Como ligar um disjuntor à distância por Wi-Fi

Eu tenho de fazer um update à infraestrutura de servidores domésticos que tenho na A Minha Casa

Digital, mas na verdade tenho 2 sites com um servidor cada:

Em Casa
Dentro de casa o HP Microserver G7 já abordado há uns anos aqui na AMCD

Numa garagem distante uns 300 metros
Tenho um servidor HPE Microserver Gen8, como servidor de virtualização e destino de réplica para backup.

Eu tenho uma preocupação com os consumos de energia, e atualmente tenho lá ligado um router, uma UPS, uma Camera IP, o servidor de Backup, PC, Monitores. Como a garagem é remota ligo o servidor HPE Microserver Gen8 através de ILO 4 e depois acedo remotamente, mas estou a ter imensos consumos de energia em algo que está sempre parado, e quero fazer ON/OFF num disjuntor que alimenta o circuito da UPS, Servidor, etc... Andei a pesquisar e vejam o que encontrei e já encomendei.


Smart Home WiFi Remote Timing Switch

Na verdade esta peça liga à rede Wifi e irá permitir cortar a energia ou ativar sempre que necessário por Wi-Fi. Permite ainda ser agendar horas de ligar / desligar, e é super-barato! Abaixo dos 6 euros!

Link: https://goo.gl/EE3Xba

Estou entusiasmado para testar, pois até a garagem ficará controlada remotamente, por um preço ridículo!






4 comentários:

  1. Ricardo, já testei esse e o modelo 4CH (https://www.itead.cc/sonoff-4ch.html) e até funcionam bem para o preço. Entretanto estou a aguardar que chegue um programador para testar colocar outro firmware e integrar com algumas aplicações já existentes através de MQTT.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porreiro Carlos! O preço é brutal, pois como estou com este projeto da Casa Xiaomi pensei em meter uma tomada inteligente... mas tenho de fazer chegar energia até a UPS, é só depois fazer a alteração na tomada que sai da UPS e liga o servidor, e restantes equipamentos. A tomada ficava 4,5 vezes mais cara! Esta parece uma boa opção e ainda tem soluções outdoor!

      Eliminar
  2. Boa tarde,

    Consegues testar para verificar se é possível emparelhar as relays sonoff ao gateway da xiaomi? Tenho umas quantas sonoff's por casa, mas se fosse conectável adquiria o gateway, não sendo, não estarei virado para isso...

    Desde já o meu obrigado, e parabéns por um blog bem construído! :)

    ResponderEliminar