Análise: Camera Mirrorless Xiaomi YI M1



Hoje deixo-vos um artigo que deve interessar a muita gente, especialmente os entusiastas pela fotografia. Já que vou falar um pouco da nova Camera da Xiaomi, a Yi M1.

Unboxing


Quanto à camera é o que se pode esperar de uma camera deste género. Por cima temos o botão rotativo para escolher o modo de fotografia com o botão no meio para tirar fotos ou fazer vídeos e ainda temos o local para colocar um flash externo e o botão para ligar e desligar e um botão rotativo para navegar nas fotos. Na parte de trás temos o ecrã, o botão de play e o botão para aceder ao menu.
Por baixo temos o local para ligar a um tripé e o local para aceder à bateria. De lado temos local para colocar cartão SD, microUSB e microHDMI.




Quanto às lentes vamos analisar o pack que trás as duas lentes, uma de 42,5 mm de 1.8 com macro e outra de 12-40 mm que vai de 3.5 a 5.8, esta tem um sistema de bloqueio que a permite arrumar de forma a ocupar o mesmo espaço da lente de 1.8.


Quanto a acessórios podemos contar com o manual, bateria de 900 mAh, carregador de 5V 2A, fita para colocar na camera e cabo USB -> microUSB.


Exemplos de Fotografias


Deixo-vos alguns exemplos de fotos tiradas (em modo automático), para terem um pouco noção da qualidade. Na minha perspectiva é possível obter-se fotografias interessantes e fazendo mais tweaks deixando de parte a parte automática é possível melhorar os resultados.



Utilização


Não vos vou falar de uma utilização do ponto de vista profissional, já que não sou profissional da fotografia, mas vou falar mais do ponto de vista de um entusiasta de fotografia.
E nesse ponto estamos a olhar para uma camera OK, não é excelente, mas para primeira camera da Xiaomi deste género não está má de todo, mas existem pontos a ser melhorados.
Falando especialmente da focagem automática, que não parece ser muito optimizada, dando resultados por vezes diferentes do esperado, não conseguindo focar o que pretendemos logo à primeira.
Nota-se isso mais na lente de 12-40mm do que na de 42.5mm.
A lente de 42.5mm é boa para retratos e para macros, já que tem modo para isso.
Não temos flash integrado nesta camera nem viewfinder, portanto devem ter isso em conta.
O ecrã também não dá para virar, portanto dependendo do que querem fotografar de for em angulos mais complicados não se consegue ver o ecrã, como é possível noutras cameras em que o ecrã sai e se pode virar.
Em termos de fotografia temos bastantes modos e bastantes configurações, em video são menos, é positivo temos 4K, mas falta a estabilização de imagem.
Pessoalmente usei mais para fotografia do que para video.
Quanto à bateria, podem contar com cerca de 300-400 fotos antes de terem que a carregar novamente,
A aplicação existente serve para atualizar o firmware da camera e das lentes, o corpo já contou com algumas atualizações que melhoraram bastante o comportamento da máquina, portanto há espaço para melhorias.

Conclusão



Como indiquei anteriormente ainda existem pontos que podem ser melhorados possivelmente por firmware, no entanto outros não há a volta a dar. Não é uma camera excepcional, mas é um bom esforço para a primeira versão da Xiaomi neste mercado.
Gosto bastante da utilização, especialmente para vos apresentar fotos de análises e unboxings em artigos, já que o modo macro na minha perspectiva funciona bem.
Diria que é uma camera bastante aceitável para tirar fotografias a natureza, fazer retratos e a objectos parados, para movimento pode ser necessário entrarmos em modos mais manuais e não tanto deixar apenas em modo manual.

Para quem não tem camera do género pode ser uma aposta interessante, para quem já tem e está a pensar trocar pode não ser um upgrade tão evidente (é claro, dependendo da camera que tem atualmente ser bastante inferior).


Onde Comprar: Gearbest
Devem utilizar o método "Standard Shipping" - "Local Direct Express" para evitar problemas com a alfandega, para Portugal Continental.

5 comentários:

  1. Olá.
    Gostava de saber se é possível gravar vídeo com a câmara ligada a um carregador externo para não estarmos limitados à capacidade da bateria?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Também gostaria de saber se séria possível ligar um carregador externo ao usar a câmera, e também quanto ao tempo de vídeo ela suporta com a bateria?
    Desde já agradeço
    E muito boa a análise, gostei.

    ResponderEliminar
  4. Gostaria de saber se é possível usar um carregador externo os usar a câmera modo vídeo

    ResponderEliminar