Tornar inteligente uma casa BURRA!! O cérebro da minha casa

Bem-vindo a mais um episódio e fico contente que tenhas estado a acompanhar este projeto. Tenho tido um excelente feedback, com muitos emails aos quais tive imenso gosto em responder.




Depois de muita pesquisa acabei por escolher o Home Center 2 da Fibaro como “cérebro” da minha casa. Porquê o da Fibaro entre tantos?


Porque além de ser uma marca Europeia, com sede na Europa, trabalha com a norma Z-wave (sem fios, que era o que eu pretendia) e tem integração com muitas outras marcas nomeadamente a Amazon com a Alexa e a Apple com o Home Kit ... sim, como já perceberam, vamos acabar com “uma voz” a controlar o nosso sistema.



Outro dos motivos que me fez optar por esta marca foi a fantástica interface que nos disponibiliza nas suas aplicações, sendo muito bonita e simples de consultar o estado de qualquer dispositivo ou espaço.
É também muito fácil de emparelhar com os diversos dispositivos e é muito completo, proporcionando a criação de cenas complexas. É, neste aspeto, e no meu ponto de vista, o mais completo gateway do mercado.

Deixo aqui algumas fotografias da interface para que me possas dizer o que achas.






Próximo episódio: O que vou automatizar primeiro na minha casa? Queres deixar a tua sugestão? O que fazias primeiro? Porquê?

Para conheceres algumas das funcionalidades deste sistema podes visitar o side do fabricante em: www.fibaro.com

Obrigado por acompanhares e fico a aguardar o teu feedback.

Miguel Ferreira Santos - miguelfsyt[at]gmail.com


16 comentários:

  1. Muito bem... Aqui está um projecto que vou gostar de seguir, pois também pretendo começar a dar alguma "inteligência" à minha casa!

    Não ponderou usar como gateway uma opção "open source" com o Raspberry PI?
    O custo desta gateway ainda é elevado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Rui.
      Obrigado pelo comentário.
      O que pretendo mostrar ao longo desta série é que qualquer pessoa pode montar um sistema de domótica praticamente plug&play o que invalidaria essas soluções mais baratas exactamente por implicarem conhecimentos avançados.
      Em relação ao valor é verdade que não é muito barato mas se surgirem muitos interessados pode ser que se consiga alguma parceria interessante que permita a aquisição a um preço mais simpático ;)

      Eliminar
  2. Também estou interessado nesta gateway

    ResponderEliminar
  3. boa noite, uma boa "série" para seguir atentamente, visto estar a construir casa e este é um tema que me interessa.. quando sai o próximo episódio? ;)

    ResponderEliminar
  4. E porque não o Smart things II da samsung? Tem esse protocolo mais zwave, Wi-Fi e Bluetooth. E pelo que tenho lido integra com qualquer voz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde João,
      O smart things da Samsung também foi avaliado, contudo, como referi, queria uma solução muuiiito intuitiva e com uma interface que me agradasse, daí a minha escolha.

      Eliminar
  5. 500 e tal euros... demasiado, isso faz-se com muito menos.

    Vou segui o tópico, em breve vai começar a construção da minha vivenda, mas pretendo ser eu a fazer a domotica.

    Vamos ver as ideias que vou aproveitar daqui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Dottore.
      Depende do que for o "isso". É verdade que não é barato, e não estou a dizer que é o melhor, mas foi aquele que considerei mais indicado para mim. Mas lá está, depende da capacidade técnica de cada um de fazer uma solução de raiz, com todos os conhecimentos que isso implica.

      Eu costumo dar o exemplo dos telemóveis da Samsung ... todos eles dão para telefonar, enviar mensagens, ter aplicações, etc,etc, e no entanto os preços variam dos 100€ aos 1000€...





      Eliminar
  6. Ora este é um tema que vou certamente acompanhar de perto.
    Estou neste momento a aguardar por um Xiaomi MI Gateway juntamente com um sensor de porta, sensor de presença e 2 switchs multifuncionais.
    A ideia será utilizar o gateway para controlar os sensores e as lâmpadas yeelight que já possuo e dar uso ao raspberry pi que tenho lá parado e utilizar o software opensource "Domoticz" para controlar o Gateway.
    Tudo compatível com Alexa e IFTTT.
    Não é plug&play mas o preço dos equipamentos é "peanuts".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Xiaomi MI Gateway que aguardas é versão EU? Não encontro versão EU nas lojas "conhecidas"...

      Eliminar
    2. Xiaomi Mi Gateway acho que por enquanto só há mesmo a versão "xinoca" :)
      Tambem queria comprar uns smart sockets mas não encontrei com EU Plug...

      Eliminar
    3. Boas, existe alguma solução para controlar estores eléctricos ? dentro da mesma gama?

      Eliminar
  7. O Vera Smarter Home Control também é uma solução interessante! Costumo trabalhar com estes gateways e tem muitas potencialidades, a um preço aceitável.

    ResponderEliminar
  8. Para quando uma nova publicação? ;)

    ResponderEliminar