Análise: Powerline Devolo 1200+ Wifi ac


Hoje estou aqui para vos falar dos Powerline Devolo 1200+ Wifi AC, e tenho coisas interessantes para dizer, já que fiquei bastante contente com a prestação dos mesmos.

Para quem não conhece este tipo de equipamentos, permite transmitir a internet através da rede elétrica, havendo menos perda do que através de um repetidor ou Wifi quando as distancias ao router são maiores.


Unboxing


Para referencia, eu apenas recebi 2 módulos de Wifi, e não o starter kit, no entanto se ainda não tem nenhum Devolo, o melhor será sempre começarem com o starter kit, que vem com dois aparelhos para poderem emitir e receber internet pela rede e depois partilhar através de ethernet/Wifi.

Quanto ao Adaptador nas costas podemos encontrar a informação da chave Wifi para se poderem ligar pela primeira vez, depois na parte frontal temos a ficha (podemos ligar outra ficha por cima, por exemplo a do router), temos dois botões, o primeiro serve para emparelhar de forma segura todos os Devolo na rede eléctrica e o botão para activar o WPS ou desactivar/activar o wifi no Router.
Por baixo temos duas entradas gigabit e botão para fazer reset ao aparelho.


Instalação


Basta ligar a uma ficha ao lado do router, e ligar um cabo ethernet, a partir desse momento o Devolo fica pronto a enviar a internet que recebe por ethernet para qualquer outro powerline instalado na mesma rede eléctrica.
Depois de ligarem o outro aparelho no outro ponto da casa, devem então carregar no botão com o símbolo de casa no Devolo ligado à beira do router e posteriormente fazerem o mesmo no outro dispositivo para ambos ficarem emparelhados.


Aplicação


Existe a aplicação devolo cockpit, para se configurar facilmente as ligações e aceder às configurações individuais de cada powerline, caso as tenham.
Na aplicação podemos ver as velocidades efectivas de transmissão através da rede eléctrica, assim como verificar se os equipamentos precisam de updates e dar nomes aos equipamentos para ser mais fácil identificar os mesmos.




Configurações


As configurações são bastante intuitivas e fáceis de navegar.
Podemos configurar as redes 2.4G e 5G em separado, juntas ou até desligar alguma.
Assim como programar rede para amigos e configurar limites para crianças.
Como router wifi está bastante completo e existe muito que pode ser explorado, o que é muito positivo para quem pretender fazer algumas configurações mais personalizadas ao seu Devolo.





Testes


O primeiro teste feito, como podem ver no vídeo de análise, foi ligar uma box da Vodafone através do Devolo para obter rede, e funcionou tudo à primeira, o que significa que para a Vodafone estes Devolo permitem que instalem uma box num local onde não passa o cabo ethernet necessário para a box.

Quanto a testes de velocidade foi testado em 2.4G e 5G, a uma distancia de 5 metros do aparelho que fez a medição, já que de forma prática, o Devolo vai ficar no local onde pretendem ter internet por ethernet assim como por Wifi.

De notar que a minha internet é de 200Mbits/s, e dessa forma este Devolo adequa-se perfeitamente, já que pela rede eléctrica nunca consegui transferir ficheiros a uma velocidade superior, e dessa forma sendo por internet ou por transferências internas na rede (NAS), não se consegue muito mais do que 200Mbits/s.

Também poderá ser limitação da minha instalação elétrica, já que dependendo da instalação pode-se conseguir melhores ou piores velocidades. Em algumas fichas que testei a velocidade ficava a metade. Portanto a qualidade e distância influenciam um pouco os resultados.


Wifi a 2.4G


Neste teste consegue-se ter velocidades na ordem dos 54 Mbits/s, o que basicamente está em conta com uma ligação com norma G, ou N com velocidades baixas.
As velocidades foram sempre constantes.


Wifi a 5G


Nesta situação as velocidades andaram sempre na ordem dos 200MB/s, situação identica a ligar por cabo ethernet gigabit.


Ethernet interna


Este teste foi feito para ver a capacidade de ethernet do próprio equipamento, no qual liguei dois aparelhos diretamente por ethernet gigabit para confirmar a velocidade de transferência.
As velocidades não andaram coladas nos 1000Mbits/s, no entanto consegue-se obter velocidades superiores a 700Mbits/s.

Pontos Positivos


- Fácil de instalar e utilizar;
- Compatível com box da vodafone;
- Internet até 200Mbits/s em qualquer divisão sem grandes problemas;
- Passagem de internet entre andares diferentes da casa sem grandes complicações;
- Pode ser utilizado como router Wifi;

Pontos Negativos


- Preço (é das soluções mais caras, mas que também dá os melhores resultados).


Conclusão



Para quem tem internet superior a 100Mbits/s esta é a solução a escolher, como contrapartida será das soluções mais caras (preços a rondar os 150€), no entanto ficam a ganhar com velocidades bem estáveis e conseguem valores superiores caso o vosso router não vos dê a velocidade contratada por Wifi no local da casa onde precisam de usar Wifi.

No meu quarto por Wifi, o router da operadora nunca conseguia fazer chegar mais de 100Mbits/s, instalando um Devolo no quarto passei a ter o dobro da velocidade, além de que pude instalar a box da Vodafone sem ter que furar paredes nem instalar cabos.

Outra coisa que costumo usar muito é boxes android que não tem grande antena e chipset wifi, e ligando por ethernet ou mesmo por Wifi a um Devolo por perto já se consegue utilizar sem problemas. Ou seja para equipamentos (tablets/smartphones, etc) que tenham dificuldade a ligar ao vosso Wifi por causa da distância ao router, a solução pode muito bem passar por uns powerline Devolo.

Caso tenham internet inferior a 100Mbits/s aconselho a verem as soluções mais baratas como os Devolo 550+, por exemplo, já que esses no máximo vão obter 100Mbits/s, e nesse caso os 200Mbits/s que estes conseguem já podem não ser tão necessários.

Para mim é investimento que vale a pena, e é algo que recomendo a qualquer pessoa que tenha problemas de Wifi e queira expandir a internet pela casa toda, pois em casas maiores é possível ter um aparelho a transmitir e vários a receber em pontos diferentes da casa.

Mais detalhes: Devolo start kit

O meu obrigado à Devolo pelo envio deste equipamento para análise! Em breve vai ser possível verem a análise dos Devolo 550+, portanto não percam por cá mais novidades Devolo no futuro.

Quem já tem Devolo, o que tem a dizer sobre esta solução?

4 comentários:

  1. Tive e devolvi.
    Funciona muito bem dentro de certas circunstâncias, principalmente se a rede eléctrica tiver instalado o fio terra e se as tomadas em que os aparelhos estão instalados pertencem ao mesmo disjuntor. Quando tal não acontece - o meu caso, as velocidades descem muito. No meu caso em particular eu tentei ligar dois aparelhos colocados em disjuntores diferentes e as velocidades que assim conseguia não eram melhores do que aquelas que conseguia com um router RT-AC68u via wifi. Adicionando a isso que sempre que ligava o carregador do raspberry pi noutra tomada na mesma divisão via uma nítida perda de velocidade por parte do powerline.
    Como dizem os anglosaxónicos: your mileage may vary

    ResponderEliminar
  2. Uma pergunta de labrego: como conseguiste 700 Mbps por ethernet, quando tens uma largura de banda contratada de 200 Mbps? Não percebi esta parte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ethernet é a rede interna.
      Transferencia de ficheiros entre o meu PC e NAS, em que o PC estava ligado ao powerline, e o NAS ao router e o outro powerline ao router também.

      A rede interna é gigabit.

      Uma coisa é a net que recebes, no entanto outra coisa é a velocidade da infraestrutura em si.

      Isso significa que se tivesse a net a 1GB além de transferências internas também conseguia downloads a velocidade dessas transferências.

      Eliminar
  3. Pergunta parva: é possivel emparelhar o wifi sem o meu router ter botão WPS (o meu router da NOS não tem). Emparelhar manualmente ? E como?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar