Análise: Smartphone Umi Z (4GB RAM, 32GB ROM, Helio X27)


Aqui está a análise do UMI Z, uma solução interessante na gama dos 200€, que mostra que esta marca cada vez apresenta smartphones com mais qualidade e boas funcionalidades.
Julgo que dentro das marcas "chinesas" a UMI cada vez seja mais conhecida.



Unboxing


Estamos a olhar para um smartphone com um aspeto bastante premium. Nada de muito especial a apontar neste caso. Por baixo temos o Type-C, coluna e altifalante, por cima temos o jack 3.5mm. De um lado o local para meter os cartões SIM e do outro botão de volume e de energia.
Atrás temos indicação da marca, e na parte superior temos a camera laser de focagem, flash e microfone, de apontar que a parte de trás é em alumínio.
Na parte frontal temos um sensor biométrico bastante generoso em baixo e em cima temos camera, led, sensor de proximidade e o auscultador.






Acessórios


Quanto aos acessórios podemos contar com manual, cabo USB -> Type C, carregador rápido e a pequena ferramenta para acedermos ao local para meter os cartões SIM.





Utilização


Com 4GB RAM, e 32GB ROM, já temos um comportamento muito bom, já que temos memória suficiente para ter bastantes aplicações carregadas, e dessa forma a utilização é bastante fluída e não mostra problema algum. Quanto a espaço só temos 8GB utilizados, e julgo que desta forma ainda reste muito espaço para aplicações e ficheiros. O ecrã tem cores bastante vivas em Full HD.

A duração da bateria deverá dar para 2 dias de utilização, dependendo da utilização, no entanto para um dia será mais que suficiente, além disso tem carregamento rápido, o que faz com que fique totalmente carregada em menos de 2 horas.

Existem atualizações por OTA e além disso o smartphone não apresenta qualquer malware.

Podemos contar com um android stock 6.0, com algumas configurações especificas da UMI, que em alguns casos não tem tradução para português.








Camera


Neste ponto, tendo em conta que estamos a olhar para um smartphone a baixo de 200€, acho que a camera tem um bom comportamento, claro que devem ter em conta que o comportamento é bom, desde que exista boa luz. Mas já é camera que podem depender para tirar algumas fotografias interessantes.





Benchmarks


O Helio X27 consegue ter um comportamento bem superior à gama média Snapdragon, como por exemplo o 625 (mesmo assim inferior aos 820). Além disso temos um eMMC rápido o que facilita uma boa fluidez no sistema.

A1 SD




3D Mark



Antutu




Geekbench



Vellamo




GPS


Nenhum problema em termos de utilização do GPS.


Wifi


Em 5GHz este smartphone tem uns resultados muito bons, conseguindo a velocidade toda que tenho contratada por Wifi.




Especificações




Pontos Positivos


- Boa qualidade;
- Preço.


Pontos Negativos


- Algumas traduções para Português em falta


Conclusão




Estamos a olhar para um smartphone bastante aceitável, nada de muito negativo a apontar, e com um design interessante que faz lembrar outro da concorrência com outro sistema operativo.
Uma boa opção a ter em conta para quem não arrisca em smartphones da Xiaomi por causa da questão das ROM's e da banda larga.


Onde Comprar: Gearbest
Envio para Portugal Continental sem problemas com a Alfandega: "Standard Shipping" - "Local Direct Express"

4 comentários:

  1. Tenho o Z Pro que é a mesma coisa mas com a camara dupla e não sei que mais tem diferente. Tenho dois pontos fracos a acrescentar. A coluna é demasiado fraca, tem um som muito mau até para o toque. O ecrã vê-se demasiado a matriz e em ambientes de muita luz, poderia ser melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Nuno,

      Obrigado pelo feedback, também já tenho um Z Pro, vou ver se comparo e se existem então mais ou menos coisas diferentes. Tenho ideia que será só a camera.

      Eliminar
  2. Quanto ao peso? Tenho o umi super e é um pouco pesado

    ResponderEliminar