Mega Ataque informático na Península Ibérica


A Portugal Telecom, a EDP e a NOS são algumas das empresas afetadas pelo ataque informático que esta sexta-feira está a atingir várias empresas em Portugal, Espanha e Alemanha, apurou o Observador. Os trabalhadores da Portugal Telecom receberam ordens para se desligarem da rede interna, ficando impedidos de trabalhar a partir do meio-dia. Os funcionários das outras empresas também estão sem trabalhar.
Fonte da EDP explicou ao Observador que está a trabalhar em parceria com a Polícia Judiciária e com o Centro Nacional de Cibersegurança e que optou por desligar a rede por iniciativa própria, quando souberam do ataque. A “medida preventiva” foi responsabilidade da empresa, não havendo registos de ter sido alvo do ataque. Ainda não há indicação de quando a situação será retomada.
Contactada pelo Observador, fonte da Polícia Judiciária não quis comentar, para já, o ataque informático e remeteu esclarecimentos para mais tarde. A Microsoft em Portugal não foi afetada pelo ataque, mas está a acompanhar a situação junto das empresas com que trabalha, apurou o Observador.
Fonte oficial do Ministério da Administração Interna garante que o ataque não está a afetar “a rede nacional de segurança interna e a rede que está a dar suporte à operação do Papa”, em Portugal. As autoridades portuguesas estão a acompanhar de perto o ataque informático, acrescenta a mesma fonte.
Para saber mais sobre o que podem as empresas fazer para evitar ataques informáticos:
Estas empresas estão a ser, sobretudo, atacadas em Espanha (onde também têm infraestruturas). Por precaução, várias empresas portuguesas, como a EDP e a NOS, também estarão a cortar o acesso à internet. A Vodafone já informou que não está a ser alvo de nenhum ataque informático, nem em Portugal nem em Espanha.
A Vodafone Espanha não foi afetada por ataques informáticos esta manhã. A Vodafone Portugal também não foi alvo de qualquer ataque ransomware”, disse a empresa em comunicado.
Trabalhadores de um posto no Areeiro, da PT, confirmaram ao Observador que “só nos disseram que tínhamos de desligar os computadores da internet. Alguns tiveram um ecrã azul e quando reiniciaram apareceu uma mensagem a pedir um resgate”. Foi pedido aos colaboradores da Portugal Telecom que desligassem os cabos que ligam os computadores è eletricidade.
Ataque informático à PT, trabalhadores receberam ordem para desligar tudo.
Massivo ataque informática na Península Ibérica. Imprensa Espanhola fala em 'resgate em bitcoins'. https://twitter.com/joaogoliveira/status/863021781065637889 
Os utilizadores estarão a receber alertas para um software malicioso que lhes estará a encriptar os ficheiros. Para poderem recuperá-los, terão de pagar em bitcoins (moedas virtuais que permitem efetuar transações anónimas na internet). Os clientes da PT não estão a ser afetados pelo vírus, só quem estiver ligado ao servidor interno da empresa, ou seja, os trabalhadores.
portugal telecom ataque informático
Esta é a mensagem que está a aparecer aos trabalhadores da Portugal Telecom

Ataque informático afeta várias empresas na Europa

A multinacional espanhola Telefónica também foi uma das vítimas deste ataque informático de grandes dimensões que levou a empresa a desligar todos os equipamentos da sede central, em Madrid, para evitar que os computadores ficassem retidos pelo ataque de ransomware – ataque informático que se apropria do computador e exige um resgate ao proprietário.
O responsável do departamento informático e de cibersegurança da Telefónica, Chema Alonso, explicou no Twitter que esta versão do vírus “WannaCry” (quero chorar) está a afetar várias versões do sistema operativo Windows, infetando tudo o que esteja na mesma rede.
De acordo com um relatório da Kaspersky Lab, o ransomware foi a maior ameaça virtual de 2016: a cada 10 segundos, há um utilizador no mundo atacado desta forma. As empresas são atacadas a cada 40 segundos.

Tal como em Portugal, o ataque está a afetar muitas empresas espanholas, de acordo com as autoridades espanholas, que avançam que o ataque só afeta utilizadores do sistema operativo Windows. A Telefonica já confirmou que foi atacada com um vírus. A Gas Natural também estará a ser atacada. A Iberdrola terá desligado os sistemas por precaução. O BBVA e Santander também estão entre as empresas afetadas.

In: http://observador.pt/2017/05/12/portugal-telecom-alvo-de-ataque-informatico-internacional/

0 Comments: