Canon já anunciou a Storyteller que irá viajar pelo mundo, e é portuguesa


O novo storyteller da Canon foi anunciado após uma busca intensa pelo candidato perfeito para viajar pelo mundo em busca do verão. A portuguesa, Lília Lobão, de 34 anos, destacou-se entre as 16.000 participações obtidas a nível europeu, sendo premiada com o título e com a viagem da sua vida.

Selecionada pela atriz, artista e storyteller, Zoë Kravitz, a imagem vencedora representa uma história única e inspiradora. Cativou o coração de Zoë, que explicou, "Eu escolhi esta fotografia porque deixou-me curiosa. Fez-me querer saber mais sobre este momento e esta história. É simples, honesta e interessante".


A imagem ilustra uma habitante de uma pequena aldeia portuguesa de Avieiros, localizada junto ao Rio Tejo, que a Lília conheceu numa viagem que realizou com objetivo de explorar a cultura local, após ter terminado um curso de fotografia que realizou este ano. Avieiros são aldeias compostas por casas de madeira construídas em cima de estacas com objetivo de proteger a comunidade de pescadores da subida das águas. A Lília conviveu muito proximamente com esta comunidade que a recebeu nas suas casas e com quem conversou sobre as suas tradições, famílias e histórias, antes de ter a possibilidade de capar imagens das suas vidas, histórias e momentos.

Numa tentativa de captar as vidas dos habitantes de Avieiros, a legenda da fotografia vencedora no Instagram dizia: 'Viajar é conhecer novas culturas, as pessoas, as suas vivências, costumes, cores, aromas, luzes... captar esses momentos e vivê-los!'

Kravitz acrescenta: "Embora a competição tenha terminado, eu espero que tenha inspirado o mundo a continuar a criar memórias e a perseguir histórias".

A Lília está agora a planear o curso da sua viagem, onde terá que identificar 365 novas histórias de verão durante um ano. Durante esta aventura incomparável, ela irá utilizar a sua experiência em storytelling no Instagram para inspirar o mundo a 'Viver pela história'.

Sobre a sua viagem, Lília diz: "Ainda não decidi o roteiro final da viagem, mas tenho a certeza que quero explorar várias culturas e captar todos os momentos especiais".

Esta competição foi lançada em maio de 2017 em resposta a uma cultura atual onde se partilham mais fotografias do que histórias. A Canon abriu as participações com objetivo de encontrar uma pessoa que nos inspire a viver pela história e que recupere a arte do storytelling. A mecânica da participação era simples; partilhar no Instagram as imagens de verão mais memoráveis com a respetiva história na legenda, identificando a @canon.pt e utilizando a hashtag #LiveForTheStory. As participações foram avaliadas pela Zoë Kravitz com base em vários critérios, incluindo a capacidade de contar histórias, criatividade, qualidade e originalidade da imagem e criatividade do texto.

A história da Lília destacou-se das restantes, mas muitas histórias incríveis foram vividas e partilhadas durante esta competição. Algumas das histórias finalistas foram:
  • @gaia_pitahaya: fotografia de um homem debaixo de uma cascata a lavar a sujidade do corpo
  • @oakie_doke: imagem de um cisne a pousar numa canoa
  • @urbex_vorarlberg: imagem de um homem sentado sozinho com o seu telemóvel a questionar-se se estamos perdidos num mundo digital
  • @gesalud: foto de um homem numa feira a ler e a questionar-se se os livros se irão tornar uma forma de arte extinta
  • @iromanenkova: fotografia de um homem a flutuar por cima água com balões de ar quente e um barco de fundo
Para acompanhar a aventura da Lília e ganhar alguma inspiração de storytelling, siga a conta de Instagram: www.instagram.com/canon.pt/

0 comentários: