ASUS anuncia novas metas para a sua estratégia ambiental de reciclagem



A ASUS anuncia um novo e ambicioso desafio: o de reciclar 20% do seu lixo eletrónico global (e-waste) até 2025. Todos os dias, este tipo de desperdício nocivo é colocado em aterros um pouco por todo o mundo e a Organização Mundial de Saúde deu a conhecer recentemente as sérias consequências prejudiciais para a saúde e o meio-ambiente se não se alterar a forma como gerimos o lixo eletrónico.

Atualmente, a ASUS conta com joint ventures em 14 países, que representam 70% do seu negócio global, com parceiros locais qualificados para reciclagem que ajudam a reciclar o lixo eletrónico. Em 2016 a marca reciclou perto de 11 milhões de quilos de lixo eletrónico. Este valor significa um rácio de recuperação de 12,2% de todos os produtos vendidos. Além de melhorar os índices de sustentabilidade, a reciclagem do lixo eletrónico cria ainda oportunidades de negócio ao acrescentar valor aos materiais reciclados.


Comemoração do Dia Mundial do Ambiente
Criado pelas Nações Unidas em 1972 e celebrado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente foca-se numa questão ambiental diferente todos os anos. O tema deste ano foi Connecting People to Nature. Para assinalar a data e contribuir para aumentar a preocupação sob este tema, a ASUS criou uma série de iniciativas sobre reciclagem em vários países, incluindo Holanda, Estados Unidos da América, Taiwan e Índia.

Os eventos tinham dois objetivos: estabelecer locais de recolha de lixo eletrónico em colaboração com os escritórios da ASUS em cada país, com escolas e organizações de reciclagem, de forma a partilhar os benefícios da reciclagem de lixo eletrónico com as comunidades locais; e em segundo lugar, uma meta de recolha de um total combinado de mais de 100 mil quilos de lixo eletrónico até ao fim de julho.

Programa de reciclagem na Índia
No passado mês de maio, a ASUS estabeleceu operações de reciclagem na Índia. Foram abertos 40 diferentes pontos de recolha para reciclagem em todo o país, oferecendo serviços de reciclagem como levantamento gratuito no local e uma linha de atendimento concebida para assuntos relacionados com reciclagem.

Como parte do compromisso Individual Producer Responsibility (IPR) — um conceito que coloca a responsabilidade pela reciclagem dos produtos no fabricante, assim que sejam recolhidos – a ASUS assegurou que todos os seus programas de reciclagem em mercados chave como Europa, América do Norte, China, Taiwan e Japão foram aprovados pelos governos locais ou respondem a standards internacionais para a gestão e reciclagem de lixo eletrónico, como seja o Responsible Recycling (R2) Certification Program da EPA ou a Basel Action Network e-Stewards Initiative. Os programas de reciclagem da ASUS oferecem ainda serviços como a recolha gratuita e o tratamento do lixo.

Para assegurar que os programas locais de reciclagem são executados com responsabilidade e de acordo com a mais normas éticas, a ASUS irá proceder a auditorias anuais, envolvendo três agências independentes. Estas agências vão confirmar que são utilizados métodos de reciclagem próprios em todo o processo e que os programas cumprem as regras locais e seguem os standards de sustentabilidade corporativa da ASUS.

Para mais informações sobre as iniciativas de responsabilidade social corporativa da ASUS, visite o site Green ASUS.

0 Comments: