezes fica um pouco lenta quando se está a instalar várias coisas ao mesmo tempo e de forma geral corre tudo relativamente bem, no entanto parece-me que depois se tira melhor proveito instalando alguma distro linux para utilizar este aparelho como um pequeno servidor ou algo nesse sentido.






Benchmarks



A1 SD


A memória RAM consegue velocidades de 1061MB/s. Quanto ao eMMC interno tem velocidade de leitura de 19MB/s e escrita de 6MB/s.
Pode-se ver que são valores muito baixos mesmo comparando com boxes android mais baratas.


3D Mark


Aqui consegue-se 1736 pontos.


Antutu


No antutu os resultados também são bastante baixos, obtendo apenas 16893 pontos.



Antutu Video Tester


Consegue 761 pontos, reproduzindo parcialmente 12 videos e sem suporte para 1.




Geekbench 3


No Geekbench consegue 320 pontos em single-core e 667 pontos em multi-core.



Vellamo




DRM


Temos suporte DRM para widevine L3.


Root


Não tem root, na versão de android que vem instalada.


Wifi


Quanto ao Wifi consegue ter relativamente bons resultados já que tem antena externa.
Consegue assim cerca de 60-70Mbps a 5-6 metros do router. De notar que a minha internet é de 200Mbps.



Conclusão


Estamos a olhar para um aparelho interessante se for utilizado para projetos DIY com servidores, domótica, etc. Julgo que para utilizar com android não será mais valia perante a quantidade de boxes android que já existem no mercado.
Não existe muito suporte, pode-se dizer que é o mínimo no entanto existem algumas rom's diferentes para experimentar.

Não deixa de ser interessante ver boards destas diferentes com características diferentes. No entanto o raspberry pi 3 continua a ser uma melhor opção devido ao suporte.

Mais detalhes: Orange Pi Plus 2

Muito obrigado à orange pi por ter enviado esta unidade para análise.

3 comentários:

  1. Bom dia neste momento tenho uma box android e estou na duvida se devo comprar uma placa orange pi ou uma box android. As box android por vezes dao problemas e estão limitadas ao android que é muito bom e tem apps para quase tudo,a mais valia do orange pi sera a possibilidade de escolha de diver SO , linux, android, rasbian etc.

    Pretendo usar esta placa para jogar um pouco, facebook, internet e alguns trabalhos, e no caso de usar o android jogar alguns jogos como o ganstar vegas, Gta San andreas entre outros.

    Na tua opinião será mais adequada a orange ou uma box android?

    E é possivel comprar a orange pi e mandar vir via ( priority line ) como na gearbest? E que o custo desta placa fica em 37 euros o que da problemas com alfandega.

    A principal razao para ecolha de uma orange pi é nao ficar sujeito a ter um pisa papeis o que muitas pessoas estao sujeitas quando se compra uma android box.

    Obrigada por toda a ajuda possivel, e boas continuações para este forum que é de grande utilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em teoria dá para isso, no entanto o suporte é baixo, para esse tipo de coisas é sempre melhor ir para algo com mais suporte como o raspberry pi 3, no entanto no pi 3 não corre android ainda a 100%.
      O orange pi plus 2 em papel é melhor, mas depois falta o suporte para vir a ter atualizações constantes nesses sistemas operativos todos.

      Eliminar
  2. Se comprar sera mesmo o orange pi, existe algum sitio de onde se possa mandar vir sem se ter problemas com a alfandega?

    Eu gostava de comprar a versao com 2gb de ram senao terei que ficar limitado a versao de 1 gb, nao sei se existe grande diferença entre os 2.

    ResponderEliminar