Unboxing, Teardown e Testes: A Besta - Yundoo Y8 (RK3399, 4GB RAM, 32GB ROM)


Hoje trago-vos aqui uma box com o processador mais recente da Rockchip, o RK3399, e em papel e benchmarks esta é das mais poderosas boxes android. Boas especificações e um hardware que também parece ser bastante aceitável. Mas será que chega ter um hardware fora do comum? É o que já vamos ver brevemente...

Unboxing


Em termos de design, a qualidade do plástico parece a cima da média, e com um design um pouco diferente do habitual. Na parte da frente podemos esperar um botão de energia, IR e LED. De lado temos entrada para cartão SD, USB 3.0 e USB Type-C. Atrás temos entrada de energia, SPDIF, AV, Ethernet Gigabit, HDMI e duas portas USB 2.0.
Por baixo temos 4 pernos de borracha e umas aberturas para a box arejar melhor.





Acessórios


Neste ponto nada de especial a apontar, temos um comando IR com um design ligeramente diferente, mas com as mesmas funcionalidades habituais, manual de instruções, cabo HDMI e transformador de 5V 2.5A.


Dentro da box


Gostei bastante do interior desta box, com um dissipador bem grande, que mesmo assim fica em contato com uma peça metálica superior através de um pad térmico. Pelo menos em termos de aquecimento não deve ter problemas. Podemos ver o eMMC com indicação de SEC 631 e chipset wifi com indicação AP6356S, que tem duas antenas soldadas à board e coladas à parte superior da board. Também tem uma pequena board para o botão, IR e led.



Especificações




Benchmarks


Neste ponto é que a box se sobressai bastante, com resultados bem superiores a qualquer outra Amlogic ou Rockchip. Só mesmo a Nvidia Shield é que tem valores bem superiores.

3D Mark



A1 SD


Neste ponto também temos um eMMC com velocidades bem aceitáveis.


Antutu


Como se pode ver pelo Antutu, esta box vem com o Android a 64bit, apesar das Amlogic terem processador a 64bit, o sistema costuma vir a 32bit.
O habitual também no antutu para amlogic é ter resultados à volta dos 40mil pontos, como podem ver na Yundoo os valores são quase o dobro.


Antutu Video Tester


Neste teste tem a melhor pontuação que já obtive numa box, o que indica que pelo menos o player nativo deve ter uma integração muito boa para se ver filmes.



Geekbench





Vellamo





CPU-Z

Deixo também aqui algumas características que se podem ver pelo CPU-Z.


Wifi


Outro ponto que me surpreendeu bastante foi também o Wifi, como podem ver os primeiros 2 resultados são em 5GHZ a 5 e 10 metros respectivamente, já os outros 2 resultados são a 2.4GHz a 5 e 10 metros também. Não é muito habitual ter este tipo de resultados numa box sem antena externa.



Primeiras Impressões




Ainda não vou fazer uma análise definitiva, mas o que vos posso dizer é que é muita especificação, muito hardware... e depois falha no software. Isto pelo menos para mediacenter e integração com o KODI. Esta box com o firmware de base não é recomendável para ser utilizada como mediacenter, na minha opinião.
Se querem integração aceitável com KODI devem usar o fork do FTMC para utilizar com Rockchip e ai já fica bem melhor.
No entanto só recomendo a utilização desta box de uma forma aceitável se quiserem flashar a versão que o superceleron já fez para ela (podem obter aqui). Neste momento é o que salva este hardware, caso contrário apenas recomendo o aparelho se estiverem a pensar usar mais como consola do que como mediacenter. Já que para consola, com as especificações aguenta bem os jogos android.


Onde Comprar: 

0 comentários: