Hoje é Dia das Compras na Internet: saiba como proteger-se!



Hoje, 14 de Outubro, celebra-se o Dia de Compras na Internet. Este é um dia marcado por várias campanhas promocionais e de ofertas nas lojas online, de forma a levar mais pessoas a efetuarem compras através do computador.
Para garantir a segurança dos utilizadores em todas as transações, a ESET divulga 10 regras de ouro para evitar que caia em esquemas fraudulentos.
  1. Otimize a sua máquina de compras
Assim como trata do seu carro antes de fazer uma longa viagem, o seu computador necessita de alguma atenção antes de fazer as suas compras on-line. Dê-lhe ainda mais proteção ao fazer a atualização do seu browser, sistema operativo e antivírus.

  1. Mantenha-se fiel
Adquira os seus produtos nos sites com uma elevada reputação, ou então onde está habituado a fazer compras.

  1. Compra em diversos sites? Utilize diferentes palavras-passe
No início deste ano, quatro em cada cinco utilizadores admitiram que as suas contas em sites foram utilizadas indevidamente. Se utiliza diversos sites para fazer compras não utilize a mesma palavra-passe. Assim, se os dados de acesso a um determinado site caírem nas mãos de um cibercriminoso, as outras contas não estarão comprometidas.

  1. Desconfie de ofertas muito generosas
Se é bom demais para ser verdade, então provavelmente é. Apesar destes negócios parecem muito tentadores, é sempre mais seguro evitar promoções que envolvam os mais recentes produtos, a preços inacreditáveis. Em caso de dúvida, poderá sempre utilizar o Google para procurar pela opinião de outros utilizadores.

  1. Certifique-se que está seguro – e compre a partir de um PC, não de um telefone
Quando está a fazer uma encomenda num site verifique que está perante uma ligação segura SSL. Se estiver, o endereço que surge no seu browser deverá ser precedido de "https://" ou "shttp://" ao invés de apenas "http://". É mais fácil fazer estas verificações num PC, do que num browser que esteja a ser executado num tablet ou num smartphone. Ao utilizar SSL as ligações são encriptadas entre o seu computador e o site de destino de modo a que as informações não possam ser intercetadas por terceiros.

  1. Pense antes de agir
Observe com atenção ofertas de última hora que chegam de forma não solicitada ao seu correio eletrónico. Se considera que o negocio é real, abra o browser e escreva o nome do site manualmente ao invés de dar um clique no seu e-mail.

  1. Atenção aos hotspots
Não confie em qualquer rede sem fios que esteja disponível. Preferencialmente deverá utilizar sempre as redes seguras e que pertençam aos operadores nacionais. É que através de uma rede Wi-Fi falsa é possível aos cibercriminosos acederem a tudo o que é transmitido sem fios, entre o seu computador e o site ou serviço de destino.

  1. Utilize o cartão de crédito
Este é um conselho contra-intuitivo para alguma pessoas, mas se for vitima de um esquema e quiser recuperar o seu dinheiro terá mais sorte do que se utilizar um cartão de débito.

  1. Pedem-lhe muitas informações? Cuidado!
Algum malware tem a capacidade de adicionar questões a formulários que utiliza on-line, por isso, se um site de compras pedir demasiadas informações relativas à sua compra, abandone de imediato a operação.

  1. Bloqueie os seus dispositivos
Proteja por palavra-passe o seu portátil, tablet e smartphone para que no caso de o perder, estranhos não tenham acesso aos seus dados. Qualquer destes dispositivos tem um menu que lhe permite ativar as opções de segurança. Escolha uma palavra-chave que não tenha tendência a esquecer, mas evite combinações simplistas como 123456 ou abcd.

Para além destas regras de ouro, a utilização de um antivírus eficaz é essencial. Tecnologicamente avançado, o ESET Smart Security integra uma funcionalidade que garante a proteção do acesso ao banco e todos os pagamentos online. Esta característica assegura que os utilizadores podem transferir dinheiro ou pagar as suas contas online de uma forma muito mais segura e eficaz.

Mais Informações: www.eset.pt

0 Comments: