Análise: Xiaomi Scooter M365 - Para voltar a ser Criança!



Aqui está um dos "brinquedos" mais cool que recebi para analisar e testar, e possivelmente dos primeiros por Portugal a falar dela! E dessa forma mais um produto interessante para vos mostrar! Sim é apenas uma trotinete, mas é eléctrica e com boas características! A Xiaomi está sempre a surpreender em todos os produtos diferentes que nos vai apresentando e esta "Scooter" não é excepção! Já que por norma Xiaomi é sinónimo de qualidade.

A verdade é que nos sentimos novamente como crianças sempre que levamos a algum lado :)

Vamos então começar pelo principio, inicialmente por ela não ter vindo de forma encomendada pelo site, mas sim especificamente para análise, a scooter foi parar à morada errada, enviaram para a morada do último vencedor de um giveaway que tinha feito de uma box android, falando com o Mário (o meu obrigado pela disponibilidade para se resolver tudo!) tudo se resolveu a bem e graças à wepickup (depois de analisar algumas empresas, pareceu-me ser a mais barata e portuguesa) o reenvio de Braga para o Porto, ficou bem barato. Podem ver todos os detalhes da história neste vídeo que fiz sobre o assunto:



Passando esta fase inicial vem a parte do unboxing, portanto vamos lá ver tudo que vem dentro da caixa enorme.




Unboxing




Dentro da caixa, pode-se encontrar então a trotinete, apenas faltando montar o guiador, para isso basta montar os 4 parafusos (existe ferramenta incluída para isso, mas recomendo usarem uma vossa com melhor qualidade).

Pode-se então contar com uma trotinete com rodas de 8.5'', fácil de arrumar, já que se pode dobrar e prender à parte de trás da roda. Temos travão traseiro de disco, e luz traseira e frontal. A trotinete apresenta um aspecto bastante robusto e muito bem construída, com uma base grande e larga para colocarmos bem os pés. Também vem com uma pequena campainha. Temos também o detalhe do descanso. O carregamento é feito na base tirando uma pequena peça de silicone.
O guiador vira no máximo num ângulo de 45 graus. Quanto ao peso global, podem contar com 12kg. Não é propriamente leve, mas dá para a transportar na mão.



Acessórios


Quanto aos acessórios temos então o carregador de 42V 1.7A, com um cabo US, mas que é fácil arranjar adaptador ou então trocar esse cabo por outro que tenham em casa. Também temos a ferramenta para prender o guiador, e um pequeno tubo para encher os pneus de forma mais simples.


Utilização



De uma forma resumida do que indico no vídeo, podem contar com autonomia para 20-25km sem grandes problemas, velocidade máxima chegou aos 29km/h, mas o mais normal será andar nos 25km/h. O carregamento da bateria deve demorar cerca de 6-7 horas.
Para a utilizar basta carregar no botão de energia, vai ter um indicador com 4 leds que indicam o estado de bateria, caso não pretendam verificar pelo telemovel. Carregando 2 vezes ativa o modo económico, o que faz com que ela ande no máximo a 18km/h, mas a bateria vai durar mais tempo.
Carregando 3 vezes ativa as luzes (frontal e traseira). O travão de disco é bastante eficaz.
Quanto a subidas é algo que não tenho muito na zona onde moro, das poucas que fui testando comportou-se bem, mas não me parece que seja indicada para inclinações superiores a 10 graus, podendo o esforço depois comprometer o motor. E podem contar com uma trotinete bastante silenciosa!

Em termos de conforto apenas pode não ser muito confortável se andarem muito tempo em paralelo, já que não temos amortecedores, logo vai-se sentir tudo nos braços.

Funcionalidade que gostei bastante foi o bloqueio de velocidade, ou seja é possível conduzir sem precisarmos de estar sempre a carregar na manete que controla a velocidade, podem ativar isso no telemóvel, e depois sempre que andem a uma velocidade constante durante 5 segundos é ativado esse modo.





Aplicação


Podem utilizar a aplicação Mi Home para ver alguns dados da trotinete através de bluetooth.
Através da aplicação é possível fazer algumas parametrizações, ver dados da bateria e estatísticas dos quilómetros feitos e ainda quanta autonomia podem esperar da trotinete.



Conclusão


Se vale a pena? Acho que sim, é verdade que ainda não tenho muita experiência com trotinetes eléctricas, já tinha uma da decathlon "de dar ao pé", e a minha experiência resume-se a isso. No entanto verificando outras soluções online, para o preço, qualidade e autonomia, esta está bem em conta.

Em termos práticos além de servir como brinquedo, também pode ser usado como ferramenta de trabalho, para quem more relativamente perto de casa, já que a autonomia de 25km deve dar bem para muita gente.

Também para fazer recados perto de casa é uma solução interessante ou quando vamos de férias e queremos visitar uma cidade de uma forma diferente.

Poderá não ser um brinquedo para todas as carteiras, mas para quem puder fica aqui uma solução interessante.

Se me tiver escapado algum detalhe, deixem nos comentários, que eu dou mais umas voltas para poder responder a essas questões!


Onde Comprar


Gearbest com cupão MiM365FES fica por 410€
Utilizar método de Envio para Portugal Continental: "Priority Line", para chegar sem problemas na Alfandega.

Gearbest PT fica por 456€
Fica mais caro, mas tem 2 anos de Garantia e pode-se devolver para Espanha em caso de Garantia, é uma questão de validarem se vale a pena a diferença. O método de envio é semelhante, sem problemas com a Alfandega.


O meu grande obrigado à Gearbest por proporcionar este desafio de experimentar produtos diferentes e interessantes! Gostavam de continuar a ver produtos assim por vezes diferentes, mas na mesma tecnológicos a aparecer por cá?

0 comentários: