Análise: Smartwatch Domino DM98 (Android Integrado)


Aqui estamos com um smartwatch um pouco diferente, para analisar, já que este possívelmente é dos maiores que já passou por aqui e tem um ecrã de 2.2 polegadas.
Podemos pensar de duas formas, é um smartwatch "potente", visto já vir com android 4.4 integrado (ou seja funciona por si sozinho sem precisar de um smartphone), ou um smartphone "fraco".

Unboxing


Dentro da caixa vamos poder então encontrar manual de instruções, cabo para carregar uma pequena película para trocar e um pano para limpar o ecrã.

Quanto ao smartwatch, temos um único botão de lado e microfone, do outro lado temos a saída de som da coluna. No ecrã podemos ver a camera VGA e nas costas temos local para meter cartão SIM.



Utilização


Em termos de navegação só ter um botão para voltar ao menu inicial e fazer a navegação através do toque não é propriamente a mais fácil, assim como quando se puxa o teclado para o ecrã para escrever é bastante complicado acertar à primeira em todas as letras que queremos.

Do ponto de vista de utilização como smartphone diria que não é prático.

Aqui o que se pode tirar partido acaba por ser um pouco como smartwatch mais tradicional comunicando com um smartphone, utilizar o ecrã para entretenimento com youtube, netflix, etc, no caso de não ser ter mais nada.

Mas o melhor partido acaba por ser o GPS, conseguimos ter um sistema de GPS integrado no pulso, a ter me conta é que devido ao tamanho reduzido a utilização do GPS fica limitada a pouco tempo, já que gasta a bateria muito mais rapidamente.

É possível instalar quase todas as aplicações da loja google, mas é preciso ter em conta que muitas aplicações não estão preparadas para mostrar num ecrã tão pequeno.

Também é possível utilizar como smartband, já que consegue registar os passos e padrões de sono.

A duração da bateria por norma não passa de um dia de utilização.


Deixo a nota que nos prints a baixo a barra que aparece no fundo é da aplicação utilizada para tirar os prints e não do interface em si.





GPS


Apesar do tamanho é possível utilizar o GPS e não demora muito tempo para conseguir apanhar os satélites.



Wifi


Novamente voltou a surpreender, pois apesar do tamanho consegue ter uma boa receção Wifi.


Multi-toque


Consegue reconhecer até 2 dedos, também seria complicado colocar mais dedos num ecrã tão pequeno.


Benchmarks


Neste ponto pode-se ver que os resultados são fracos por comparação com smartphones dentro da mesma gama de preços. No entanto o smartwatch foi pensado para ser algo mais leve e pequeno, portanto nunca iria conseguir ter resultados tão bons como os smartphones.


Antutu




Vellamo





Conclusão


É uma ideia interessante ter o GPS no pulso para atividades ao ar livre e registarmos o nosso trajeto.
Também vejo como uma forma de ecrã de pulso e notificações.

No entanto para mim a utilização como smartphone é pouco prática, pois o ecrã é muito pequeno para se fazer utilização do mesmo para teclar.

A meu ver se é para umas brincadeiras um smartwatch mais simples chega, ou se é para fazer apenas registo de passos e atividade até uma smartband é suficiente.

Julgo que este tipo de soluções será um pouco para pessoas que realmente queiram experimentar algo um pouco mais poderoso que um simples smartwatch, mas que tem noção que ainda não é uma solução perfeita para substituir por completo um smartphone.



Onde Comprar: Gearbest (custa cerca de 72€)

Para Portugal Continental utilizar o método de envio "Priority Line" - "Spain Express", para chegar sem problemas da China.





2 comentários: