Análise: Aspirador Robot Roomba 681


Vou-vos falar de mais uma solução para ajudar na limpeza em casa, algo que ainda foi pouco explorado por cá, mas que tenciono aos poucos ir explorando um pouco mais, já que ajudas em casa nas tarefas que pouco se gosta são sempre bem-vindas, especialmente quando são acompanhadas com tecnologia.

Vamos então ver alguns detalhes do Roomba 681.

Unboxing





Quanto ao aspirador, o controlo é feito todo na parte superior do mesmo, temos botões marcados com "D" "H" "M", para podermos programar as horas de cada dia da semana em que o aspirador deve limpar, assim como o botão para limpar uma zona especifica, para activar e para regressar à base. A cima do logotipo temos o botão para acertar o relógio e fazer a programação, depois recorrendo aos botões superiores para fazer o acerto.
Por baixo temos então duas rodas "todo-terreno", o bocal de aspiração, com sistema triplo de aspiração e bem largo, uma peça que serve de vassoura para puxar o lixo para a zona de aspiração, e a roda que vai fazendo o robot mudar de direção.
Em baixo também é possível ver os sensores que evitam que o robot caia numas escadas ou em alguma zona que o chão "desapareça".
A parte frontal tem uma espécie de bumper para quando o aspirador embate em algum móvel ser um embate mais amortecido. Na parte traseira temos o acesso ao local onde fica guardado o lixo, que é de fácil acesso.


Acessórios


Nesta versão podemos contar com a base, instruções, um filtro extra e além disso um acessório interessante que serve como parede virtual. Dessa forma com esse acessório podem definir uma área em que o aspirador não vai entrar, ou mesmo uma parede virtual. É útil, por exemplo para quem tem animais e não quer que o aspirador vá à zona onde está a comida.



Utilização


De uma forma prática o aspirador não tem dificuldade em aspirar uma divisão, consegue ir evitando obstáculos e sobe sem problemas a tapetes. É bastante eficiente, e mesmo que coloquem a trabalhar pouco tempo vão ver que consegue apanhar sempre lixo.

Os defeitos que tenho a apontar, estão relacionados com a situação de ser um aspirador para aspirar uma divisão e não uma casa, pelo motivo de não fazer mapeamento (isso só é possível com aspiradores bem mais caros), dessa forma ele anda sempre aleatoriamente na sala, garantindo quase a 100% que acaba por passar em todo lado. 

Conclusão




Para mim o maior defeito que se pode ver neste modelo é o mesmo não ter comando e ter sempre tudo de ser feito no aspirador, mas para quem a isso não faz diferença até pode ser algo que não faz muita diferença. O aspirador é robusto e tem bom sistema de aspirador, a zona de aspiração ocupa quase a parte inferior toda, além disso o acesso ao reservatório do lixo é fácil e simples de despejar (neste ponto gostava que também tivessem incluído uma escova para melhor remover o lixo).
Quanto a valer a pena, sim vale, especialmente se tiverem animais, e mesmo sem animais, terem um aspirador a passar na divisão que mais usam vai sempre tornar a divisão mais limpa, mesmo que não pareça, basta irem ver o reservatório e vai ter sempre lixo.

Obrigado à Robopolis, pelo envio deste modelo para análise, no site poderão encontrar mais detalhes assim como outros modelos.


0 Comments: