Análise: Smartphone BQ Aquaris U Plus


Aqui estamos para falar de mais um Smartphone da BQ que na minha perspectiva está bem conseguido e com um preço aceitável. Podemos esperar um smartphone de gama média com qualidade alta. Tem um ecrã de 5 polegadas HD e bateria de 3080mAh. Vem acompanhado com um processador Snapdragon 430 e GPU Adreno 505, 3GB de RAM e 32GB para armazenamento.



Unboxing



Vem numa caixa bastante simples, mas com a informação toda necessária. Em termos de acessórios apenas podemos contar com a ferramenta para colocar os cartões SIM, instruções e cabo USB -> microUSB. Quanto às características físicas, acaba por ser o mesmo que outros da mesma gama, com coluna e câmara em cima, botões capacitivos em baixo. Atrás temos, câmara, flash, sensor de impressão e coluna de som, em baixo. Do lado esquerdo, botões de volume e energia, do esquerda o slot para os cartões. Em baixo apenas um microfone, em cima outro, mais a saída de som 3.5 mm (que já não é tanto do meu gosto ser em cima) e uma porta microUSB. Em termos de design temos um corpo metálico, com uma curvatura na parte traseira.





Utilização


Podemos esperar então dos 32GB ROM cerca de 24GB livres, os 3GB RAM são mais que suficientes para um bom desempenho, aliado a um processador bastante capaz, que o torna fluído para uma utilização razoável, é claro que não vai ser um comportamento equivalente aos topo de gama, desde que não se coloquem a usar bastantes apps pesadas ao mesmo tempo não vão ter problema nenhum com o smartphone.
Vem com Android 6.0.1, praticamente stock, sem grande modificações. A nível de interface, também é simples sem muito a inventar. O smartphone mal foi ligado apresentou atualizações.
No que toca à bateria, vamos ter um comportamento aceitável para uma utilização normal durante um dia sem se ter que carregar a mesma.



O ecrã é HD e o touch dá para 5 dedos ao mesmo tempo, tendo uma boa resposta e apresentando boas cores. Também foi testado o radio que funciona bem.



No que toca a Wifi e GPS também temos um comportamento sem problemas de maior.





Benchmarks


Neste ponto nada de especial a reportar, os resultados estão em conta para o tipo de processador que tem.

3D Mark



Antutu



A1 SD


Geekbench




Vellamo





Câmara


Com interface simples e de fácil utilização. Com uma camera aceitável para tirar algumas fotografias desde que a iluminação não seja demasiada fraca. No entanto pode-se esperar um desempenho aceitável em maior parte de situações de exterior ou com boa luz.






Pontos Positivos


- Qualidade;
- Android quase Stock;
- Atualizações.

Pontos Negativos


- microUSB em cima (pode se questão de gosto);
- Não tem botões retro-iluminados.


Conclusão




Com um desempenho bastante aceitável, pode ser uma opção para quem procura um "Xiaomi" Europeu, já que é o que fica um pouco na mente, depois de já ter testado alguns Xiaomi's dentro desta gama, no entanto podemos contar com uma ROM e utilização preparada totalmente para ser utilizado na Europa. Tirando a questão do microUSB, pelo menos eu não gosto do posicionamento, não tenho nada de muito negativo a apontar. Uma boa aposta por parte da BQ.

Mais detalhes: BQ

0 Comments: