Mas afinal que lâmpadas LED escolho?

Ando para aqui num dilema terrível, depois de ter trocado as lâmpadas incandescentes para LED nos
armários dos WC (ver artigo anterior), e de ter testado como chegariam as lâmpadas vindas da Gearbest, ou seja, se chegavam inteiras, e como chegaram bem, não tenho dúvidas que vou meter tudo a LED.

O meu cenário
Analisando bem, a minha casa já está bastante optimizada, pois no apartamento que vivi no Porto coloquei tudo a LED, na altura paguei cerca de 6 euros por cada lâmpada e quando saí trouxe as minhas lâmpadas comigo, a diferença é que esse apartamento tinha muito menos lâmpadas que este, e ainda bem, pois só para WC, sala, hall e corredores preciso de 30 Lâmpadas GU5.3 e como é que eu optimizei isto? Distribuí as lâmpadas que tinha pela casa, desligando o transformador em alguns casos onde não é de facto necessário, por exemplo no WC, como se pode ver na imagem abaixo estão apenas conectados os cabos das LED de 7 watts e as incandescentes de 50 watts que lá estavam ficaram desligadas. Ou seja, um WC que gastava 250 watts (5 x 50w), passou a gastar 14 watts!

Leds ligados no WC, e cabos desconectados das incandescentes
Nos WCs optimizei desta maneira, mas no hall de entrada tenho 4 spots que consomem também 200 watts, nos corredores apenas 1 spot por cada, esses estão todos ligados pois são pontos de passagem e o tempo que se encontram ligadas não é assim tanto. Na sala é que se instala o desespero, tenho vários comutadores que posso accionar os spots e o de LED a malta sabe qual é, ou seja as indicações é usar o primeiro comutador que activa 4 spots com LED, originalmente tinha 13 x 50 watts ou seja: 650watts!... O stress é que ainda há dias tive que passar em casa e dei com a senhora que limpa a casa a aspirar os quartos e com as luzes de casa todas ligadas e as da sala "on-fire"!! Com tudo ligado e ainda o aspirador não sei como o quadro aguentou! Outra coisa que me chateia é que prefiro no WC da suite luz fria e como os spots são quente ficou uma mistura estranha!

11 dos 13 spots da sala ligados
2 spots desligados na sala
Onde Comprar?
O meu dilema é que lâmpadas comprar e onde comprar! Arrisco a comprar no Gearbest o modelo mais barato e logo vejo? Vou ao Leroy Merlin e gasto uma pipa de massa em lâmpadas? A verdade é que com tantos spots para preencher não quero que sejam demasiado potentes para não aumentar os consumos, quero criar os ambientes frio e quente mediante a zona onde estou.

Assim sendo planeio comprar 24 lâmpadas, pois já tenho 8 lâmpadas, as que tenho irão 4 para o hall de entrada, mais 1 para corredor, e ficam a sobrar 2 lâmpadas que não instalarei para não criar diferenças na luz.

Sala = 11 Lâmpadas Quentes
WC 1 = 6 Lâmpadas Quentes
WC 2 = 8 Lâmpadas Frias

Ou seja, terei de comprar 17 quentes e 8 frias.

Na Gearbest:
Ao olhar na Gearbest vejo um pack de 10 lâmpadas frias ou quentes, se comprar 2 packs de 10 unidades quentes e mais 1 pack de frias tenho o problema resolvido e ainda fico com algumas para substituição.

Olhando para a lâmpada da Gearbest o aspeto não me atrai à primeira, mas sei que ela estará a 2,40 metros de altura e ligada pouco importa. As características atraíram-me muito: apenas 5W de consumo, tem 30 LED cada, produz 420 lumens e termos de luminosidade a quente faz 3500K e a fria 6000K.

Lâmpada Quente (3500K), pack 10 = 13,13 Euros: https://goo.gl/mLKQK4
Lâmpada Fria (6000K), pack 10 = 13,13 Euros: https://goo.gl/2LBVkm

Existem ainda mais lâmpadas spot que não considerei, mas podem ver a lista: https://goo.gl/ebxyHX

Ou seja, a brincadeira fica por 39,39 Euros e ainda fico com lâmpadas suplentes! À primeira vista é brutal! e como correu bem com as outras lâmpadas estou muito tentado!


No Leroy Merlin
No Leroy Merlin a coisa pinta de outra maneira, posso ver, tocar e experimentar o que quiser! O que é excelente!

Olhando para a oferta das lâmpadas para spot: https://goo.gl/8ufYi4

A mais barata custa 2,99 Euros é quente e tem 3W, 345 lúmens e tem uma temperatura termodinâmica de 3000K, ou seja, é bastante mais cara (a outra 1,31€) e é inferior.
A lâmpada de luz fria vem ainda piorar o cenário, custa 4,99 Euros, consume 6,5Watts, 345 lúmens e tem uma temperatura termodinâmica 4000K.

Neste cenário para ter o que necessito preciso gastar: (17 x 2,99) + (8 x 4,99) = 90,75 Euros e mesmo assim fico com apenas as lâmpadas necessárias versus as 30 lâmpadas da Gearbest que sobram e ficam por menos de metade do preço...

Conclusão
Acho que pela diferença compensa a Gearbest, e acho que vou por aqui. Quero ouvir as vossas opiniões nos comentários p.f.! Já passaram por isto? Que opções tomaram?

4 comentários:

  1. Sem dúvida amigo. O que faltam são reviews das lâmpadas chinesas. à uns 3 anos comprei algumas do AliExpress mas acabei por não me decidir por nenhuma. Ainda tenho uns 10 LED's quentes para comprar... Aguardo reviews :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vim de férias hoje! Vou estar 2 semanas fora de casa! Quando voltar logo penso nisso! Mas quero apostar que encomendo da Gearbest! Vou pedir cupões para isto para ver se ainda baixo mais o custo! A ver vamos!

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Olá Ricardo.
    Sempre mandaste vir as lampadas no gearbest? estou tentado mandar vir, e queria algum feedback.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar