Mega Projeto: Vou construir uma Casa Digital da Xiaomi!! A MI HOME!

Conforme prometi, disse que teria em breve novidades muito interessantes para partilhar... Com a
parceria da Gearbest e da Xiaomi estou a fazer testes para criar A Minha Casa Digital Xiaomi, ou seja, a MI HOME! A Xiaomi é uma marca que promete trazer tecnologia de ponta, com qualidade acessível a todos! Por isso achei este desafio interessante e já comecei a analisar algum dos equipamentos que tenho. Terei aqui matéria para alguns meses de trabalho, escrita, vídeos, análises e tutoriais! Espero que gostem, pois eu estou muito motivado!

A Xiaomi dividiu a Smart Home em 7 categorias:

  • Luz Inteligente
  • Central e Sensores
  • Redes Wireless
  • Equipamentos 
  • Tomadas
  • Purificadores
  • Beleza e Tratamento



Eu vou começar exactamente por essa por essa ordem, colocando luz inteligente pela casa. Devem ter reparado nos meus últimos artigos que andei a mudar para lâmpadas LED, com o objetivo de criar ambientes homogeneos, pois não faz sentido a mesma divisão ter luzes quentes e luzes frias... Como a casa já tem mais de 10 anos carece de algumas actualizações nessa área, mas vamos por partes.

Luz Inteligentes
Vou começar por intervir na Cozinha, é sem dúvida o local que mais carece de luz. Já tenho comigo uma Fita de LED Yeelight da Xiaomi que vou colocar na parte debaixo do armário da bancada da cozinha, a fita tem 2 metros e satisfaz a necessidade em pleno. A fita tem interruptor, permite ser ligada e desligada através de smartphone, configuradas um monte de regras, etc....


Mais à frente farei a análise produto a produto, mas para terem a ideia eu pretendo algo tipo: Vou à cozinha às 4 da manhã fazer o leite para o meu filho, é detetada a presença, validada a hora e vai ligar a luz a 25% de luminosidade.

A minha cozinha tem copa com candeeiro, vou colocar uma Lâmpada Yeelight de luz fria com luminosidade regulável, e que permita criar ambientes....

Depois passarei por um candeeiro na sala, onde colocarei uma Lâmpada Yeelight de várias cores para criar o ambiente pretendido na sala, seja para leitura, um filme, para jantar, etc...

Depois passarei aos quartos, corredores e interiores de armários..

Central e Sensores
Essa será a segunda fase, onde vou instalar o Gateway da Xiaomi com tecnologia Zigbee e que permite controlar e configurar todos os sensores de presença, temperatura e luminosidade, etc... Essa central será o cérebro de tudo o que não se liga à rede IP, mas que dá todos os inputs para gerar acções.
Redes Wireless
É minha intenção substituir o ponto wireless nos quartos, por um que chegue por Powerline e que renove naquela zona o sinal de rede. Vou ainda colocar pontos de video-vigilância novos nas duas garagens que tenho.


Equipamentos e Tomadas
Nesta fase estou apenas a planear a colocação de um Aspirador Xiaomi Mi Robot para poder aspirar a casa. Acredito que há medida que o projeto avance possa ter outras ideias e por onde expandir! Relativamente a tomadas irei certamente espalhar algumas tomadas com ligações USB em locais estratégicos.
Purificadores
Gostava de instalar um purificador de água na bancada da cozinha, vai depender das dimensões do mesmo e do espaço disponível. Um projeto bem mais para a frente.


Beleza e Tratamento
Desta lista apenas me chama atenção a Escova de Dentes da Xiaomi e o Termómetro para crianças.



Como podem ver tenho aqui muito trabalho pela frente, já tenho os produtos para iniciar a parte das luzes e irei avançar em breve! Fiquem atentos!





2 comentários:

  1. Aproveita que a Gateway está a 18€ na Tomtop. Embora não seja necessária para a fase das luzes...
    Eu tenho uma configurada no Domoticz com sensores porta/presença/temperatura + tomadas e interruptores. Depois com o homebridge até podes controlar via homekit na appleTV.
    Se quiseres trocar alguma impressoes estás à vontade.

    ResponderEliminar
  2. Boa ideia,

    Podias ir colocando os custos do projeto, seja o custo dos equipamentos Xiaomi que adquires (Gearbest, Banggood, Tomtop, etc); seja de algum outro material de bricolage que tenhas de adquirir (Leroy, Aky, etc).

    ResponderEliminar