Universidade Europeia organiza primeira edição de Games for Good



De 12 a 14 de maio realiza-se, no Campus de Santos da Universidade Europeia, a primeira edição do evento Games for Good, uma game jam de responsabilidade social que tem como objetivo ajudar ONG's, organizações de solidariedade social, instituições de utilidade pública e sem fins lucrativos a solucionar necessidades concretas através da criação de jogos.

A Santa Casa da Misericórdia, a Amnistia Internacional, a Associação Nacional de Fibrose Quística, o Projeto EKUI (Associação LEQUE), a UWC Portugal, a CADin, a Florescer Associação de Educação Global, a Brigada do Mar e a Associação Mental8Works são as instituições que se associaram ao evento e que vão desafiar os participantes a colocar em prática as técnicas de criação de jogos e gamificação para resolver situações reais de cada uma das instituições.


Realizada pela primeira vez em Portugal, em parceria com Bee Engineering, Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) e Ludoteca, a primeira edição de Games for Good conta ainda com o patrocínio de Amplify Creations, Pro Camera 2D, Pushstart e Walla Collective. O evento divide-se em duas categorias e tem inscrições limitadas a 80 participantes: Games for Good Jr dirigido a alunos do ensino secundário e Games for Good Pro destinado a criadores profissionais e estudantes do ensino superior.

Mediante inscrição prévia em www.gamesforgood.pt/jr, os alunos do secundário podem participar, nos dias 29 de abril e 6 de maio, em dois workshops paralelos e gratuitos, de 16 horas cada um, sobre desenvolvimento de jogos em Construct e em Game Maker: Studio.


De 12 a 14 de maio, com o apoio dos mentores da ANPRI, os alunos do secundário juntam-se aos criadores profissionais e aos estudantes do ensino superior para, num ambiente descontraído, desenvolverem os desafios propostos pelas entidades participantes. Durante estes dias terão lugar workshops sobre ideação, game design e gamificação, abertos aos participantes na game jam e ao público em geral.

A Bee Engineering, através da sua unidade de GameLAB, é a mentora das equipas participantes, ministra um workshop e vai fazer parte do júri. Segundo José Leal e Silva, Diretor Executivo da Bee Engineering, "ser parceiro da Games for Good reveste-se da maior importância para a Bee Engineering, na medida em que as técnicas de gamificação e de jogo corretamente aplicadas melhoram a eficácia de qualquer organização. Por esta via redobramos o apoio a organizações de solidariedade social, uma linha de ação que faz parte do nosso percurso desde o primeiro dia, e conseguimos colocar ao serviço do bem comum as melhores práticas de gamificação e de gaming. A nossa unidade GameLAB tudo fará para que do evento Games for Good saiam projetos geradores de valor para as organizações e os participantes".

Para Manuel Sequeira, coordenador da licenciatura em Games & Apps Development da Universidade Europeia, "O Games for Good" é o evento ideal para mostrar como os jogos e a ludificação podem ter um impacto positivo na sociedade. O Games for Good permitirá que todos os interessados em jogos e ludificação, de estudantes a profissionais da área, de game artists a game developments, contribuam com o seu esforço e criatividade para resolver desafios reais, lançados por entidades com intervenção social".

A licenciatura em Games & Apps Development da Universidade Europeia é totalmente lecionada em inglês e prevê um semestre de mobilidade internacional obrigatório, durante o qual os estudantes podem frequentar a prestigiada Media Design School da Nova Zelândia, escola da rede Laureate International Universities. No âmbito deste programa, a Universidade Europeia tem realizado numerosas palestras, mostras de projetos e workshops, tendo participado na organização da Global Game Jam que, em Lisboa, entre outros locais, se realizou no seu Campus de Santos.

Para mais informações sobre a Universidade Europeia: www.europeia.pt
Para mais informações sobre o Grupo Laureate: www.laureate.net

0 Comments: