iRobot compra o seu maior distribuidor Europeu, a Robopolis SAS






A iRobot Corporation, anunciou que assinou o acordo de aquisição da empresa Robopolis SAS, sediada em Lyon, França. Prevê-se que o processo esteja concluído em outubro de 2017.
No seguimento da recente aquisição do seu distribuidor no Japão, a compra da Robopolis irá permitir à empresa capitalizar o crescente mercado de adoção de robots domésticos. Irá também reforçar a rede de distribuição da empresa, assegurar a consistência global da marca e permitir dar uma melhor resposta às necessidades dos consumidores europeus. Em simultâneo a empresa prevê manter o crescimento continuado na Europa Ocidental através de uma abordagem consistente em todas as atividades do mercado, incluindo vendas, marketing, branding, parceiros de canal e serviço ao cliente.
A Robopolis, um distribuidor exclusivo dos produtos iRobot desde 2006 e o maior distribuidor da empresa na EMEA, opera em sete mercados chave na Europa Ocidental, incluindo Alemanha, Espanha, França, Bélgica, Áustria, Holanda e Portugal. A EMEA é uma região chave para a iRobot, tendo representado aproximadamente 25% do total de receitas em 2016. A Robopolis representou quase metade das receitas da iRobot na EMEA no ano passado.
"Perante a evolução do mercado atual na Europa ocidental, e a oportunidade de crescimento que apresenta, sentimos que é necessária a adoção de uma estratégia go-to-market mais direta para continuar a impulsionar a aquisição de robots domésticos", explica Colin Angle, Presidente e CEO da iRobot. "A equipa da Robopolis tem sido fundamental para estabelecer a iRobot como a marca líder de robótica de consumo na Europa ocidental. Estamos ansiosos para que se juntem formalmente à nossa equipa e trabalhem conosco para assegurar um crescimento continuado".
"A equipa Robopolis está muito entusiasmada por se juntar a iRobot após mais de uma década de trabalho em conjunto", diz Denis Guyennot, Presidente & CEO da Robopolis. "Com o conhecimento que possuímos dos produtos iRobot e a experiência de distribuição em múltiplos mercados, esta organização aliada vai continuar a criar relações próximas com parceiros de canal e está no caminho certo para continuar a crescer em toda a região EMEA".
A Robopolis será localizada na sede de operações da iRobot para a EMEA, em Londres, Reino Unido. A equipa de gestão da Robopolis irá juntar-se à iRobot. Jean-Jacques Blanc, atual Vice-Presidente e Diretor Geral da iRobot para mercados internacionais, vai liderar as operações combinadas, reportando diretamente ao COO da iRobot, Christian Cerda.
A iRobot irá adquirir este negócio por 141 milhões de dólares, ou aproximadamente 0.9 vezes a receita da Robopolis durante os últimos doze meses até junho de 2017, valor sujeito aos habituais ajustes de compra estabelecidos no acordo de aquisição final. A iRobot irá pagar por esta aquisição, que se prevê contribuir para um aumento das receitas em aproximadamente 25 a 35 milhões de dólares em 2017. Com base no GAAP, a iRobot espera que a aquisição seja diluída entre 0.45 - 0.30 dólares em 2017. Prevê-se ainda que esta compra gere aumento das receitas e maiores resultados por ação em 2018.

0 Comments: