Análise: Smartphone Xiaomi Redmi 4 Prime (Snapdragon 625, 3GB RAM, 32GB ROM)


Aqui está o irmão do Xiaomi Redmi Note 4X que falei há pouco tempo, em termos de qualidade e performance é muito idêntico a outro que já ca falei, no entanto para pessoas que não gostam de ecrãs maiores que 5 polegadas. Portanto podem esperar quase uma análise idêntica ao anterior ;)

Temos assim o Xiaomi Redmi 4 Prime, que é um smartphone da Xiaomi, com Snapdragon 625, ecrã Full HD de 5 polegadas, 3GB RAM e 32GB ROM.
Já no que toca a design e aspecto a traseira é metálica, só na parte de cima na zona da antena é em plástico que faz parecer metálico.
Em cima temos também o emissor IR, e por baixo temos então uma coluna e o microfone, o carregamento é feito por microUSB.
Por trás temos o sensor de impressões digitais, camera e flash dual-led.

Quanto aos acessórios vem com os habituais cabo, carregador, peça para colocar os cartões SIM e manual de instruções em Chinês.



Utilização



Quanto à ROM vem com uma ROM estável não oficial (shop rom), em termos de comportamento nada de negativo a apontar, já que o smartphone tem 3GB RAM, e dos 32GB temos cerca de 22GB livres.

Um ponto que não gosto tanto é não ter os botões fisicos frontais retro-iluminados, no entanto tem a representação desenhada é sempre fácil dar com os mesmos.

A nota a ter em conta para esta versão do smartphone é não ter a banda 20 que é a mais usada para 4G em zonas fora dos centros, e dessa forma nesses locais vai-se ter 3G e não 4G.




Também no que toca a GPS e Wifi não existem problemas a relatar.


Quanto à bateria, como se pode ver testando com um programa que simula uma utilização mais excessiva, podemos contar com 4h55m de ecrã ativo.

No entanto numa utilização mais normal, podem contar com 2 dias de utilização, é claro que com uma utilização muito exagerada, apenas chega para um dia, mas penso que neste ponto a bateria está acertada para o que o smartphone precisa.




Camera


Não estamos a olhar para uma camera excepcional, mas que consegue uns bons resultados. Claro que com pouca luz nunca se vai ter bons resultados. No entanto com performance um pouco inferior ao Redmi Note 4X e sem opção de camera lenta ao filmar como tem no Note 4X.






Bechmarks


Deixo aqui algumas especificações e benchmarks para quem costuma ter este ponto em conta.
O smartphone tem um processador de gama média, e resultados bastante interessantes para a categoria. Resultados muito semelhantes ao irmão mais novo com ecrã maior (Xiaomi Redmi Note 4X). Nada de negativo a apontar neste ponto.


3D Mark



A1 SD



Multi-toque



Geekbench



Vellamo




Antutu



Comparativo Redmi Note 4X vs Redmi 4 Prime






Pontos Positivos


- Preço;
- Qualidade;
- Sensor Impressões digitais.

Pontos Negativos


- "Shop ROM" (não tem atualizações);
- Versão sem B20 (não 4G em zonas não centrais);
- Botões não são retro-iluminados.

Conclusão




Julgo que este smartphone vai agradar a muita gente que procura um smartphone a baixo de 200€ que é considerado gama média. Em termos de comportamento está muito bom.
Como seria de esperar os pontos mais negativos dos Xiaomi é a ShopROM que nunca tem atualizações, e nesse caso é sempre melhor trocar a ROM, e além disso na versão analisada não tem a Banda 20. Algo que eu gostava de ver seria ter as teclas não são retro-iluminadas como no Note 4X, e depois a questão do 4G em zonas mais rurais.

Julgo que este é para competir no mercado de gama média para quem prefere um ecrã mais pequeno, se o tamanho não importa então espreitem no Note 4X.

Onde Comprar: igogo.es
Dá para enviar por Priority Line, confirmem é sempre de forma a garantir que vem com o método correto.

2 comentários:

  1. Apenas 19 metros de "accuracy" no GPS... o aceitável seria 2-4m. Há apps que com esse erro se recusam a funcionar inclusivé.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O printscreen foi tirado dentro de casa à janela, depois na rua o erro ao utilizar é menor. Apenas coloco o primeiro screen tirado para indicar que a captura de sinal GPS é bastante rápido logo na primeira utilização.

      Eliminar