Stresses de pais em dias de férias... Tracking de Crianças.

Escrevo isto na véspera de fazer as malas, sou um tipo metódico e planeio tudo ao detalhe, mas por vezes podem falhar algumas coisas... Dei comigo a pensar em tudo, mas este ano há algo mais que me preocupa, o meu filho de 3 anos é autista, e assim sendo exige cuidados redobrados, pois ainda é pequeno, não fala e usa fraldas, uma viagem tem de ser bem pensada.

Mas o que me preocupa afinal? Simples, perder o meu filho numa multidão. Qualquer criança de 3 anos fala, logo caso a criança se perca ele pode indicar quem é e dar algumas pistas para encontrar os pais, pelo menos saberá dizer o seu nome. Infelizmente isso ainda não acontece com o meu filho, aliando ao facto de ser uma criança fisicamente muito desenvolvida, e ter uma energia enorme, faz com que uma simples ida à praia seja uma aventura, pois ele serpenteia entre as pessoas, toalhas e barracas, as últimas idas (como a de hoje) foram intensivas. Como sabemos bastam uns segundos de distracção.

Ora tudo isto me obriga a pensar que deveria ter algo que me permita localizar facilmente o meu filho, mas o quê? Analisei o que pode haver actualmente, sei que estou a pensar nisto em cima da hora, mas como penso sempre posso estar a ajudar alguém com a mesma necessidade que eu. E posso não ir a tempo desta, mas estarei mais que a tempo para a próxima. Para já vou colocar uma pulseira com o meu número de telefone.

O requisito deverá ser algo que ele possa transportar no corpo dele, algo tipo uma pulseira digital com tracking de GPS, pois bluetooth não me parece fazer sentido, e tem de ser à prova de água. Fazendo uma pesquisa rapidamente encontrei este site com uma lista de dispositivos de tracking de crianças.

heroO GPS Watch


De todos o que achei mais interessante foi o hereO GPS Watch, é um relógio com belo design de criança e parece um produto bem desenvolvido. Suporta GSM, GPS e Wifi e permite o tracking em tempo real. O custo é a condizer: 199 Dólares! Tem aplicação para Android e iOS.

Depois de ver o preço (e se já me conhecem bem!), fui dar uma olhada no Gearbest para ver o que há nesta área e encontrei um relógio com potencial.


À primeira vista o Hedy parece fazer tudo aquilo que eu peço, suporta um cartão SIM, tem GPS tracking e é à prova de água. Tem uma autonomia em stand-by para 5 dias, tem ainda botão de SOS para chamar um número e notifica caso o relógio seja retirado. E custa cerca de 30 euros. O aspecto é muito simpático para uma criança usar e aparentemente parece "apenas" um relógio convencional!

É pena não ter mais informações sobre a app que gere o relógio, penso que esta fará toda a diferença.

E vocês? Que decisão tomariam?  

Compravam o hereO por 199 Doláres, ou arriscavam no Hedy de 30 euros?

5 comentários:

  1. Sinceramente não iria para um nem para outro. O facto de ter GSM leva a que haja um custo extra quando à partida o que se pretende é verificar que ele anda por perto e que haja uma notificação caso se afaste mais de x metros, certo? Nesse caso optaria pelo findster (produto português e com um preço bem razoável para as características), que apesar de neste momento estar a ser mais direccionado em termos de marketing para animais acho que é muito interessante para estas situações com crianças.

    ResponderEliminar
  2. Já tive a minha quota parte de sustos para dar valor à pulseira "Estou aqui", que se pede gratuitamente à PSP. Diz "Call/liga 112" e tem um código alfanumérico identificativo.
    Está validado a nível europeu e por isso é ainda mais importante quando se viaja para o estrangeiro.
    É uma segurança adicional.
    Quando vejo uma criança pequena em sítios com muita gente (estações de comboio/ ruas movimentadas) com um fio preso às "costas", à mochila ou ao pulso percebo perfeitamente. De certeza que a precisão da localização é maior que a do GPS :)

    P.S. Na praia é bastante provável que uma criança pequena "fuja", à beira mar, de costas voltadas para o sol. Aconteceu comigo e foi o maior susto que apanhei. É preciso estar de olho em cima 100% do tempo, mas isso não existe. À beira mar, com muita gente, uma criança pequena facilmente desaparece na floresta de pessoas. É incrível a distância que um "pernas curtas" percorre em pouco tempo. Como nunca se tem a certeza se andou contra o sol corremos para um lado e para o outro, enquanto a criança vai sempre a direito, aumentando a distância.

    https://www.publico.pt/2016/06/01/sociedade/noticia/psp-disponibiliza-mais-90-mil-pulseiras-para-encontrar-criancas-perdidas-1733736

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já que me meti nisto ... :)
      Recomendo um post, que li entretanto, do Nadador-salvador coordenador no Algarve
      http://www.postal.pt/2017/07/verao-melao-proceder-caso-crianca-perdida/

      Eliminar
  3. Viva,

    so para avisar o autor que os links no final do artigo apontam sempre para o site da hereO.

    ResponderEliminar
  4. Eu também tenho usado a pulseira da PSP. E uso muito uma coisa que se vê muito no estrangeiro e muito pouco em Portugal - um arnês.

    ResponderEliminar