Google anuncia Alertas SOS na Pesquisa e Google Maps





Post de: Yossi Matias, VP of Engineering

Ajudar as pessoas numa situação de Crise

Em tempos de crise, o acesso a informação oportuna e útil é crucial. A trabalhar junto de especialistas formados e voluntários no terreno, a tecnologia desempenha um papel vital na disponibilização de informação para ajudar a manter as pessoas informadas. O Alertas SOS é um novo conjunto de funcionalidades na Pesquisa Google e no Google Maps para ajudar as pessoas a entenderem rapidamente o que está a acontecer e a decidir o que fazer durante uma crise.


Como funciona o Alertas SOS 

No meio de uma crise, se fizer uma pesquisa rápida no Google pelo incidente ou pela respectiva localização, poderá ver um Alerta SOS no topo dos resultados. Aqui pode encontrar informação detalhada -  principais histórias e mapas e, sempre que disponível, actualizações das autoridades locais, números de linhas de emergência, websites, e traduções de frases úteis. Dependendo da situação e da localização do utilizador, também é possível receber uma notificação no seu equipamento móvel que o direcciona para o Alerta SOS na Pesquisa. Desta forma, o utilizador estará a par do que se passa à sua volta.

Se estiver fora da zona afectada e caso pretenda saber informação. As pesquisas por termos relevantes (tais como o nome do evento ou a localização) vão também mostrar o Alerta SOS que disponibiliza informação minuto a minuto e as diversas formas que o utilizador pode ajudar, tais como oportunidades de donativos (quando aplicável).

Idêntico à Pesquisa Google, o Alertas SOS no Google Maps disponibiliza informação em tempo real sobre a situação da crise directamente no mapa se existirem alertas activos na área que está a visualizar. O utilizador verá um ícone específico no mapa e um cartão com mais informação sobre a situação de crise, tais como números de telefone e websites úteis. O mapa também inclui actualizações em tempo real, como estradas cortadas e actualizações de tráfego e trânsito.



À medida que estamos a desenvolver os nossos produtos de resposta a situações de crise, estamos também a trabalhar junto de organizações e agências governamentais que estão na linha da frente das operações de socorro, incluindo a Cruz Vermelha, a Agência Federal de Gestão de Emergências, a Administração dos Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronómicos das Filipinas entre muitas outras. "A rádio e a televisão já foram os únicos canais que disponibilizavam rapidamente informações nos casos de emergência, mas a internet e os telefones móveis têm tido um papel cada vez mais importante nesta questão".afirma Robert Glenn, Director at FEMA.

Para além do Alertas SOS e outras funcionalidades de resposta a situações de crise - incluindo Google Person Finder, Google Crisis Map e Google Public Alerts— o nosso braço filantrópico Google.org que disponibiliza fundos e voluntários para as comunidades afectadas pelas crises. Esperamos que nunca sinta esta necessidade, mas caso venha a precisar, estes produtos são desenvolvidos para ajudar a mantê-lo e a quem mais gosta, seguros e informados.

0 Comments: