Já tenho luz inteligente na copa!

Dou hoje início ao projecto, de uma forma bem simples e calma, pois há um longo caminho a
percorrer!

Divisão: Copa
Começo pela copa, uma divisão quase quadrada com um candeeiro de suspensão do IKEA com um casquilho E27 e uma lâmpada quente LED do IKEA... O que me faz mudar de lâmpada? É simples, a cozinha tem luz fria, também já mudei as lâmpadas do exaustor para luz fria, e a copa não pode ter luz quente!

A operação de mudar uma lâmpada de um candeeiro não tem ciência, tira-se uma, coloca-se outra, bate-se no interruptor e já está! Luz branca e fria e bem intensa! A primeira impressão agrada! 
De seguida vai de abrir a aplicação Mi Home da Xiaomi, indicar qual o modelo da lâmpada a instalar, indicar as credenciais da rede Wi-Fi e siga! A lâmpada é adicionada à nossa rede Wi-Fi num piscar de olhos! De seguida actualiza de imediato o firmware. Segundos depois de um flickering da lâmpada, vemos as configurações disponíveis!

O que está disponível? É simples! Esta lâmpada é apenas branca, logo é possível apenas regular a intensidade (dimming), on/off e o modo Favoritos, que é simplesmente modos pré-configurados com vários ambientes.

Mas lâmpada inteligente para quê?
É aqui que começa a "magia", há um monte de configurações disponíveis e automações disponíveis. Um exemplo: Quero acordar e poder ter a máquina de café quente e pronta a tirar café de imediato, e quando for à copa tomar o pequeno-almoço quero uma luz fraca e que vá aumentando a intensidade à medida que o tempo passa.

O que preciso mais?
A lâmpada está a ligar com interruptor de parede, se desligar o interruptor a lâmpada fica offline e assim sendo deixa de fazer sentido ter uma lâmpada inteligente. Vou necessitar de um interruptor que permita ligar e desligar no interruptor e manter a lâmpada contactável pela rede wi-fi para que possa ser accionada pela app Mi Home e pela automação pré-definida. Estes interruptores irão ficar conectados à Gateway Xiaomi que está incluída no Kit 6 em 1 Xiaomi Mijia Smart Home e no Kit 5 em 1.

A encomendar:
Interruptor Xiaomi Aqara de 1 Tecla: https://goo.gl/Hi7215
ou
Interruptor Xiaomi Aqara de 2 Teclas: https://goo.gl/DvhRbm

No meu caso preciso de um interruptor de 2 Teclas, pois este controla a Copa e a Cozinha, fico na dúvida como reagirá à inclusão da armadura da cozinha ao interruptor, bem como o outro interruptor do outro lado da cozinha. A ver como fica depois da instalação! O problema é que ainda não está disponível e vou ter que aguardar...

Enquanto não chega o que me falta... Vou utilizando a luz branca no dia-a-dia de forma convencional.

Próximo passo: Instalar a Fita LED Xiaomi Yeelight para permitir melhorar a luz da bancada! 

Fica ligado!

Queres uma Lâmpada LED Yeelight White? Clica aqui: https://goo.gl/XFHP82

Para o Kit 5 em 1 Xiaomi Mijia 5 em 1 usa o Cupão: AFF70 (válido por tempo limitado)

Nota importante: Sempre me assumi como blogger, e nunca como Youtuber, logo os vídeos chegarão sempre depois!



Aspecto Ligado




Aplicação










9 comentários:

  1. Posso controlar essa lâmpada remotamente ou preciso estar obrigatoriamente na mesma rede wi-fi que ela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser remotamente... Desde que a mesma esteja ligada à Internet podes até do outro lado do mundo ;)

      Eliminar
    2. Bom dia! Como diz o NoOsPhErE... Podes controlar de qualquer parte do mundo!

      Eliminar
  2. Bom dia Ricardo,
    Eu também tenho estado ao poucos a aplicar a doméstica lá por casa e até ver só tenho usado Xiaomi e Sonoff... Bastante satisfeito até ver.
    Xiaomi devo ter ao todos uns 10 dispositivos e da Sonoff 3.

    A minha duvida é a seguinte... Também quero aplicar um interruptor da Xiaomi mas eles tem interruptores de "escada"? aqueles que ligas de um lado e desligas noutro? Isso é que me dava imenso jeito.
    Se poderes ajudar... :)
    Obrigado e continua por aqui que a malta gosta do teu excelente trabalho.
    Peace ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NoOsPhErE se reparares no artigo vou ter que colocar interruptor duplo na copa... Pelo que entendo, mudando o interruptor convencional para os interruptores inteligentes, esse problema não se põe, pois quando carregas no interruptor nunca cortas a comunicação da lampada com a rede, ou seja, na minha opinião a lâmpada estará sempre contactável, senão não faria sentido a mudança, uma vez que a inteligencia na lâmpada. Ou seja, se instalares dois interruptores in-wall ela devera ter sempre o efeito inverso... Mas só terei a certeza quando implementar... e estão sem stock.

      Eliminar
    2. Bem observado... Não tinha visto as coisas por esse prisma... Efetivamente faz sentido.
      Vou ficar atento ao desenvolvimento do teu projeto.
      Boa sorte com isso.

      Eliminar
    3. Já encontrei um disponível!!
      https://goo.gl/2HYf6X

      Eliminar
  3. Muito bom projeto, também estou intusiasmado em começar um projeto do género. Eu pergunto é se a xiaomi tem algum aparelho com ligação à Internet como a lâmpada que apresentaste, que seja possível ligar a qualquer aparelho que eu tenha em casa, para que eu possa ligar e desligar através do telemóvel!? Eu tinha pensado em algo do género que fosse possível adaptar na armadura fluorescente que tenho na cozinha, em vez que fosse possível/desligar através do telemóvel. Obrigado e continuação do bom projecto

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Ricardo,
    Parabéns desde já pela iniciativa.
    Este interruptor da xiaomi não é arredondado na parte traseira como os tradicionais, conseguiste montar?
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar