Análise: Box Android Dolamee D6


Aqui fica mais uma análise a uma box android Amlogic S905X, com um comportamento bastante aceitável e preço lowcost.

Na parte de cima parece que temos o tabuleiro para um jogo do galo com indicação da Marca. À frente temos o receptor IR, botão físico e o mostrador LED, de lado duas entradas usb e uma entrada microUSB e por trás temos SPDIF por jack 3.5mm, Ethernet, AV, HDMI e energia.
Por baixo temos uma base com 4 pernos de borracha e local para ventilação da box.







Acessórios


Quanto aos acessórios é o habitual, podemos esperar um cabo HDMI, comando IR, transformador 5V 2A, pequeno manual de instruções e um cartão com indicação do fórum da Dolamee.





Interior da Box


Quanto ao interior da box, podemos ver então que o cabo da antena tem um conetor à board soldado e temos a antena com uma pequena fita colada à parte de cima da box, em termos de wifi temos um chipset Realtek, podemos ver um dissipador pequeno a tapar apenas o processador, dissipador que fica em contacto com uma peça metálica em cima para melhor arrefecer a box, o eMMC é da Samsung e memórias RAM com indicação de PP024. Pode-se ainda ver uma board mais pequena para ter o mostrador e receptor IR.



Utilização


A box vem com um pequeno ecrã de boas vindas para a primeira configuração, podemos assim logo passar pelo básico e colocar logo a box a gosto. Vem com Android 6.0.1, 2GB RAM, e dos 8GB ROM, 6.5GB estão livres.
O launcher é ligeiramente diferente dos habituais, com os atalhos em baixo, faz um pouco lembrar WebOS (como em algumas smarttv's).
Em termos de malware não foi detetado nenhum. Por enquanto também não apresenta atualizações por OTA. E em termos de fluidez o sistema não apresentou problemas de maior.
Já vem com Root instalado.








KODI




O KODI testado foi o 16.1, continua a ser o mais aconselhado (na minha opinião) para boxes com S905X.


Vídeo
Resultado
H264
Sintel.2010.4K_24fps.mkv
OK
bbb_sunflower_1080p_60fps_normal.mp4
OK
bbb_sunflower_1080p_30fps_normal.mp4
OK
Sintel.2010.1080p_24fps.mkv
OK
jellyfish-55-mbps-hd-h264.mkv
OK
jellyfish-60-mbps.mkv
OK
jellyfish-80-mbps.mkv
OK
jellyfish-100-mbps.mkv
OK
jellyfish-120-mbps.mkv
OK
jellyfish-140-mbps-4k-uhd-h264.mkv
NOK (Lento)
jellyfish-250-mbps-4k-uhd-h264.mkv
NOK (Lento)
H265
tos-4096x1720-tiles_24fps.mkv
OK
bbb-1920x1080-cfg02_60fps.mkv
OK
elephants-dream-1080-cfg02_24fps.mkv
OK
tos-1720x720-cfg01_24fps.mkv
OK
jellyfish-55-mbps-hd-hevc.mkv
OK
jellyfish-90-mbps-hd-hevc.mkv
OK
H265 10-bit
hevcds_2160p60_Main10_20M.mp4
OK
hevcds_1080p60_Main10_8M.mp4
OK
jellyfish-90-mbps-hd-hevc-10bit.mkv
NOK
jellyfish-140-mbps-hd-hevc-10bit.mkv
OK
jellyfish-200-mbps-hd-hevc-10bit.mkv
NOK
jellyfish-400-mbps-hd-hevc-10bit.mkv
NOK
VP9
bbb_sunflower_4K_30fps.mkv
OK

Passagem de Audio


Novamente os testes foram feitos em KODI 16.1 para melhores resultados. Podem esperar DD e DTS apenas. O KODI 17 ainda não é a melhor opção para esta box para passagem de audio.

Formato Audio
Resultado
EAC3 5.1
Dolby Digital 5.1
Dolby Digital+ 5.1
PCM
Dolby TrueHD 5.1
PCM
DTS 5.1
DTS 5.1
DTS HD HR 5.1
DTS 5.1
DTS HD MA 5.1
DTS 5.1


Aplicações adicionais


Como é habitual foram testadas as aplicações multimédia normais sem problema nenhum (TV NOS, TV Vodafone). Em relação a jogos contem apenas com os mais leves. E Netflix apenas em SD.


DRM

Apenas conta com L3.


Conetividade


A box tem apenas Wifi a 2.4GHz, em que a 5 metros consegue em média cerca de 21Mbps e a 10 metros, não consegue ligação, é recomendado apenas para routers relativamente perto da box.



Benchmarks


Quanto aos benchmarks nada de especial a apontar, obtém-se resultados medianos.

A1 SD


Antutu





Antutu Video Tester



3D Mark



Geekbench 4






Vellamo



Especificações


Pontos Positivos


- Preço;
- Botão físico e mostrador frontal

Pontos Negativos


- Audio HD (passagem de audio para amplificador apenas DD e DTS);
- Jogos (os mais pesados não dão de forma fluída);
- Netflix apenas em SD;
- Wifi apenas 2.4GHz (recomendável até 5-6 metros);

Conclusão



Pode vir a ser uma substituta da mini M8S II, se procuram algo deste género, já que é barata, tem comportamento aceitável e tem alguns extras por comparação. Apenas não gosto tanto do launcher, mas acaba por ser um pouco mais de gosto nesse ponto.

Onde Comprar: Gearbest

E como sempre, utilizar "Priority Line" - "Spain Express" para Portugal Continental, e assim não há problemas com a Alfandega.

4 comentários:

  1. Boas Carlos,

    Começo por agradecer as excelentes reviews aqui feitas. Agora tenho uma dúvida na qual acredito que possas ajudar. A minha Beelink mini MXIII (S905) funcionou bem durante 5 meses mas, desde então, tenho de a reiniciar todos os dias (sempre ligada - funciona bem durante umas horas...). Também parece que me queimou o receptor do meu Mele F10 delux, deixou de funcionar até no PC. Fiquei apreensivo em comprar algo chinês. Quero comprar algo com mais qualidade. E aqui está o meu dilema, não acredito que os chips de hoje aguentem 4K na totalidade (como posso ver nas tuas reviews - talvez a nova shield?), quero esperar pela nova geração de chips. Assim sendo, neste momento, quero algo para me desenrascar, algo barato mas com alguma qualidade, pelo menos de hardware. O que recomendas "low-cost" que possa durar 1 ano. Só preciso de Kodi, nada de jogos, preferencialmente com opção para instalar um OpenElec (ou alternativo) ou firmware alternativo (o das marcas é sempre muito fraco). Não preciso de 4K, só mesmo o básico neste momento. É para aguentar até chegar algo de marca mas com suporte para tudo.

    Obrigado, desde já, pelas sugestões

    Nota: desculpa, isto é uma pergunta genérica mas não encontro nenhum link para meter isto. Fica a sugestão de criar um forum ou algo parecido para este tipo de questões. Talvez exista...só não encontro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por norma uma mini MXIII II, por exemplo costuma dar para o gasto, ou beelink GT1.

      Eliminar
    2. Obrigado pela sugestão mas Beelink já não inspira confiança. Funcionou bem durante 5 meses, sem stress nenhum, mas depois disso...talvez tenha tido azar. Para além de que ainda queimou o receptor do Mele :\ Talvez não haja mesmo nada low-cost para mim

      Eliminar