Primeiras impressões do Projetor Vivibright GP90 (Elemento central para Cinema em Casa)


Cá estou de volta depois de umas férias e já tenho nova tecnologia para experimentar e deixar-vos a minha experiência. Desta vez com o meu primeiro projetor lowcost com resolução nativa de 720p (1280x800), estamos a falar de um projetor que custa menos de 150€. E como sei que é sempre um assunto que agrada a muita gente, decidi explorar este que me pareceu ter especificações interessantes.

Unboxing


O primeiro contacto que se tem é que ele é grande, por comparação com outros que já testei no passado, mesmo assim não é muito pesado, mas também não é exageradamente grande, continua a ser "portátil". Na parte frontal vamos então ter a lente, uma area para entrar ar e arrefecer o aparelho e o receptor IR. De lado temos duas rodas dentadas, uma para focar a imagem e a outra para ajustar a inclinação da imagem (ambos processos são manuais).
Por trás temos entrada de phones e AV, IR, 2 portas USB, 2 portas HDMI, porta VGA, o local para ligar o cabo de energia e botão de on-off. Também tem outra zona de ventilação.
Por cima podemos encontrar os botões de navegação para o podermos utilizar sem comando.
Do outro lado temos o local por onde vai sair o ar quente, e por baixo temos então os pernos em borracha, uma peça para aumentar a inclinação, a coluna, e existem locais para aplicar parafusos caso se queira colocar o projetor fixo num suporte e temos um filtro para não deixar entrar pó para dentro.





Acessórios


Neste ponto podemos contar com instruções, cabo VGA, cabo AV, instruções, pano para limpar a lente e um comando IR.


Primeiras impressões


Tenho o projetor a cerca de 3 metros da parede pousado na mesa da sala e como podem ver ocupa-me por inteiro uma parece com cerca de 3 metros de comprimento por 2,40 de altura, estando assim no limite do que o projetor consegue para ter uma imagem aceitável, e mesmo assim a imagem está com muito bom aspeto, se for colocada a uma distancia inferior, tem-se uma imagem mais pequena (mas que continua a ser enorme) e consegue-se ainda mais definição.



Nestas duas fotografias pode-se ver a diferença entre uma foto tirada a 30 centímetros da parece, e outra a cerca de 2 metros. Se tiverem perto da imagem claro que se vai sempre notar mais os pixeis.
Mas para uma distancia maior, a imagem fica com melhor aspeto.


Para já o resultado parece ser muito bom, tendo em conta o custo do projetor. Tem bastantes ligações (2 USB, 2 HDMI), tem possibilidade de se fazer alguns ajustes. A coluna integrada até tem boa altura e o som não é mau de todo, para já o que pode ser sempre mais negativo como em todos projetores é o barulho da ventoinha, não acho exagerado, usando como comparação outros que já testei, mas é algo que se ouve sempre (não é silencioso nesse aspeto), no entanto ligando a um sistema de colunas é sempre mais fácil abafar esse som. O mais interessante é mesmo a qualidade da imagem já ser superior aos projetores que costumam andar na gama dos 50-60€ que são apenas SD (800x640).

Configurações


Temos um menu principal que permite escolher a fonte e além disso podemos aceder a um menu de configurações em que podemos fazer alguns tweaks, relacionados com a imagem, com redução de ruído, rácio da imagem e temperatura da cor. Adicionalmente pelo comando pode-se inverter a imagem (caso estivesse no teto e invertido).


Especificações



Em principio vai dar inicio a um artigo que depois irei publicar mais tarde quando tiver testado melhor o comportamento do projetor, em que vou sugerir uma box android, uma coluna bluetooth e juntamente com o projetor vão conseguir uma sala de cinema em casa por um valor bem em conta e um proveito muito bom. Mas para já parece-me que vai ter uma prestação bastante proveitosa para o preço.

Onde Comprar: Gearbest
Para Portugal Continental, podem utilizar o método "Priority Line" - "Spain Express"








8 comentários:

  1. Olá,

    Eu tenho o Excelvan CL720D:https://www.gearbest.com/projector/pp_73946.html

    Também é muito bom, mas tem um defeito muito reconhecido nos projectores de baixo custo, que é o desfoque nas pontas.

    Consegues dar feedback sobre como este Vivibright se comporta.

    O melhor teste é estar com o projector centrado (sem utilizar o keystone = 0).
    E projectar esta imagem: http://www.kguttag.com/wp-content/uploads/2012/01/res-chart-KGOT-1280x800.png

    e analisar especialmente os cantos.
    Exemplo do problema: http://i1104.photobucket.com/albums/h340/suzukishop/ss2/Dell0202.jpg

    Normalmente para filmes que é o que uso mais não chateia quase nada, visto o grande desfoque normalmente acontecer nas barras pretas dos filmes e também não quero assustar ninguém, porque estes projectores valem cada cêntimo mesmo com este "probleminha".

    E obrigado pelo excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Também tenho um excelvan cl720d e para o preço que ficou estou bastante satisfeito. O último uso que lhe dei foi projecção de slides e ao focar o centro notava-se as bordas desfocadas...
    Antes disso projectei um jogo de futebol numa parede com 4 metros de largura numa sala com mais de 200 pessoas, e ficou tudo bastante admirado com a relação qualidade/preço.
    Uma curiosidade... no teu conseguiste sintonizar os canais tdt? No meu não consegui, reclamei à Gearbest e devolveram-me 30 dolares...

    ResponderEliminar
  3. Este foi o que eu mandei vir (SKU diferente): http://www.gearbest.com/projector/pp_229418.html

    E não me lembro de o ter ligado a uma antena e sintonizado TDT.

    Mas liguei ao coaxial da vodafone e sintonizou os canais... acho que a modulação é igual ao do TDT, mas não te posso dar certezas, sorry

    ResponderEliminar
  4. Qual o desempenho do projector em locais com luz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes ter alguma luz, mas é sempre melhor sem luz.

      Eliminar
  5. Tenho uma lampada de LED de 3200K (amarela) a 3 metros do ecrã com difusor (abajur) de 300lm sem impacto aparente qualquer coisa acima disso notarás.
    Como o @Carlos Correia já disse. Cinema é no escuro xD

    ResponderEliminar
  6. Amigo,estou de olho nessse projetor a alguns dia, estava vendo tambem q existe o modelo GP100 que ja vem com Android, mas irei preferir comprar uma tv box e liar nele, minha duvida e se esse GP90 possui Bluetooth??? Agradeço a ajuda

    ResponderEliminar