Netflix em android desaparece da loja Google para aparelhos com root



A nova versão 5.0 da aplicação do Netflix para Android, não pode ser instalada numa grande quantidade de aparelhos (telemóveis, tablets e boxes android), em especial com Custom ROMs, bootloaders desbloqueados e com Root. Segundo o androidpolice, foi confirmado pela Netflix este mesmo bloqueio da aplicação na loja google.

Em alguns casos a aplicação não aparece na loja, noutros aparece como incompatível com o dispositivo.

Estas alterações estão relacionadas com a gestão DRM do Google Widevine, para proteger melhor o conteúdo.

Apesar de tudo por enquanto é possível instalar o apk diretamente nesses dispositivos já que o bloqueio é apenas na loja, mas nada indica se no futuro a própria aplicação irá bloquear também a execução mesmo que a consigam instalar.

Podem instalar lojas alternativas como o aptoide, pelo qual será possivel instalar o Netflix mais recente, ou até arranjarem o apk por outras alternativas.

O que acham que pode vir a acontecer no futuro?

1 comentário:

  1. O que a Netflix disse ao Androidpolice foi:

    “Com a nossa mais recente versão 5.0, agora confiamos plenamente no Widevine DRM fornecido pelo Google; Portanto, muitos dispositivos que não são certificados pelo Google ou foram alterados não funcionarão com a nossa app mais recente e esses utilizadores não verão mais a app Netflix na Play Store.”

    Isto prece-me um problema “técnico” ao nível da loja Play Store:
    - A Netflix precisa de usar o sistema de DRM da Google para gerir o seu sistema de assinaturas por país;
    - O sistema DRM da Google só funciona em Androids certificados pela Google ou não modificados (e por isso as Android TV não podem instalar a app através do Google Play).

    Tudo visto e por junto, quem instalar a app numa loja não oficial não terá outros bloqueios, alem dos que já existem - a Netflix tornou muito difícil que com, um assinatura em Portugal se possa, com um IP de Portugal, ver o conteúdos disponíveis noutros países, como os EUA.

    ResponderEliminar