Reolink Argus - A melhor câmara de vigilância 100% sem fios de sempre?

Mais uma adição à nossa casa inteligente.
A série da casa inteligente tem estado parada mas é por uma boa causa ... temos boas novidades em breve! ;)



Estava ansioso para testar esta camara que se dizia de excelente resolução e, com a enorme vantagem de ser 100% livre de fios. Sim, não é “apenas” wireless mas sim totalmente sem fios uma vez que é alimentada a pilhas e não necessita de ser ligada à corrente elétrica.

As vantagens desta camara não se ficam por aqui... além do que referi no paragrafo anterior, é ainda à prova de água e, por isso, uma grande opção para quem quer uma camara para exterior, mas não tem fonte de alimentação por perto.


Segundo o fabricante as pilhas duram para cerca de 180 dias ou 500 minutos de gravação pelo que é uma excelente opção nos casos em que queremos ter total mobilidade, quer seja por não termos fonte de alimentação por perto quer para casos em que queremos ter apenas uma camara e poder movimentá.la entre vários locais. A única limitação é o alcance da rede wi-fi.


A Reolink Argus fornece, com a camara, quatro pilhas recarregáveis, CR123A. Na aplicação conseguimos visualizar a capacidade das pilhas e temos assim a informação de quando é necessário mudar. O acesso ao compartimento das pilhas, na camara, é muito fácil, fazendo com a mudança das mesmas seja uma operação de poucos segundos.


Em termos de características esta camara resistente às intempéries, capta a 1080p em Full HD, tem detetor de movimentos e áudio bidirecional.

O detetor de movimentos PIR é muito eficiente e capta todos os movimentos que são feitos no range de 130 graus que a Argus permite, seja durante ou dia ou durante a noite, captando imagens noturnas de franca qualidade.

Podemos configurar a Argus para manter um registo desses movimentos no cartão SD para o qual tem capacidade, e também para enviar um alerta por email e para a aplicação móvel da Reolink cada vez que é detetado movimento com a respetiva fotografia. Nesta situação detetei um pequeno delay de cerca de 1 ou 2 segundos, entre o registo da atividade e o alerta.


É também possível definir em que horários queremos que sejam enviados os alertas, podendo excluir, por exemplo, aqueles em que é suposto estarmos a entrar/sair de casa, de forma a poupar as baterias da Argus e evitar o envio de alertas de movimento desnecessários.
Também pela aplicação conseguimos aceder aos registos gravados no cartão e ter acesso ao timeline de todos os movimentos detetados.



É possível ouvir, remotamente, o que se passa no local onde está instalada e comunicar com quem se encontra nesse local através da coluna da camara que tem uma boa qualidade, permitindo ouvir em boas condições o que é comunicado, através da aplicação. 


Uma outra característica que muito me surpreendeu foi o facto de, aquando do live stream, na aplicação, podermos escolher a qualidade com que queremos ver os vídeos. Temos duas opções: a “fluente”, com uma qualidade mais fraca, mas que também gasta menos largura de banda, boa para quando estamos com tráfego de dados, e a “clear” que nos dá uma imagem perfeita e nos permite usufruir do Full HD, 1080p que a Argus suporta, gastando obviamente, uma maior largura de banda.


A configuração da Argus revelou-se muito simples e em poucos minutos ficou a funcionar. Seguindo as instruções da aplicação, basta fazer o scan do QR code presente no dispositivo, escolher uma password e outras quantas opções e fica totalmente funcional.
A Reolink inclui com a camara duas bases para a mesma para permitir a sua colocação em diversos locais. Vêm também incluídos os parafusos e buchas necessários para fixar a base de suporte.



A minha avaliação desta camara é muito positiva existindo apenas uma característica que gostava de efetivamente ver melhorada e que me parece poder ser feito apenas com recurso a um update ao software: conseguirmos definir no programa em que locais do grande campo de visão da Argus queremos que seja detetado movimento.

Resumindo, por cerca de 90€, parece-me das melhores opções no mercado e, sem dúvida a mais versátil. É fantástica não só na captura de vídeo, mas acima de tudo na deteção de movimento e envio de alertas o que nos permite fazer desta camara um verdadeiro sistema de segurança, sem mensalidades.

Acompanha a campanha no Indiegogo e vê mais informações sobre a Argos no site da Reolink.

Obrigado por acompanhares e fico a aguardar o teu feedback.

Miguel Ferreira Santos - miguelfsyt[at]gmail.com

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim, é bastante boa mesmo sem qualquer tipo de luz. Vou ver se publico algumas fotos e vídeos captados pela Argus para que possam ter uma melhor noção da qualidade de imagem.

      Eliminar
  2. Se puderes testa assim: imagem obtida de dia e de noite com a câmara por trás de um vidro de uma janela apontando para o exterior. Obrigado.

    ResponderEliminar