Análise: Smartphone Xiaomi Mi5 (Vale bem a pena!)


Aqui estou com o meu primeiro smartphone da Xiaomi para Análise. Foi o primeiro da Xiaomi que comecei para analisar, e posso-vos dizer que foi a escolha acertada para começar muito bem a gostar imenso dos smartphones da Xiaomi.

Unboxing



Temos então a parte frontal com botões fisicos retroiluminados em baixo, o botão central funciona também como sensor de impressões digitais.
Na parte de trás, mantem o mesmo brilho da frente, e continuamos com o preto brilhante.
Em cima temos a camera e flash dual-led.
De lado temos botão de volume e botão de energia, do outro lado temos o local para meter dois cartões nanoSIM.
Em cima temos emissor IR e jack 3.5mm em baixo temos a coluna USB type-C e microfone.







Acessórios


Quanto a acessórios podemos contar com o carregador com pinos US (é necessário um adaptador para usar em Portugal), cabo USB -> Type C e peça para aceder aos cartões SIM.


Utilização


Primeiro temos que ter em conta que as ROM's que vem nestes Xiaomi (da Gearbest) são "marteladas", ou seja estão feitas de forma a não receberem atualizações. Refiro neste caso a Gearbest porque é quase certo, mesmo assim já vi gente dizer que veio com a ROM Oficial (quanto a outras lojas não sei se todas terão a mesma prática).
Apenas para dar um pouco de contexto, oficialmente existem duas ROM's a estável e a de desenvolvimento. Na estável pode-se esperar em média uma atualização por mês, na de desenvolvimento uma por semana.
A Gearbest para manter as funcionalidades iguais por norma lança os smartphones com uma ROM que não sofre alterações. No entanto se pedirem desbloqueio à Xiaomi, depois facilmente colocam outra ROM.
Esta ROM tem pt-pt, enquanto que em estável tem-se apenas pt-br, e na de desenvolvimento já se tem pt-pt e pt-br, mas por vezes com mais bugs. De notar que apesar de ter pt-pt, existem algumas coisas se não tem tradução ficando em inglês.

Quanto à utilização em si, o smartphone é bastante fluído, 3GB RAM são mais que suficientes, e além disso o Snapdragon 820 é mais que capaz para aguentar qualquer aplicação. O launcher da MIUI 8 é simples e fácil de configurar, além disso as ROM's da Xiaomi também trazem todo o tipo de costumizações, nesse ponto fiquei bastante contente com as funcionalidades.

O desbloqueio por impressão digital encontra-se na parte da frente e é bastante rápido. Basta carregar no botão para ativar o ecrã e logo de seguida fica desbloqueado.

Todo o tipo de aplicações que costumo testar correram sem nenhum problema. O GPS e Wifi funcionam sem problemas nenhuns. Deve-se ter atenção à rede 4G que não vai funcionar em todo lado devido à banda 800.

O ecrã consegue reconhecer até 10 dedos, e tem cores vivas.





Bateria


Neste ponto não notei nenhum problem em especial, duração entre 1 a 2 dias, dependendo da utilização, e novamente comparando com o Vernee Apollo Lite faz muito melhor gestão da bateria.
Quanto a carregar, conseguem ficar com 100% em pouco mais de uma hora.



Atualizações


Como indicado em cima de momento estou com ROM desenvolvimento e vai recebendo atualizações para algumas correções de bugs.



DRM


Como seria de esperar neste aspecto apenas temos widevine L3.




Camera


Este smartphone já consegue ter uma boa camera, em especial se olharmos para o preço. Não é perfeita em situações de pouca luz, no entanto consegue mesmo assim ter uma boa prestação nesse ponto. Fiquei bastante satisfeito com os resultados em geral, e especialmente durante o dia.
Quanto a filmar/fotografar existem bastantes modos para explorar e com mais paciência ainda se consegue melhorar a qualidade das fotos.



Benchmarks


Os resultados de forma geral são todos muito bons.

3D mark




A1 SD


Antutu


Geekbench 4


Vellamo



Especificações


Características principais: MIUI 8, ecrã de 5.5 polegadas Full HD, Snapdragon 820, RAM 3GB, ROM 32GB.

Pontos Positivos


- Design;
- Muito bom comportamento geral;
- Boa Camera;
- Preço;
- Sensor Impressões Digitais
- Carregamento rápido.

Pontos Negativos


- Atenção às ROM's (quem compra Xiaomi tem que estar à vontade em flashar ROM's, para obter a melhor ROM para a sua utilização),

Conclusão




Conta-se assim com 3GB RAM, 32GB ROM, processador Snapdragon 820, ecrã de 5.15 polegadas Full HD, o que são especificações de topo. Graças a isso a utilização foi sempre bastante positiva e sem grandes problemas.
Isto tendo em conta que a ROM foi alterada para a oficial, de forma a ter atualizações.
Diria que o único entrave aos Xiaomi é mesmo esse da ROM, no entanto com tantos tutoriais e métodos simples disponíveis na net, não é processo complicado de se fazer.

Tudo o resto vale bem a pena, e com a entrada no mercado dos novos Xiaomi com Snapdragon 821 só facilitaram que o Mi5 que ainda é um smartphone de topo ficasse com um preço ainda mais apetecível. Muito dificilmente se arranja melhor smartphone a um preço pouco superior a 200€, já que a versão branca ronda quase sempre 250€ ou menos.

É um smartphone que recomendo sem problemas!

Onde Comprar:  Gearbest

E Como sempre optem por envio "Priority Line" - "Spain Express", para Portugal Continental, de forma a chegar em cerca de 15 dias e sem problemas com a alfandega.


13 comentários:

  1. Olá Carlos.
    Podes dizer links de tutoriais para meter ROMs?
    Tenho um 4A com ROM da GB e não atualiza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mário, também ando a testar um Redmi 4A e estava a pensar usar esse para fazer tutorial.
      No entanto ROM oficial para o 4A só existe em Chinês/Inglês. E a ROM que vem da Gearbest tem PT-PT. Apesar de não ter atualizações, penso que para já é a melhor opção.
      Pelo menos até aparecer uma ROM oficial com PT-PT ou PT-BR.

      Eliminar
    2. Sim, sei que só há ROM chinesa-inglesa oficial.
      A minha ideia era de tentar essa ROM ou a da Xiaomi EU, pq a da GB não parece estar muito otimizada. Gasta uns 15% durante a noite.
      Será que demora a aparecer uma ROM oficial global?

      Eliminar
    3. Suponho que se continuar a ter vendas, que eles pensem assim. Depois de fazer a review, vou ver faço os passos para meter da xiaomi EU se não aparecer até lá nada.

      Eliminar
  2. ola meu amigo, obg pelo review. Aprendi recentemente que alguns vendedores do AliExpress também têm método de envio sem parar na alfandega, por exemplo a goldway.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Carlos,

    Sabes me explicar qual a diferença da Versão Internacional do Xiaomi MI5 na Gearbest para a versão "normal".
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por norma isso é a diferença entre vir com ROM Chinesa/Inglesa vs ROM com multi-língua.

      Eliminar
    2. Obrigado pelo esclarecimento Carlos.

      Eliminar
  4. Boas.
    Para flashar a rom da xiaomi.eu, basicamente é seguir os seguintes passos:
    - pedir permissão para desbloquear o bootloader junto da xiaomi-,
    - desbloquear o bootloader com o programa específico;
    - Instalar o TWRP recovery;
    - Instalar a rom atraves do TWRP.
    Há bastante tutoriais pla net, youtube, foruns, etc...

    Cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o bom destes smartphones é que não faltam tutoriais e comunidades para eles :)

      Eliminar
  5. Boa noite, eu gostava de mandar vir um, mas tenho receio de com os conhecimentos que tenho ao tentar fazer qualquer alteração .. saia porcaria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dependendo da tua utilização a ROM que vem com o smartphone até pode não te dar problemas.
      A dar é uma questão de veres alguns tutoriais na net, e vais ver que depois é simples meter outra ROM.

      Eliminar
  6. Boa noite. Estou a pensar comprar este:
    http://www.gearbest.com/cell-phones/pp_608458.html?wid=11
    Tem alguma opinião?
    Não encontro a opção:
    "E Como sempre optem por envio "Priority Line" - "Spain Express", para Portugal Continental, de forma a chegar em cerca de 15 dias e sem problemas com a alfandega."
    Como fazer?
    Obrigado.

    ResponderEliminar