Bluetooth 5: mais rápido, mais funcional, mais alcance



O Bluetooth SIG (Special Interest Group), instituição responsável pela criação e manutenção do padrão Bluetooth, anunciou oficialmente quarta-feira (7 Dezembro) o lançamento da quinta versão desta tecnologia (Bluetooth 5.0). 

O Bluetooth 5.0 duplica a velocidade de transmissão de dados da versão anterior, tornando mais eficaz a transmissão de conteúdos pesados entre dispositivos, e streaming de multimédia, e um alcance 4X superior. Isto significa a possibilidade de dispositivos afastados por distâncias consideráveis, até 240 metros, podem trocar informações entre si via Blueetooth, abrindo portas a aplicações ao nível de edifícios inteiros com infraestruturas contidas.

A capacidade de transmissão de dados passa para 25Mbit/s para 50Mbit/s melhorando assim para o dobro esta capacidade.

Também pensada para o IoT (Internet of Things), já que deverá ter menos interferências por parte de outras tecnologias sem fios, além de adicionar informação extra, para facilitar a comunicação entre diferentes sistemas.

Os primeiros dispositivos devem ser anunciados no próximo ano e possivelmente já começam a ser apresentados na CES 2017 ou no Mobile World Congress.

0 Comments: