Mais de 15.000 portugueses formados pelo Atelier Digital da Google



O projeto Atelier Digital da Google já formou, desde o seu lançamento no passado mês de Dezembro, um total de 15.019 portugueses.

Esta iniciativa gratuita da Google destina-se a ajudar a formar jovens portugueses (com ou sem formação académica, empregados ou desempregados) em competências digitais, dotá-los das ferramentas necessárias para aproveitarem as oportunidades da digitalização da economia e a contribuir para fomentar o empreendedorismo em Portugal. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e da SIC Esperança.

De acordo com a Comissão Europeia, vão surgir, nos próximos anos, mais de 820.000 vagas em competências digitais e as empresas com maior probabilidade de sucesso e crescimento serão aquelas que possuam competências digitais. Porém, os mesmos estudos revelam que 90% das empresas europeias não possuem competências digitais apesar de as considerarem um fator de vantagem competitiva. Em Portugal, os indicadores apontam para a necessidade de aumentar a qualificação dos recursos humanos neste domínio, em contextos de cidadania e de empregabilidade.

"Estamos muito orgulhosos e satisfeitos com a forte adesão que o programa está a ter entre os portugueses. Os resultados dos 3 primeiros meses ultrapassaram as nossas melhores expectativas. A falta de competências digitais é um problema real não só em Portugal como na Europa e foi elevado a grande prioridade social e económica da União Europeia. O Atelier Digital é o contributo da Google para ajudar a resolver este problema" explica Ana Ravara, Google porta-voz do projeto Atelier Digital em Portugal.       

Esta semana, a formação online, disponível desde Dezembro, passa a ser complementada com formação presencial que irá percorrer várias cidades portuguesas. Inicia-se em Leiria (Instituto Politécnico de Leiria - 21 a 23 de Março), depois Aveiro (Universidade de Aveiro - 3 a 5 de Abril), seguindo-se outras cidades.
Na formação online estão disponíveis 23 módulos que cobrem diferentes áreas do marketing digital, como por exemplo, pesquisa, e-mail, redes sociais, redes display, vídeo, e-commerce e web analytics. A formação é baseada em tutoriais em vídeo seguidos de atividades e no final os formandos terão disponível um teste que lhes permitirá obter uma certificação reconhecida pela IAB Europe.

A formação presencial com a duração de três dias tem como tema central o Marketing Digital e inclui formação em otimização para motores de pesquisa (SEO), marketing para motores de pesquisa (SEM), marketing nas redes sociais e mobile, análise de Web e internacionalização conciliando teoria e prática. No final e após testes com aproveitamento cada formando recebe um certificado.

Através do site do Atelier Digital qualquer interessado pode registar-se e fazer a formação online à medida da sua disponibilidade ou inscrever-se na formação presencial, sendo que ambas são gratuitas.

0 Comments: