Análise: Kit Powerline TP-Link TL-WPA7510 (Wifi AC e Ethernet Gigabit)


Hoje vou falar de uma solução bem "simples" para melhorarem a vossa internet em casa através da rede elétrica. Tenho assim para análise o Kit Powerline AV1000 TL-WPA7510 da TP-Link.

Apenas para dar uma pequena introdução, estes aparelhos permitem injetar a vossa internet através da rede elétrica da vossa casa. Só tem que ligar um dos aparelhos ao router através do cabo ethernet e ligar à eletricidade, o outro aparelho devem ligar na divisão aonde querem ter "melhor" internet. 


Este kit é composto por um aparelho mais pequeno, que ocupa uma tomada. Só temos a entrada para cabo ethernet por cima e de lado o botão para sincronizar a rede, assim como leds que mostram o estado de funcionamento do powerline. Em relação aos acessórios apenas conta com 2 cabos ethernet e os manuais de instruções.




O outro aparelho também ocupa uma tomada e é maior que o outro módulo. No entanto tem possibilidade de partilhar a internet através de wifi (2.4Ghz e 5Ghz). Temos também os leds laterais, temos botão para emparelhar, desligar os leds e desligar o wifi, além de termos botão de reset, por cima temos novamente uma porta Ethernet gigabit.



Configurações


Acedendo pelo browser ao powerline, podemos fazer a configuração da rede que é criada com o mesmo, é de fácil navegação e tem várias parametrizações, de momento o único aspeto negativo que tenho a indicar, é que apesar de multilíngua, não tem Português, possivelmente numa atualização de firmware, esta situação ficará colmatada. De resto podemos controlar os aparelhos por MAC address, podemos configurar redes para convidados, controlo parental, configurar as redes 2.4GHz e 5GHz, existe muito para explorar neste ponto, para quem gosta de configurar tudo a gosto.


Testes feitos


Neste ponto como é habitual costumo testar numa divisão quase ao lado do router, a cerca de 5 metros sem grandes obstáculos e depois nos quartos mais adjacentes, que ficam a cerca de 10 metros.

Eu tenho internet a 200/200 da vodafone, que pelo router da vodafone, nunca consigo mais do que 40 Mbps em qualquer divisão da casa e afastando mais, costuma baixar para 20-30 Mbps.

Com estes powerlines, em qualquer ponto da casa, por ethernet consegui sempre perto dos 200 Mbps, e por wifi na mesma divisão do powerline receptor, os testes foram sempre superiores a 160 Mbps, isto de falando de testes utilizando a rede 5 Ghz, já que passando para a rede 2.4 Ghz, os valores passam sempre a rondar os 40-50 Mbps.



Especificações


 

Conclusão


Deixo-vos o vídeo em que falo da experiência, assim como falo dos resultados mais detalhadamente.
Espero desta forma tirar-vos qualquer dúvida sobre a utilidade destes aparelhos.


Para quem não pode utilizar cabo ethernet diretamente do router, este tipo de soluções das mais baratas dentro de powerlines com Ethernet gigabit e Wifi AC, especialmente para quem não consegue através do router do ISP obter velocidades perto das contratadas.
São soluções que uso e até 200Mbps é a única forma que tenho para perto dos aparelhos quer seja por ethernet ou por Wifi fornecidos pelo powerline ter velocidades perto das contratadas.

Como fatores mais negativos é ambos powerlines ocuparem a tomada e não disponibilizarem neles próprios espaço para ligar outra ficha (como existe em soluções mais caras), o Wifi também é bom se for para usar na própria divisão, se tentarem utilizar o módulo wifi para servir as divisões adjacentes, já não vai ter a mesma velocidade, mesmo assim consegue ser melhor que um repetidor nessa situação. O interface também não tem Português, mas espero que essa situação fique resolvida.

Dos pontos positivos será o preço e os bons resultados, o que torna uma boa solução para quem tem internet superior a 100 Mbps e não consegue ter esses valores por wifi nas zonas onde precisa.


O meu obrigado à TP-Link pelo envio destes aparelhos para análise.

2 comentários:

  1. A Xiaomi tem uma solução powerline por 35€ na Gearbest. Tens algum feedback deste aparelho?
    https://www.gearbest.com/wireless-routers/pp_621455.html

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não, mas tendo em conta que esses da Xiaomi tem portas ethernet serão solução para pessoas que não tenham net a mais de 100MB/s.

      Eliminar