Vulcões de Vanuatu já podem ser explorados através do Google Street View



Pela primeira vez na história do Google Street View, é possível conhecer in loco um dos lagos de lava incandescente de uma das ilhas de Vanuatu localizados no sul do Oceano Pacífico. ​O Street View Trekker esteve dentro de um vulcão activo e capturou imagens surpreendentes de lagos de lava activos. 

Imagens, audios e filmes disponíveis aqui

Mais informação no post abaixo: 

Post de Alex Starns, Street View Program Manager

Viagem abaixo da superfície da Terra com o Street View


O país remoto de Vanuatu fica a mais de mil milhas da costa da Australia e trata-se de um arquipélago composto por 80 ilhas minúsculas - repleto de densas florestas tropicais, praias de areia preta e nove vulcões em erupção.



A partir de hoje, é possível, através do Google Maps, juntar-se a nós numa viagem ao limite de um dos maiores lagos de lava do mundo em Ambrym, a ilha vulcânica no arquipélago de Vanuatu. Para conseguirmos chegar dentro do vulcão activo, colaborámos com dois exploradores - Geoff Mackley e Chris Horsly - que desceram 400 metros em rappel pela cratera Marum equipados com o Google Trekker de forma a recolherem imagens de 360º da viagem até ao lago de lava incandescente que praticamente é do tamanho de dois campos de futebol americano. "Só nos apercebemos como os humanos são insignificantes quando estamos perante um lago gigante de lava incandescente. É como olhar para a superfície do sol", afirma Mackley.



Depois de voltar da sua descida à cratera, Chris Horsly afirmou que "o facto de estarmos na beira do vulcão e sentir o calor a lamber a nossa pele é algo fenomenal. Depois de colocarmos este local no mapa, espero que as pessoas se apercebam do magnifico mundo em que vivemos".


A ilha de Ambrym é definida pela sua caldeira com 12 kms de largura onde estão situados dois cones vulcânicos activos - Benbow e Marum. Contudo, esta ilha tropical é também habitada por mais de 7,000 pessoas que vivem na floresta tropical abaixo da montanha. Ao mesmo tempo que o vulcão tem desempenhado um papel significativo na definição da sua história devido a erupções imprevisíveis e respectiva influência na agricultura e meio ambiente, a população aprendeu a viver em harmonia com este belo, mas mortal fenómeno natural.


"Acreditamos que os vulcões Marum e Benbow são o diabo. Caso alguém pretenda ir até ao vulcão tem de ter bastante cuidado, pois os dois vulcões podem, a qualquer momento, acordar. Para nós, Benbow é o marido e Marum é a esposa e quando não concordam, existe uma erupção o que significa que o espírito está zangado. E, nesta altura, sacrificamos um porco ou outro animal em honra do vulcão.", afirma Chefe Moisés da aldeia local Endu. Como parte da viagem no Google Maps, o Chefe Moisés convida os utilizadores a viajarem pela sua aldeia e espera que se sintam inspirados para visitar este local sagrado ao qual o Chefe chama de lar.

Após o ciclone tropical Pam , em Março de 2015, o país tem vindo a reconstruir as suas infraestruturas. Como tal, o Chefe Moisés e a sua aldeia estão, agora, preparados para receber os turistas e ajudá-los a conhecerem melhor Vanuatu e a sua beleza deslumbrante e a aprenderem mais sobre as suas tradições culturais. O Chefe Moisés acredita que o facto de tornar Vanuatu mais acessível para o mundo é um passo chave para a recuperação da ilha e para estabelecer uma economia sustentável para assim poder preservar a sua cultura.



Com o Google Street View, o utilizador pode passear pelas ruas de 81 países e visitar locais históricos e verdadeiramente incríveis por esse mundo fora, tais como,a Reserva Nacional de Samburu, Quénia, o Grand Canyon ou os famosos trilhos entre a natureza da Nova Zelândia. E, hoje, pela primeira vez, o Street View desce em direcção ao coração da terra. Esperemos que goste de explorar a cratera do vulcão Marum, em Vanuatu e a aldeia Endu em Ambrym

0 Comments: