Análise: Smartphone Vernee Apollo Lite (Deca-Core, 4GB RAM, 32GB ROM)



Hoje vou-vos falar do Vernee Apollo Lite, um smartphone que acho excelente para o preço e para as características que tem. É um salto enorme do Vernee Thor. É smartphone que consegue responder até aos mais exigentes.

Unboxing




Passando ao smartphone em si, na parte frontal em cima temos a camera, auscultador, sensor proximidade e led.
Do lado esquerdo temos o botão de energia e de volumes, do outro lado temos o local para meter os cartões SIM, em baixo temos a entrada de Type C e coluna e microfone, por cima temos entrada jack 3.5mm.
Se passarmos para a parte traseira, temos flash com LED duplo, camera e o sensor de impressões digitais.







Acessórios


Como se pode ver em termos de acessórios vem acompanhado pelo carregador, cabo USB -> Type C, peça para retirar os cartões e pequeno manual de instruções.

 

Utilização


Estamos a olhar para um smartphone que opta por ter um android stock e bastante leve dessa forma. A utilização é sempre fluída e é mais que apropriado para uma utilização intensiva e vai servir a utilizadores mais exigentes.

Temos então 4GB de RAM, e dos 32GB de ROM temos cerca de 23.50GB livres para instalar o que for necessário.

Quando ao sensor de impressões digitais já é uma grande melhoria do Vernee Thor, mesmo assim ainda não é perfeito e diria que pode falhar 1 vez em cada 10 tentativas. No entanto se o dedo for colocado corretamente e da mesma forma não falha, apenas falha quando se tenta ser um pouco mais rápido e não se tem tanta preocupação com a colocação do dedo.

O ecrã apresenta cores vivas e em termos de multi-toque podemos contar com reconhecimento até 5 dedos.

Em termos de aquecimento, quando se está a puxar mais pelo smartphone, como é habitual nos mediatek nota-se que fica mais quente, mesmo assim nada que pareça excessivo, em termos de leitura no CPU-Z, nunca passou dos 60ºC para uma utilização não muito pesada. Passou bastante estes valores quando meti o Vernee nuns óculos VR e nessa situação depois de alguns minutos a jogar as temperaturas rondavam os 90ºC.

Em relação a aplicações e jogos correu tudo que coloquei para testes (TV Vodafone, NOS TV, Netflix, KODI, Asphalt 8, etc, podem ver um pouco no vídeo de análise).



Conectividade


Não detectei nenhum problema neste aspecto, o mais longe do router em Wifi (mais de 10 metros) consegui velocidades de 50Mbps e a cerca de 5 metros consegue-se 178Mbps e em 4G os valores também parecem ser positivos.






Atualizações


No momento da análise pelo menos uma atualização por OTA foi possível realizar. O que indica que este método está a funcionar e poderão vir a existir mais atualizações para melhorias/correcções a bugs detectados por utilizadores.
A acrescentar que se vier com a ROM original podem gravar em 4K e em termos de benchmarks consegue-se valores mais altos. Com a atualização OTA existente até ao momento, perde-se a gravação em 4K e os valores de benchmarks baixam um pouco.
Possivelmente para melhorar a duração da bateria e resolver algumas questões com aquecimento.
No entanto OTA's futuras devem repor a situação da gravação 4K.



Bateria


Uma das piores características deste smartphone para mim será a bateria. Com uma utilização relativamente moderada consegue-se um dia sem grandes problemas. Numa utilização mais excessiva a bateria poderá não chegar para um dia. O problema é que consome mais do que esperado quando em standby.
Com uma utilização mais reduzida, eu consigo fazer a bateria durar dois dias, mas nesse caso só utilizando quase para chamadas e às vezes espreitar um pouco a internet.
Mas para a minha utilização dura bem um dia.

Neste ponto julgo que a Vernee ainda esteja a tentar optimizar a duração da bateria.

O que é positivo é que carrega por completo em 1 hora, com o carregador que vem de origem.



Câmera


Em relação à câmera, ainda não estamos a olhar para uma câmera de topo, mesmo assim acho que já se comporta muito bem em maior parte das situações. Pode-se ver por alguns exemplos que é possível tirar fotos com boa qualidade.



Benchmarks


Quanto aos benchmarks, pode-se ver que na generalidade os resultados são muito bons, sem nenhum resultado a baixo do esperado para este tipo de processador.

3D Mark


No caso do Ice Strom Extreme consegue o resultado máximo.


Antutu




Geekbench 4



Vellamo


A1 SD

Neste ponto as velocidades quer da RAM ou eMMC são bastante boas, com valores bem altos.


Especificações



Android 6.0, Ecrã 5.5'' FHD, MTK6797 (Helio X20) Deca Core, 4GB RAM. 32GB ROM seria o que tenho a destacar.

Pontos Positivos


- Qualidade de Construção;
- Ecrã FHD com boa qualidade;
- Leitor de impressões digitais;
- Câmera.

Ponto Negativo


- Bateria (com uma bateria melhor teria ficado melhor servido);


Conclusão




O smartphone aparenta ter muito boa qualidade para o preço, estou bastante contente por só demorar cerca de uma hora a carregar. De resto para as especificações ainda não notei nenhuma falha, consegue aguentar com tudo.
Cada vez mais fico convencido que smartphones na gama dos 150-200€ já servem para maior parte das pessoas que não tem orçamento para comprar as flagships das marcas mais conhecidas. Podem não ser tão bons em tudo, mas para o preço e o que se consegue aproveitar dos mesmos acaba por ser um bom investimento na minha opinião. Cada vez fico mais contente com os smartphones da Vernee.

Onde Comprar: Gearbest (custa cerca de 162€)

E como sempre para Portugal Continental optem por "Priority Line" - "Spain Express" como método de envio, de forma a evitar problemas com a alfandega.
Existe também a opção de mandarem vir de armazém EU ou Espanhol, preço mais elevado, mas também sem passagem pela alfandega, já que já está na Europa.

1 comentário:

  1. Olá Carlos.
    Como temos vindo a falar, o grande problema deste tlm é a bateria/gestão de energia.

    Já li artigos na net sobre este tlm e vários users falam disto.
    Referem que rooteando e usando apps de controlo de bateria, conseguem resolver isso, pois existe um anormal gasto em stand by.
    Pode ser que resolvam isso quando lançarem a atualização do Android 7.0, que está prometida.

    ResponderEliminar