Análise: Xiaomi Mi TV Bar (Soundbar 2 em 1)


Aqui está a análise da Mi TV Bar, um conceito interessante, mas que ainda precisa de alguns ajustes.
É um sistema 2 em 1, já que faz de tradicional soundbar e além disso tem sistema operativo integrado sendo também uma box Android.
A ideia mesmo é ligarem todos os periféricos à soundbar, e a televisão passar a ser mesmo só uma tela para mostrar a imagem.

Podemos contar com um processador Mstar, 2GB RAM, 8GB ROM, wifi, bluetooth, ethernet, 3 entradas HDMI e sintonizador.


Unboxing




Passando à soundbar temos então um design bastante interessante, no meio temos uma placa em alumínio que aloja os botões básicos de navegação na barra, temos o botão de On/Off, botões de volume, navegação, Play e CH.

No caso da minha Soundbar, apesar de vir bem embalada e sem grandes marcas na caixa, do lado de dentro de um dos lados a grelha vinha amassada, depois de a abrir ficou um pouco melhor, no entanto nota-se sempre que ficou com defeito visual.



Na parte de trás da barra, vamos então encontrar 3 entradas HDMI, uma entrada USB 2.0, uma entrada USB 3.0 a MiPort, VGA, ethernet, AV, jack 2.5mm para subwoofer, sintonizador e entrada de energia.
A barra também tem dois locais para a podermos com suporte prender à parede.


Acessórios


No que toca a acessórios, vem acompanhada com um manual em Chinês, transformador, cabo Mi Port -> HDMI, acessórios para o sintonizador, cabo jack 3.5mm para AV, 2 pilhas AAA e um comando bluetooth idêntico às boxes já existentes no mercado da Xiaomi.



Interior da Soundbar


Não estava a pensar abrir a barra, já que o processo foi um pouco complicado, mas sendo a melhor forma para reparar a grelha aproveitei também para explorar um pouco o seu interior.
Podemos verificar assim que de cada lado temos 2 colunas grandes viradas para cima e uma mais pequena virada para a frente.
Quando à board temos um grande dissipador que tapa por completo, depois de a removermos podemos ver então o processador Mstar, memórias RAM da SKhynix e o eMMC com indicação de ter sido feito em Taiwan. A board apresenta boa qualidade de construção.




Mudar o Idioma

Deixo aqui um pequeno tutorial para mudarem o idioma para Inglês, já que é o primeiro passo que se faz depois de ligar a soundbar, porque em Chinês ninguém se safa (a não ser que saibam inglês).


Utilização


A box vem com Android 5.1.1, 2GB RAM, e dos 8GB ROM, cerca de 3GB estão livres.
Em termos de fluidez o sistema não apresentou problemas de maior. Temos um launcher pouco preparado para o mercado internacional, já que apesar de algumas coisas aparecerem traduzidas, existe muitos menus ou traduções que não ficaram feitas.
Temos então um menu principal com esses atalhos e navegando para o lado temos acesso a todas aplicações que instalamos na box.

Podemos ver que nos menus de configurações também existe muitas coisas por traduzir. Também a atualização mais recente de firmware alterou um pouco o menu principal tendo agora ainda mais uns menus em Chinês que para quem for de fora pouco vai interessar.

Em termos de malware não foi detetado nenhum.

Quanto ao comando sendo bluetooth, funciona muito bem e não existe problema nesse ponto, não deixa é de ser apenas um comando, e dependendo das aplicações que usam podem precisar de um rato/airmouse para usarem a aplicação.





Som da coluna


Aqui está um dos aspectos principais da Soundbar, e posso dizer que o som é bem melhor do que o da TV, mas claro não é tão bom como um sistema de som dedicado. Deixo aqui um pouco da utilização da soundbar nessa vertente, para melhor noção se ter neste aspeto. Claro que nunca se vai ter noção a 100% num vídeo, mas já ficam com melhor ideia.



TV



Outro aspeto interessante é a soundbar ter sintonizador. No meu caso testei em Vodafone, e consegue sintonizar cerca de 60 canais. A qualidade é boa e a navegação entre canais é bastante rápida.

KODI




Como seria de esperar o comportamento nos formatos mais normais é bom, e só apresenta problemas em alguns formatos que possivelmente não são muito usados em especial a 60fps em h265.


Vídeo
Resultado
H264
Sintel.2010.4K_24fps.mkv
OK
bbb_sunflower_1080p_60fps_normal.mp4
OK
bbb_sunflower_1080p_30fps_normal.mp4
OK
Sintel.2010.1080p_24fps.mkv
OK
jellyfish-55-mbps-hd-h264.mkv
OK
jellyfish-60-mbps.mkv
OK
jellyfish-80-mbps.mkv
OK
jellyfish-100-mbps.mkv
OK
jellyfish-120-mbps.mkv
OK
jellyfish-140-mbps-4k-uhd-h264.mkv
OK
jellyfish-250-mbps-4k-uhd-h264.mkv
OK
H265
tos-4096x1720-tiles_24fps.mkv
OK
bbb-1920x1080-cfg02_60fps.mkv
NOK (Dá aos saltos)
elephants-dream-1080-cfg02_24fps.mkv
OK
tos-1720x720-cfg01_24fps.mkv
OK
jellyfish-55-mbps-hd-hevc.mkv
OK
jellyfish-90-mbps-hd-hevc.mkv
OK
H265 10-bit
hevcds_2160p60_Main10_20M.mp4
NOK (Dá aos saltos)
hevcds_1080p60_Main10_8M.mp4
NOK (Dá aos saltos)
jellyfish-90-mbps-hd-hevc-10bit.mkv
OK
jellyfish-140-mbps-hd-hevc-10bit.mkv
OK
jellyfish-200-mbps-hd-hevc-10bit.mkv
OK
jellyfish-400-mbps-hd-hevc-10bit.mkv
NOK (Lento)
VP9
bbb_sunflower_4K_30fps.mkv
OK

Passagem de Audio


Neste aspeto experimentei ligar a soundbar a um sistema de som através do HDMI (já que a sounbar permite ativar a passagem de audio por HDMI), no entanto ativando a passagem de audio o som pelo KODI não passa. A ideia da mesma não terá sido passar o audio para outro aparelho, mas usar diretamente na soundbar.


Aplicações adicionais


Neste ponto apenas tenho a indicar que o Netflix não dá, fica imagem negra e ouve-se o som.
No que toca a NOS TV e TV Vodafone com o firmware do vídeo da análise não funcionava, recentemente com a atualização que saiu passaram a dar. Mas o Netflix continua sem dar.
Apesar de já me terem reportando que noutras Mi TV Bar conseguiram colocar a dar.



Google Apps e Root


Em relação às Google Apps e Root é possível fazer o root, e precisam do mesmo para instalar as Google Apps, no entanto acho que é mais simples usarem lojas alternativas como o aptoide, já que as google apps não me pareceram muito estáveis.
Nestes 2 pontos fui buscar toda informação a este post para fazer eu o processo.



Google Apps


Quanto às google apps, devem ter root, e depois utilizar o apk que encontram no fórum indicado para instalarem, após instalarem devem usar um programa para mover as aplicações para aplicações de sistema.
Se não as moverem, ao reiniciarem a box, vão ficar sempre com erros de crash de google apps. Portanto a ter em conta que não devem fazer este processo se não tiverem root e se não as forem mover logo após a instalação.




Root


Como seria de esperar, a Mi TV Bar não vem com root, mas usando a aplicação kingroot é possível fazer root. Devem instalar o apk e seguir os passos, a barra vai reiniciar algumas vezes (se não reiniciar devem ligar manualmente, para o processo continuar). No fim deverá ficar com root.
De notar que se fizerem root não vão conseguir receber os updates, para depois os fazerem é necessário fazer reset à barra.






DRM


Como seria de esperar não existem licenças nesta soundbar.




Conetividade


A Mi TV Bar apenas funciona a 2.4GHz, e dessa forma a distancias até 5 metros consegue cerca de 70 Mbps, para distancias muito superiores (cerca de 10 metros), consegue-se valors na ordem dos 20 Mbps. Em termos de valores nem são muito maus.





Benchmarks


Neste ponto o processador Mstar está ao nível das Amlogic S912, e com valores um pouco superiores em alguns casos.

A1 SD




3D Mark



Antutu video Tester


Antutu



Geekbench 4




Vellamo





Pontos Positivos

- Qualidade de Som e de construção;
- Sistema completo (Som, sistema operativo, TV, HDMI);
- Comando Bluetooth.

Pontos Negativos


- Sistema Operativo de base em Chinês (é possível mudar, mas não é user-friendly logo ao ínicio);
- Não corre Netflix;
- Sem Google apps (apesar de dar para instalar).

Conclusão




O que vos posso dizer para já é que o som é bastante bom e quanto a isso não há margem para dúvidas que melhora o audio de qualquer TV.
Quanto à utilização a box vem em chinês e seguindo alguns passos que já expliquei anteriormente é possível passar a mesma para Inglês/Português o que a torma utilizável como box android.
Não vem com root nem aplicações google, em relação ao root é possivel utilizar o kingroot para fazer root, já no que toca às aplicações google ando a fazer testes para ver se existe alguma forma estável de as ter, no entanto podem instalar diretamente os apk ou através de lojas alternativas como o aptoide.
O comportamento no KODI é muito bom, o Wifi também se comporta bem.
De notar que é possível utilizar o sintonizador (testando com vodafone, sintonizou cerca de 65 canais) e basicamente o cérebro de qualquer TV passa a ser a barra.

Do ponto de vista geral, se andam à procura de uma barra de som e não querem ter uma box android ao lado, acabam por ter um 2 em 1 com esta opção, claro com algumas limitações do lado da box android, mas sem limitações como barra de som.

É um sistema inovador, mas deveria ser pensado mais para o mercado Ocidental, se o fosse era sem dúvida uma escolha a ter em conta. Assim julgo que seja para os fãs Xiaomi ou para quem não se importe de fazer algumas configurações e descobrir um pouco por ele mesmo.

Onde Comprar: Gearbest (podem utilizar o cupão GBMIBAR para um desconto extra, se estiver ativo deverá ficar por cerca de 180€)

Usem o método envio "Priority Line" - "Spain Express" e não há problemas com a alfandega para Portugal Continental.



4 comentários:

  1. Caro Carlos , você recomendaria esta barra de som com sistema android para utitização em um sala de aula com 40 alunos, O som seria suficiente?

    Sandro Pina
    Brasília, Brasil

    ResponderEliminar
  2. Parece que as vendas não correram lá muito bem. 7 meses depois já a descontinuaram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é questão de ser descontinuada, mas sim de existir a versão agora home cinema 5.1 ;)
      https://goo.gl/CMS5dv

      Eliminar