FC Porto transforma experiência do público na área empresarial do Estádio do Dragão




A Cisco e o Futebol Clube do Porto (FC Porto) anunciaram que o Estádio do Dragão será um modelo de inovação tecnológica, combinando a dinâmica própria deste complexo desportivo e de espetáculos com a plataforma de última geração Cisco Connected Sports & Entertainment Solutions para oferecer ao público uma experiência personalizada e totalmente inovadora.
Esta plataforma, especialmente criada para entretenimento e desporto, combina a última tecnologia wireless Cisco, software especializado e serviços profissionais otimizados para estádios e salas onde se concentram multidões para espetáculos. No caso do Estádio do Dragão, esta plataforma está a ser implementada na área empresarial do complexo desportivo.  

Experiência Otimizada 
O Estádio do Dragão é o primeiro complexo desportivo em Portugal a implementar a solução Cisco Connected Stadium WiFi – para já disponível para sete mil espectadores das bancadas VIP – convertendo-se assim num espaço tecnologicamente avançado e capaz de proporcionar aos parceiros e espectadores nestas áreas uma experiência inovadora, única e otimizada.

Com a implementação da rede WiFi de alta densidade, os fãs poderão utilizar os seus smartphones ou outros dispositivos móveis para aceder de forma rápida, simples e fiável a diferentes aplicações especialmente concebidas para a interação no espaço. Poderão ainda navegar na Internet e nas redes sociais ao longo dos jogos. A utilização da Cisco Connected Stadium WiFi para as conexões à Internet ajudará a descongestionar as redes telefónicas móveis, permitindo aos espectadores que façam chamadas e enviem mensagens de texto durante os espetáculos.

Novas formas de interagir com os espectadores
  • Experiência Móvel de Próxima Geração. A Cisco implementou no Estádio do Dragão uma rede sem fios de alta densidade baseada na solução Cisco Connected Stadium WiFi, que permite oferecer aos espectadores uma experiência social mais rica, interativa e personalizada através dos seus dispositivos móveis e smartphones. Com a rede Connected Stadium WiFi, o Estádio do Dragão poderá:

    • Oferecer WiFi de alta densidade escalável, com tecnologias de ponta e especialmente adaptadas a espaços que recebem grandes multidões, garantindo uma conectividade permanente e fiável para os milhares de fãs que assistem aos jogos e espetáculos.

    • Garantir o redireccionamento eficiente do tráfego de dados, libertando as redes móveis e aproveitando a largura de banda para as chamadas telefónicas e mensagens de texto.

    • Permitir que os fãs partilhem as suas experiências ao longo do espetáculo com os milhões de fãs em todo o mundo através de aplicações de redes sociais facilmente acessíveis nos seus dispositivos móveis.

    • Proporcionar aplicações personalizadas capazes de criar um ambiente de espetáculo imersivo e interativo, permitindo aos espectadores utilizar os seus smartphones para interagir com o clube de forma mais personalizada.

    • Ter ao dispor um novo canal de comunicação que o estádio do Dragão poderá utilizar com outros propósitos como a segurança, as operações e outros serviços, incluindo a melhoria do apoio ao cliente nos meios de comunicação.

Para poder oferecer todas estas experiências, a rede Cisco Connected Stadium que se implementou no Estádio do Dragão suportará os altos volumes de tráfego WiFi e vídeo em alta definição que são gerados durante os espetáculos. Adicionalmente, há um novo leque de possibilidades de interação e acesso a conteúdos por parte dos visitantes do estádio também noutros dias em que não há jogos ou espetáculos.


Declarações de Apoio

  • Miguel Almeida, Sales Manager da Cisco Portugal: "Estamos muito satisfeitos por poder trabalhar com o Futebol Clube do Porto para fazer do Estádio do Dragão um estádio inovador e um modelo de referência em Portugal. Os líderes do setor devem procurar fórmulas inovadora de tirar partido do enorme potencial da rede como plataforma capaz de mudar as regras do jogo e atrair mais fãs, algo que o FC Porto está a demonstrar com a sua liderança e inovação no Estádio do Dragão".

  • Rui Lousa, Administrador da Porto Comercial: "Com o objectivo de oferecer aos nossos parceiros e seus convidados uma experiência única, tentamos recorrer sempre a tecnologias de última geração. Quando implementarmos a plataforma Cisco Connected Sports & Entertainment Solution no Estádio do Dragão, vamos poder elevar a experiência dos espectadores a um novo nível".

0 Comments: