Casa Xiaomi: Gateway - A Domótica simplificada!

Finalmente chegou o gateway e os acessórios que tinham sido extraviados no mês de Agosto na
transportadora, a primeira vontade é abrir e configurar logo tudo! Mas não convém! Vamos dar passos calmos e certeiros para que vos possa explicar tudo como gosto! E o que vos tenho a dizer é:

Estou rendido a tudo isto!
Magníficos chineses que tiveram a brilhante ideia de misturar uma rede wireless IP com o protocolo Zigbee e fazer uma solução funcional, limpa e Barata! Estou convencido que se há alguns anos atrás consegui por milhares de pessoas a usar Mediacenter XBMC com Raspberry Pi e Android nas casas Portuguesas, desta vez não será muito diferente! Tenho em mãos algo que bem explicado a todos poderemos generalizar o consumo deste tipo de soluções! Mas vamos a isto!

O Gateway: Mas afinal para que serve?
O Gateway da Xiaomi é o canivete suíço da Casa Xiaomi, é o concentrador de comunicação entre os equipamentos Wi-Fi (lâmpadas, câmaras, motores) e Zigbee (sensores, interruptores, comandos). Faz ainda de luz RGB, alarme de segurança, despertador, campainha, rádio online (chinesa)...

Mas como configurar?
A configuração do Gateway não é muito diferente das lâmpadas já configuradas! É entrar na app Mi Home, adicionar o gateway, indicar as credenciais da rede wi-fi, ligar-se à rede directa do Gateway e deixar a configuração acontecer. Depois de ligado à nossa rede o gateway faz um upgrade de firmware e fica pronto para ser usado diretamente, e após isso podemos associar-lhe os sensores e interruptores ZigBee que irão permitir fazer a magia acontecer!

Luz de Entrada, Luz de Passagem, Luz Nocturna
Dado o seu lado multi-funções, tanto pode ser aplicada na entrada de casa, para que quando abrir a porta acender a sua luz e desta forma evitamos ter que acender as luzes à entrada de casa. Essa luz apesar de pequena é dimável e pode ficar bastante intensa e podemos trocar as cores.  Poderá até ser usada como luz nocturna!

Alarme doméstico
O gateway usado com os sensores de presença. de portas e janelas pode notifica-lo para o seu smartphone de alertas de segurança. À saída de casa pode armar o alarme e voltar a desarmar à chegada. O gateway serve como sirene também para esse alarme. No meu caso tenho um segundo gateway que vou usa-lo na garagem que tenho mais remota.

Rádio On-line 
Este é um pormenor que faria sentido se tivesse rádios de todo o mundo, mas apenas só temos rádios chinesas.

A App Mi Home e os seus detalhes
De todos os dispositivos que vi o Gateway é o único com 3 tabs na parte de cima e ainda com informações sobre todos os dispositivos conectados. A primeira página (Gateway) aparece informações sobre o Gateway: Ativar/Desactivar Alarme, Ligar a Radio e gerir a lâmpada do Gateway.
Na parte debaixo temos o status de todos os sensores ligados, tipo: Porta Aberta ou Fechada, Deteção de movimento, Click no botão, Temperatura... e todos tem a hora de quando aconteceu, ou seja, sabemos quando foi a hora que houve movimentação nas zonas com sensores de presença, quando fecharam a porta, se a porta ficou aberta, etc. Desde que claro, tenham adquirido esses sensores!
A segunda página da App (Auto) é para a automação, onde configuramos todo o que acontece: Definições do Alarme, da luz nocturna, o time da luz do gateway, o despertador para acordar e a campainha de casa!
Na terceira página (Device) aparecem todos os dispositivos conectados e clicando em cada um deles, poderemos configura-los um a um. Na parte debaixo em "Add Subdevice" adicionam-se mais sensores.

A Minha Casa Digital Xiaomi
Eu quando comecei a escrever este artigo não queria instalar todos os sensores, ainda não instalei todos, mas já instalei bastantes, pois só assim consigo ter a experiência para vos demonstrar como tudo isto funciona! No meu caso, o Gateway ficou junto à porta de entrada, dentro de um dos quadros eléctricos onde tenho uma tomada, queria instalar mesmo no hall para poder ativar a luz do gateway, mas infelizmente o móvel de entrada tapa a tomada existente, em breve penso em optimizar isso!
O meu T3 tem 120 M2 e o hall fica mais ou menos centrado com a casa, até agora e já instalei sensores no ponto mais distante (cozinha), o protocolo ZigBee faz comunicar direitinho os sensores com o gateway, é importante ainda que o Gateway seja colocado num local com cobertura wi-fi, senão não funciona!

Importante
O interface de ligação eléctrica não é do formato europeu, logo recomendo que caso não tenha adaptador adquira um, no meu caso estou a usar adaptadores de viagem e são bem pequenos, não ficam mal!

Como adquirir?
Na Gearbest, sozinho ou em vários Kits, pode ainda comprar os complementos um a um à medida das necessidades:

Gateway: https://goo.gl/FFyxpo
Apenas e só o Gateway.

Kit 5 em 1: https://goo.gl/Lg4vtU
Inclui: Gateway, Tomada eléctrica inteligente, Sensor de presença, Sensor de Portas e Janelas, Botão Smart Multifunções sem fios

Kit 6 em 1: https://goo.gl/R5weox
Inclui: Gateway, Tomada eléctrica inteligente, Sensor de presença, Sensor de Portas e Janelas, Botão Smart Multifunções sem fios, Sensor de Temperatura e Humidade.

Kit de Segurança Doméstica: https://goo.gl/NpMnSb
Inclui: Gateway, 2 Sensores de Portas e Janelas e um Botão Smart sem fios.

Como sempre, para Portugal Continental utilizem o método "Priority Line" - "Spain Express", para evitar problemas com a Alfandega.

Fotos do Gateway








Detalhes da App Mi Home para iOS:















24 comentários:

  1. Bom dia,
    aconselho a todos que tenham este gadget a ir à app, abrir o feedback e pedir rádios portuguesas. Já o fiz e responderam-me que quem sabe num futuro, mas se formos muitos a enviar... era brutal ;)

    ResponderEliminar
  2. Muito Bom artigo, o teu escolheste qual localização ao programar? Onde consigo arranjar esse adaptador? O meu é um pouco grande lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu indico no artigo! Está no Hall de entrada! O adaptador é de viagem... daqueles que têm uma porrada deles, tens disso em qq loja do chinês!

      Eliminar
    2. Fiz a pergunta mal, estou a perguntar qual a localização que escolheste na aplicação Mi Home, visto que existe alguns conflitos com a localização

      Eliminar
    3. Pedro... Mete Mainland China. É a recomendação de todo o lado.

      Eliminar
    4. Sim é a que tenho, mas existe algumas traduções que não me agradam, e com a câmara ip da xiaomi, mete as horas de China

      Eliminar
  3. Com um pequeno truque é possível ter outras rádios sem serem só as chinesas, embora para já, Portuguesa só temos a Comercial. Não sei os passos de cor, depois deixo aqui como fazer passo a passo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem já aqui um link... mas fica tranquilo em colocar! Informação nunca é demasiada!

      Eliminar
  4. Já alguem testou com outros equipamento com protocolo ZigBee, que não seja Xiaumi?
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ainda não... estou tentado a fazê-lo em breve para controlar estores... a Xiaomi ainda não tem!

      Eliminar
    2. Boa é mesmo isso que procuro, controlar os estores eléctricos, assim que tiveres novidades publica.

      Eliminar
  5. Há uma funcionalidade extra nesta gateway que não é divulgada e que pode ser bastante util. Eu proprio desconhecia quando comprei a minha e ate estava a pensar comprar um sensor de outra marca à parte.
    A gateway tem um sensor de iluminacão(Lux) e assim podemos configurar as luzes para apenas acenderem automaticamente caso esteja escuro.

    Para radios em pt, basta seguir este procedimento: http://ximiraga.ru/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente! Quando passar a fase basica, vou passar as invenções! Por agora é registar!

      Eliminar
  6. Boa tarde,

    Espero que esta pergunta não seja um pouco ridicula no entanto gostaria de saber antes optar por uma solução deste género para minha casa.

    Pelo que já li entendo que através da APP consigamos controlar tudo e receber avisos em caso de intrusão. A questão é que normalmente nunca ando com os dados ligados no telemóvel - existe alguma opção/alternativa para enviar esses alertar via sms ou chamada para o telemóvel?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde,
    Umas questoes:

    1- Qual a diferença do Gateway v1 e v2?
    2- Qual a distancia das comunicaçoes ZigBee?
    3- Tem flexiblidade de implementar logica tipo: Se (temperatura > x) entao (liga tomada) isto era para um possivel controlo de aquecimento central :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Hugo,
      O gateway v1 já era... não faço ideia, mas deve ter sido uma primeira versão...
      2 - 100 metros é o que diz na Wikipédia: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/ZigBee
      3 - Sim! Pacífico! Sensor de temperatura e regra para cima! Ligar, desligar, até comandar Infra vermelhos, tomadas, AC...

      Eliminar
  8. Ok fish. Nao encontro em lado nenhum a freq utilizada no zigbee se for 2.4ghz acho muito ma opcao por parte da xiaom deveria ser no minimo 868mhz. Tenho receio que nao tenha cobetura zigbee no andar inferor da casa. Mas se assim for e excelente sistema de rega alarme exterior aquecimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que ler: https://www.gta.ufrj.br/grad/10_1/zigbee/padrao.html

      Eliminar
  9. Boas, sim eu conheço a tecnologia Zigbee, sou engenheiro de electronica e ja trabalhei com ela a alguns anos. So nao encontro é nenhum documento da ziaomi que indique qual a freq que os modulos operam, os 2.4Ghz tem mais dificuldade em atravessar o meio, normalmente as tecnologias de radio utilizadas para este efeito custumam ser 433 ou 868Mhz por terem um pode de penetração superior, como é o caso do Z-wave que utiliza os 868Mhz. Por isso a minha preiocupaçao do sinal nao chegar ao andar inferior, a nao ser que a xiaomi consiga resolver esse problema com a instalaçao de pex. um gateway por andar, e na interface ser possivel os nos do sensores de um gateway interagirem com nos do outro gateway, se assim for ficava resovido.

    ResponderEliminar
  10. Boas. O adaptador é bem maneirinho, mas tudo o que tenho encontrado é bem maior. Algum link que possa partilhar?

    ResponderEliminar