Primeiras impressões do Projetor Vivibright GP90 (Elemento central para Cinema em Casa)


Cá estou de volta depois de umas férias e já tenho nova tecnologia para experimentar e deixar-vos a minha experiência. Desta vez com o meu primeiro projetor lowcost com resolução nativa de 720p (1280x800), estamos a falar de um projetor que custa menos de 150€. E como sei que é sempre um assunto que agrada a muita gente, decidi explorar este que me pareceu ter especificações interessantes.

Unboxing


O primeiro contacto que se tem é que ele é grande, por comparação com outros que já testei no passado, mesmo assim não é muito pesado, mas também não é exageradamente grande, continua a ser "portátil". Na parte frontal vamos então ter a lente, uma area para entrar ar e arrefecer o aparelho e o receptor IR. De lado temos duas rodas dentadas, uma para focar a imagem e a outra para ajustar a inclinação da imagem (ambos processos são manuais).
Por trás temos entrada de phones e AV, IR, 2 portas USB, 2 portas HDMI, porta VGA, o local para ligar o cabo de energia e botão de on-off. Também tem outra zona de ventilação.
Por cima podemos encontrar os botões de navegação para o podermos utilizar sem comando.
Do outro lado temos o local por onde vai sair o ar quente, e por baixo temos então os pernos em borracha, uma peça para aumentar a inclinação, a coluna, e existem locais para aplicar parafusos caso se queira colocar o projetor fixo num suporte e temos um filtro para não deixar entrar pó para dentro.





Acessórios


Neste ponto podemos contar com instruções, cabo VGA, cabo AV, instruções, pano para limpar a lente e um comando IR.


Primeiras impressões


Tenho o projetor a cerca de 3 metros da parede pousado na mesa da sala e como podem ver ocupa-me por inteiro uma parece com cerca de 3 metros de comprimento por 2,40 de altura, estando assim no limite do que o projetor consegue para ter uma imagem aceitável, e mesmo assim a imagem está com muito bom aspeto, se for colocada a uma distancia inferior, tem-se uma imagem mais pequena (mas que continua a ser enorme) e consegue-se ainda mais definição.



Nestas duas fotografias pode-se ver a diferença entre uma foto tirada a 30 centímetros da parece, e outra a cerca de 2 metros. Se tiverem perto da imagem claro que se vai sempre notar mais os pixeis.
Mas para uma distancia maior, a imagem fica com melhor aspeto.


Para já o resultado parece ser muito bom, tendo em conta o custo do projetor. Tem bastantes ligações (2 USB, 2 HDMI), tem possibilidade de se fazer alguns ajustes. A coluna integrada até tem boa altura e o som não é mau de todo, para já o que pode ser sempre mais negativo como em todos projetores é o barulho da ventoinha, não acho exagerado, usando como comparação outros que já testei, mas é algo que se ouve sempre (não é silencioso nesse aspeto), no entanto ligando a um sistema de colunas é sempre mais fácil abafar esse som. O mais interessante é mesmo a qualidade da imagem já ser superior aos projetores que costumam andar na gama dos 50-60€ que são apenas SD (800x640).

Configurações


Temos um menu principal que permite escolher a fonte e além disso podemos aceder a um menu de configurações em que podemos fazer alguns tweaks, relacionados com a imagem, com redução de ruído, rácio da imagem e temperatura da cor. Adicionalmente pelo comando pode-se inverter a imagem (caso estivesse no teto e invertido).


Especificações



Em principio vai dar inicio a um artigo que depois irei publicar mais tarde quando tiver testado melhor o comportamento do projetor, em que vou sugerir uma box android, uma coluna bluetooth e juntamente com o projetor vão conseguir uma sala de cinema em casa por um valor bem em conta e um proveito muito bom. Mas para já parece-me que vai ter uma prestação bastante proveitosa para o preço.

Onde Comprar: Gearbest
Para Portugal Continental, podem utilizar o método "Priority Line" - "Spain Express"








15 comentários:

  1. Olá,

    Eu tenho o Excelvan CL720D:https://www.gearbest.com/projector/pp_73946.html

    Também é muito bom, mas tem um defeito muito reconhecido nos projectores de baixo custo, que é o desfoque nas pontas.

    Consegues dar feedback sobre como este Vivibright se comporta.

    O melhor teste é estar com o projector centrado (sem utilizar o keystone = 0).
    E projectar esta imagem: http://www.kguttag.com/wp-content/uploads/2012/01/res-chart-KGOT-1280x800.png

    e analisar especialmente os cantos.
    Exemplo do problema: http://i1104.photobucket.com/albums/h340/suzukishop/ss2/Dell0202.jpg

    Normalmente para filmes que é o que uso mais não chateia quase nada, visto o grande desfoque normalmente acontecer nas barras pretas dos filmes e também não quero assustar ninguém, porque estes projectores valem cada cêntimo mesmo com este "probleminha".

    E obrigado pelo excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Também tenho um excelvan cl720d e para o preço que ficou estou bastante satisfeito. O último uso que lhe dei foi projecção de slides e ao focar o centro notava-se as bordas desfocadas...
    Antes disso projectei um jogo de futebol numa parede com 4 metros de largura numa sala com mais de 200 pessoas, e ficou tudo bastante admirado com a relação qualidade/preço.
    Uma curiosidade... no teu conseguiste sintonizar os canais tdt? No meu não consegui, reclamei à Gearbest e devolveram-me 30 dolares...

    ResponderEliminar
  3. Este foi o que eu mandei vir (SKU diferente): http://www.gearbest.com/projector/pp_229418.html

    E não me lembro de o ter ligado a uma antena e sintonizado TDT.

    Mas liguei ao coaxial da vodafone e sintonizou os canais... acho que a modulação é igual ao do TDT, mas não te posso dar certezas, sorry

    ResponderEliminar
  4. Qual o desempenho do projector em locais com luz?

    ResponderEliminar
  5. Tenho uma lampada de LED de 3200K (amarela) a 3 metros do ecrã com difusor (abajur) de 300lm sem impacto aparente qualquer coisa acima disso notarás.
    Como o @Carlos Correia já disse. Cinema é no escuro xD

    ResponderEliminar
  6. Amigo,estou de olho nessse projetor a alguns dia, estava vendo tambem q existe o modelo GP100 que ja vem com Android, mas irei preferir comprar uma tv box e liar nele, minha duvida e se esse GP90 possui Bluetooth??? Agradeço a ajuda

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelo trabalho!
    Sempre pensei em ter um projetor em casa, mas nunca havia pesquisado a respeito. Inicialmente gostei desse e comprei, porem fiquei surpreso por não ter encontrado um ajuste de distância/tamanho da Tela como já vi em outro projetores. No manual menciona uma distância de 1.2 a 8m porem a uma distância de 4 metros a tela já fica imensa e portanto a resolução muito dispersa. Essa característica é normal?

    Obrigado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim este não dã para fazer zoom, portanto o tamanho da tela depende da distancia à parede.

      Eliminar
  8. Amigo vi que vc fez várias calibrações nas imagens,na sua opinião qual ficou melhor? Contraste,cor,nitidez??

    ResponderEliminar
  9. No meu caso eu preparei uma tela pra usar em ambientes claro e funcionou ta show, uso na lancjlanch que montei, acanea de chegae em casa mas se nao me engano uso cor no 45, contraste no 35 e luminosidade no 80... minha tela tem uma tonalidade cinza escuro!

    ResponderEliminar
  10. Gostaria de saber onde encontro a Lâmpada para troca? Sabemos que tem vida útil...

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde, tenho um Excelvan CL720D e ao fim de 2 anos e 10 meses, apresenta uns riscos na imagem e gostaria de saber a v/opinião sobre como resolver o problema. Aqui não tenho como enviar uma foto, caso alguém seja expert no assunto, deixo o meu email [email protected].

    ResponderEliminar
  12. Olá Miguel,

    Sem ver e se as riscas são "direitas" feitas por pixeis o mais provavel é ser o LCD, até porque já há para substituição (https://pt.aliexpress.com/item/4000258759417.html?src=google&albch=shopping&acnt=494-037-6276&isdl=y&slnk=&plac=&mtctp=&albbt=Google_7_shopping&aff_platform=google&aff_short_key=UneMJZVf&&albagn=888888&albcp=9599411226&albag=98417023665&trgt=296904913880&crea=pt4000258759417&netw=u&device=c&albpg=296904913880&albpd=pt4000258759417&gclid=Cj0KCQiAw_H-BRD-ARIsALQE_2OhLjfS2JfJLiZ2rE5kjQDZ_LvhqprPw1VK79gZh80jKtqW5RulD78aAq2wEALw_wcB&gclsrc=aw.ds)

    Já agora qual a tua média de utilização? Horas/dia?
    Eu também tenho um e ainda não tenho nada na imagem. média cerca de 10h/semana.

    ResponderEliminar