Tutorial: Como Criar ficheiro EPG para usar no KODI


Desencantando um post criado a 29 de Junho de 2015 pelo utilizador Litium no fórum da AMCD.
Vou deixar um pequeno tutorial, para que quiser experimentar gerar um EPG para uso pessoal e tiver conhecimentos mínimos de programação (para todos efeitos basta instalar o que é necessário e seguir os passos).

Não é nada de novo pois já anda na net há bastante tempo, mas às vezes é bom relembrar para não se estar dependentes de terceiros, quando as tarefas são simples de se fazer.

1º - Num PC com Windows instalar o phyton (também pode ser feito em Linux), podem fazer download por aqui e instalar: https://www.python.org/downloads/

2º - Sacar o ficheiro .py e .xml deste github: epg-master

O script foi elaborado por warlockPT, mas basicamente está programado para utilizar os serviços do SAPO e criar o EPG num formato que o KODI reconheça. O script está preparado para criar uma lista de programação para uma semana.
Quanto ao ficheiro .xml é ficheiro que serve como template para ir buscar a informação dos canais que estiverem no XML. Ambos os ficheiros devem ficar na mesma pasta.
O ficheiro XML pode ser editado a gosto, desde que os canais existam no EPG do sapo.

3º- Correr o ficheiro phyton e vai gerar a lista epg.

4º - Instalar o 7-zip e zipar a lista epg gerada para extensão .gz (gzip)

5º - Disponibilizar por exemplo a lista gerada no dropbox e adicionar ?dl=true ao link gerado. Como alternativa podem disponibilizar o ficheiro num servidor dedicado. Ambas as soluções se quiserem partilhar com amigos. Caso contrário utilizam localmente.

6º - Colocar o EPG no setup do KODI, podem ver este video caso não saibam ao certo (tutorial da altura do KODI 16), nos 1:31 minutos:



7º - Depois é só gerar nova lista que dura uma semana e copiar colar por cima da que está no dropbox/servidor ou localmente.

Basicamente depois de terem todos os passos feitos, semanalmente só tem que perder 5 minutos e fazer o passo 7 ;)

Obrigado ao Litium pela disponibilização deste tutorial, do warlockPT pela criação do script e pelo sapo por disponibilizar gratuitamente os serviços de EPG onde é possível ir buscar a informação para compilar o EPG.

E já agora um vídeo meu antigo a explicar um pouco da estrutura do EPG, se tiverem curiosidade.


16 comentários:

  1. Eu uso o Web-grab+ plus. Só não consigo é disponibilizar online.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tb uso o wg+ e disponibilizo online através do onedrive, funciona perfeitamente ;)

      Eliminar
  2. Eu não consigo disponibilizar online. Crio o link da partilha através do onedrive, no chrome com o link que é gerado descarrega o ficheiro no entanto no kodi na url o link parece que não faz nada.

    ResponderEliminar
  3. Eu ainda não entendi. Tenho uma lista formato m3u8 no pastebin e uso o WebGrab, mas como faço pro epg ficar ligado a minha lista?

    ResponderEliminar
  4. Seria possível modificar esse script para pegar os dados do meuguia.tv, pois no MEO não tem canais brasileiros?

    ResponderEliminar
  5. Obrigado ! A algum tempo já procurava como fazer . Mesmo pagando lista IPTV nunca funcionou . Seguindo seu tutorial funciona bem . Agora estou em busca de canais para gerar uma lista e disponibilizar grátis . Que vai funcionar com EPG e sem travas .

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pela partilha, Estou a tentar criar o ficheiro segundo os passos mas dá um erro quando tento abrir o ficheiro no phyton e faço o run module. Se abro com simples double chick não faz nada.
    Seguramente falta algo.
    Desde já agradeço a vossa ajuda.

    ResponderEliminar
  7. Deixou de funcionar, certo? O link dos services do sapo já não é o mesmo. Alguém tem conseguido ultimamente criar o EPG desta forma?

    ResponderEliminar
  8. Qual a legalidade deste tipo de serviço? É legal ou nem por isso?

    ResponderEliminar
  9. ao clicar no ficheiro buildEPGv2.0.py não faz nada nem gera lista EPG nenhuma. como devo proceder?

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar