Casa Xiaomi: O Botão Wireless Inteligente

Depois de vos ter apresentado o Gateway, vamos dar início a alguma automação, hoje com algo Smart Wireless Button da Xiaomi!
muito simples! O

Botão Wireless Inteligente - O que é?
É a coisa mais simples que pode ser encontrada nos Kits Smart Home da Xiaomi! É um botão com um "clique" engraçado que pode ser colocado em qualquer local que faça sentido e configurado mediante as necessidades e hora do dia! Parece simples. mas pode ser bem detalhado!
Este Botão Wireless Inteligente comunica por ZigBee com o Gateway, e permite dar ordens ao Gateway, para interagir com todos os artigos IP ligados à rede, de seguida explico alguns exemplos.

Configurações Exemplo
No vídeo seguinte podem ver o botão comandar as 3 lâmpadas inteligentes que já instalei: 1 clique  faço On/Off na luz da bancada, 2 cliques faz On/Off na luz da Copa e 1 clique longo faz On/Off  no Candeeiro da Sala!



Smart Button na minha cozinha
Mas podia ser outra coisa qualquer... Por exemplo gravei um som de toque no gateway, que sempre que faço um toque longo no botão entre as 19 e as 21h, o gateway dispara um som que diz: "Lara, anda jantar!" Nas horas restantes o toque longo liga o candeeiro da sala! Incrível! No meu caso ficou instalado ao lado da bancada para poder accionar manualmente a luz da bancada e as restantes!

Ou seja, podemos ter os Botões Wireless Inteligentes que quisermos, e espalhar pela casa, desde que tenham cobertura ZigBee com o Gateway... Assim em tom de brincadeira, até podem instalar um botão na casa de banho a dizer: "Preciso papel higiénico", "Traz-me uma Toalha", "A casa de banho está ocupada, volta mais tarde!" :)

Podemos usar o Botão Wireless Inteligente junto à mesa de cabeceira e ativar o modo Acordar, por exemplo, 1 Clique e ao ativar o modo acordar ativa a tomada inteligente da Máquina de Café, liga a bancada a 25% e a luz da copa em modo Sunrise!

Botão Wireless Inteligente pode servir de campainha, ligar Ar Condicionados, Torradeiras...

Enfim, o botão permite criar 3 cenários que desencadeiam acções, 1 ou mais acções que sejam configuradas, em horas especificas ou dias específicos, ou sempre!

Como Comprar?

Botão Wireless Inteligente: https://goo.gl/uc69sG
Apenas e só o botão, recomendo que usem para comprar vários.

Botão Wireless Inteligente (Aqara): https://goo.gl/8XdnBu
Apenas e só o botão, recomendo que usem para comprar vários. Esta versão Aqara veio posteriormente, é normalmente mais barata e acrecentou produtos novos à linha Smart Home. São todos ZigBee e todos funcionam da mesma forma.

Kit 5 em 1: https://goo.gl/Lg4vtU
Inclui: Gateway, Tomada eléctrica inteligente, Sensor de presença, Sensor de Portas e Janelas, Botão Smart Multifunções sem fios

Kit 6 em 1: https://goo.gl/R5weox
Inclui: Gateway, Tomada eléctrica inteligente, Sensor de presença, Sensor de Portas e Janelas, Botão Smart Multifunções sem fios, Sensor de Temperatura e Humidade.

Kit de Segurança Doméstica: https://goo.gl/NpMnSb
Inclui: Gateway, 2 Sensores de Portas e Janelas e um Botão Smart sem fios.

Como sempre, para Portugal Continental utilizem o método "Priority Line" - "Spain Express", para evitar problemas com a Alfandega.

Conteúdo da Embalagem



Mais alguns exemplos


11 comentários:

  1. Muito bom.
    Nao sabem se existem modulos com reles? Sei que ha a tomada, mas dava jeito se existisse um modulo com um rele, para tarcar o sinal da caldeira de aquecimento, ou ate mesmo por exemplo para montar uma sirene exterior com uma caixa externa dos alarmes convencionais. Fazia-se uns mods fishs.
    Sem falar em modulos outdoor por exemplo para o jardim, era excelente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hugo, o único que me lembro de ouvir o rele foi apenas a tomada. Vamos com calma, que o céu é o limite!

      Eliminar
    2. Viva Higo Martins! Já encontrou algo para questão l que colocou? Eu procuro exatamente algo do género! Pensei mesmo em instalar tomadas para efeitos de controlo de luzes de teto. Obrigado

      Eliminar
  2. Como faço pra gravar um áudio pra colocar como alarme do gateway?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Através da App Mi Home, na definição dos sons podes fazer upload de um som gravado.

      Eliminar
  3. Olá,

    Eu tenho duas lampadas Xiaomi Yeelight 220V E27 Smart LED é possivel usar directamente com as lampadas ou obriga sempre a aquisição do gatway?

    ResponderEliminar
  4. Conseguem me dizer se este botão serve para ativar e desativar o alarme?

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho a tomada e ... Estou desiludido com esta porra!!! Isto ao contrario de todos os dispositivos que tenho ligados à gateway não tem alcance nenhum... perde sinal facilmente.
    Sendo um dispositivo zigbee deveria estar ok sabendo que na sala tenho um sensor de movimento que funciona na perfeição.

    ResponderEliminar
  6. Gateway e um dispositivo para accionar... Botão, Cubo, Interruptor, Sensor, etc...

    ResponderEliminar