Análise : NAS Drobo5N muito intuitiva



A Dobo 5N é um NAS que pode ser bastante interessante para os menos craques na informática, uma vez que toda a utilização foi simplificada. Bem estou aqui a falar deste sistema e acabou de sair o Drobo 5N2 (claro que é mais potente).

Então o meu foco será escrever sobre  o sistema da Drobo uma vez que o hardware já se encontra obsoleto. A menos que se encontre o Drobo 5N a bom preço, fará sentido comprar o Drobo 5N2.
O primeiro contacto que tive com a Drobo foi reparar que vinha extremamente bem embalada, não fiz o unboxing pois se tratava de uma unidade já usada e o que vem pode não ser exactamente igual a uma nova.

Depois foi abrir a tampa magnética que dá acesso aos disco, e reparei nas patilhas e pensei para mim “queres ver que é só colocar o disco” . E foi verdade em menos de um minuto tinha a Drobo com 5 discos e nenhum parafuso.


Agora vem o ponto mais negativo. Depois de a ligar procurei o ip dela na minha e tentei configurar-la através de um browser mas para meu espanto não dava.

Descobri que era com um programa que se chama Drobo Dashboard, muito intuitivo, fácil de utilizar e dá para fazer tudo. Estando disponível para Windows e MacOS que obriga pelo menos a ter um computador para fazer configurações.
 Lá ia eu configurar o velhinho raid5 mas não tinha onde já estava tudo configurado, só podia escolher entre redundância e dulpa redundância que permite que tenha até dois discos em falha.

Descobri que a tecnologia é BeyondRaid , que permite:
-          Thin Provisioning
-          Expansão Imediata
-          Diferentes discos utilizados no mesmo Raid
-          Nível de Protecção Automático
-          Redundância ou dupla redundância
-          Virtual Hot Spare
-          E outras funcionalidades que não vale a pena descrever.


Seria muito maçador estar aqui a descrever todos os pormenores que me deixaram agradavelmente surpreendido por isso vou emumera-los:

- Configurar intensidade das luzes
- Leds de indicação fantásticos
- Colocar os discos sem parafusos bainhas ou guias  
- O fácil acesso  aos discos
- Programa de configuração muito intuitivo
- Bateria pois quando se desliga da corrente ela ainda fica ligada alguns segundos.
- Aplicações como o DroboAccess e DroboPix.
- Possibilidade de cache.

Os pontos negativos deste fantástico aparelho são:
  - Configuração apenas através da aplicação. (HTML5 está ai para quê?)
   - Preço (esta aparelho não é barato).


Conclusão: Para quem não tem um sistema de backup, que está sempre preocupado onde guardar as fotografias dos telemóveis , que não lhe apetece perder tempo com configurações, este é o sistema ideal. Eu fiquei rendido e estou a pensar comprar uma cá para casa, quando estiver com mais tempo se é que entendem. 

 

Análise em Video 
 
 
Onde comprar

0 Comments: