As férias e os gadgets que levo comigo

Quando temos uma vida conectada, queremos que nas férias tudo seja mais ou menos igual ao que temos em casa. Mas num hotel ou aparthotel fica difícil de imaginar que lá teremos, hoje em dia uma TV LCD é o requisito mínimo, a Internet também, mas como muitos de nós sabemos por vezes o sinal não é o que gostaríamos. Já me encontro de férias, mas para a semana "abalo" para o primeiro destino em Portugal e desse destino sigo para o Sul de Espanha.

A Internet
Em Portugal não terei problemas com acesso à Internet, tenho um acesso 4G com limite de 100GB e nunca o levei ao limite, e acreditem que "estico a corda"! O meu principal problema prende-se com o acesso em Espanha, sabemos que muitos hotéis nas zonas balneares fazem um autêntico "filme" à volta do tema Internet, logo criam um acesso VIP com login e password, pago à parte e que só permite um dispositivo de cada vez. Agora temos o roaming que deixou de ser cobrado, mas o meu 4G tem "apenas" 3GB de roaming de dados por mês... É esta uma das principais questões, mas só no local saberei como resolver.



As Crianças
Eu passava perfeitamente sem TV durante as férias, a Internet não precisava de ser super-ilimitada, mas que permitisse o uso de tudo excepto streaming, mas e os miúdos? Como fazer para os entreter no final de um dia de praia e piscina? Um TV que só tem canais espanhóis? Como vou entreter o meu filho de 3 anos que gosta de ver vídeos de músicas infantis?

A Lista
Como é habitual vou preparar uma lista de material a levar:

Box Android Xiaomi TV - Alguns de vocês saberão que não uso há algum tempo android boxes cá em casa, apenas Apple TV. Contudo tenho 2 para testes e algumas brincadeiras, nas férias uma Android Box é um belo canivete suíço para ligar à TV do hotel.

Cabo HDMI para ligar à TV, convém não esquecer.

Disco Externo WD myPassport com os vídeos do pequeno para o entreter no caso de não haver Internet suficiente para Youtube.

Router TP-Link MR3020 - o meu router de bolso com OpenWRT que também já me desenrascou em muitas situações e 2 cabos de rede.

Router 4G da Vodafone, que anda sempre comigo.

Powerbank - Terei que levar 2, para levar o Router 4G para a praia e aumentar a autonomia da bateria e outro para os smartphones. Tenho encomendado na Gearbest um Teclast de 20.000mAh, mas encomendei tarde demais e não chegará a tempo!

Organizador de cabos e adaptadores - Encomendei também este Organizador de Cabos que não vai chegar a tempo, mas é importante para colocar os carregadores, cabos, powerbanks, etc...

E depois os habituais tablets, portátil e smartphone! Tenho ainda que deixar o acesso VPN ativo à minha casa digital, para que possa visualizar TV, bem como aceder às câmaras e checar se está tudo ok!

Há cerca de 4 anos escrevi aqui n' A Minha Casa Digital um artigo deste género, curiosa a evolução!

Este ano tentarei fazer o update de como correu!

E vocês? Como fazem nas férias?

2 comentários:

  1. Eu já fui de férias com a família, alargada. Levei no meu telemóvel alguns filmes do youtube gravados para as situações em que o mais pequeno (que tem 20 meses) ficasse demasiado farto. Internet estava proibida para todos - deixei uma mensagem de férias no email profissional. Quanto ao entretenimento na praia resolvemos tudo com toalhas, raquetes, livros e o essencial balde de plástico. E uma rede para mostrar aos miúdos e graúdos o que é um camarão. O entretenimento fora da praia ficou a cargo dos tradicionais livros, revistas e jogos como o monopólio. E uns passeios nocturnos para ver por onde andavam os morcegos. Às refeições o único elemento que ainda tem autorização para olhar para o telemóvel é precisamente o mais novo mas porque sem isso por vezes ele gosta de atirar pratos e comida para cima das mesas vizinhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Nuno!
      Férias com familia alargada dá pano para mangas e os miúdos conseguem entreter-se. Cá em casa vamos apenas os 4, a minha filha tem 8 anos e tem os interesses dela, o meu filho de 3 anos é autista, logo há rotinas que temos que cumprir com ele, e os vídeos de musica infantil acalmam-no bastante! A ideia de uma ilha e uma cabana é excelente, no meu caso infelizmente não dá, mas percebo perfeitamente o teu ponto de vista!
      Cumps!
      RMA

      Eliminar