Google Street View permite visita audiovisual e interactiva ao Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta



Post de Jason Pellegrino, Managing Director, Google Australia.

Viva a experiência de ouvir as melodias de Uluru com o Street View e Story Spheres

No coração do Centro Vermelho da Austrália situa-se o Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, Património Mundial da Unesco. Trata-se de um local profundamente sagrado para o povo de Anangu, que viveu aqui mais de 30 mil anos. É também o lar de 21 espécies de mamíferos, 73 espécies de répteis, 178 espécies de pássaros. Uluru é um dos símbolos mais emblemáticos da Austrália. 


A partir de hoje, as pessoas de todo o mundo terão a oportunidade de visitar o Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta no Street View caminhar na areia do deserto e apreciar os tons vibrantes da "Rocha" - do ocre, à ferrugem, às ameixas selvagens e ao carvão vegetal.

     Imagem Street View do Talinguru Nyakunytjaku, Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta,

Com uma altura total de 348 m (1.142 pés) e com uma circunferência total de 9,4 km (5,8 mi), a imensa escala, as cores e os contornos do monólito de Uluru despertam uma sensação de reverência. Embora visualmente e geologicamente extraordinário, as características físicas de Uluru possuem um significado mais profundo para os ancestrais. Para Anangu, a terra carrega "melodias" sagradas - estórias sobre as jornadas, batalhas e aventuras de seus seres ancestrais. 

 Proprietário tradicional de Uluru-Kata Tjuta National Park, Reggie Uluru

Todos os aspectos da vida de Anangu são governados por Tjukurpa, o conhecimento que guia relacionamentos, valores e comportamento. No coração da lei de Tjukurpa reside um profundo respeito pela terra. Anangu acredita que, se cuidarem da terra, ela cuidará deles próprios. Estes ensinamentos são transmitidos de geração em geração através de estórias, músicas e inma (cerimónias típicas).

"Por vezes, os visitantes vêm até aqui e vêem um lugar bonito, mas não percebem o Tjukurpa, a cultura e a lei, o conhecimento e a história que este local possui ...". É um elemento vivo da nossa cultura ", afirma Sammy Wilson, um dos descendentes aborígenes e proprietários de Anangu do Parque Nacional Uluru-Kata "Queremos ensinar a estes visitantes esse mesmo entendimento Anangu sobre este lugar". 

Sammy WIlson, proprietário tradicional, partilha estórias de Tjukurpa com Miranda Schooneveldt, Parks Australia

Ao longo dos últimos dois anos, colaborámos com os proprietários de Anangu do Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, Parks Austrália e Governo do Território do Norte para recolher imagens do parque para o Street View de acordo com a lei Tjukurpa. A viagem incide sobre Talinguru Nyakunytjaku, o trilho sinuoso do Percurso Kuniya, a cascata Kapi Mutitjulu e a arte antiga em Kulpi Mutitjulu (Family Cave). Esta viagem convida os utilizadores a olharem em detalhe para as curvas,fendas e texturas de Uluru - e para a sua variação de cores.


Lindsey Dixon, Território do Turismo do Norte, a capturar imagens para o Street View no Parque Nacional Uluru-Kata de acordo com a Lei Tjukurpa

Desde 2007, a Google tem vindo a recolher imagens de locais únicos de 83 países, incluindo monumentos (patrimónios nacionais e mundiais), locais turísticos, museus, parques nacionais e locais de passagem em todo o mundo. No caso do Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, o papel fundamental da Tjukurpa justificou uma abordagem mais subtil. Para o povo Anangu, não há distinção entre física e metafísica, ou entre o vivo e o inanimado. Pessoas, terra, plantas e animais estão inegavelmente ligados.O que significa que o Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta nunca poderia ser verdadeiramente representado ou compreendido (virtualmente ou de outra forma) sem a presença e as vozes das suas gentes.

Sabíamos que teríamos de trazer estas dimensões culturais e espirituais para o Street View. Para isso, utilizámos a plataforma Story Spheres para adicionar estórias em áudio envolventes e músicas dos donos originais de Anangu às imagens de 360º do Street View. O resultado é um guia audiovisual e interactivo.


    Os utilizadores podem clicar sobre os ícones de audio para saberem as estórias e músicas dos proprietários tradicionais de
  of Anangu traditional owners ( Story Spheres )

Como os ensinamentos de Tjukurpa são tradicionalmente transmitidos por via oral, as estórias, canções e as cerimónias de Anangu não são gravadas.

A generosidade dos donos originais criou uma obra de cultura rara e respeitável arquivada e disponível para todo o mundo.donos originais criou uma obra de cultura rara e respeitável arquivada e disponível para todo o mundo

Sammy WIlson, proprietário tradicional partilha estorias com Miranda Schooneveldt, Parks Australia 


Juntamente com os nossos parceiros, temos o privilégio de ajudar a celebrar e a preservar a cultura de Anangu através da tecnologia. Esperamos que este modelo conduza a parcerias mais fortes com comunidades indígenas em toda a Austrália - para partilhar mais locais sagrados e incutir um maior valor e respeito pela terra.

0 Comments: